sábado, 31 de outubro de 2009

Valmir Cristani sugere que administração compre um britador móvel

Duas indicações de autoria do vereador Valmir Cristani foram aprovadas na sessão de sexta-feira.Em uma delas o vereador sugere que a administração faça a aquisição de um britador móvel para preparar as pedras para pavimentar as estradas rurais, pois segundo traria economia não precisando os caminhões ficaram transportando cascalho de um lado para outro. Na outra indicação do vereador, solicita do executivo a sinalização próximo ao cemitério para o dia de finados e de dois guardas para auxiliar no estacionamento de carros.

Rotary de Salto do Lontra arrecada alimentos e repassa a entidades

No dia 10 de outubro, o Rotary de Salto do Lontra promoveu a 4ª edição do Ação Criança, juntamente com a ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos e Secretaria Municipal de Educação, com apoio do prefeito municipal Luiz Carlos Gotardi, Nelsi Maria (Vermelho) e Produtos de Casa (Alcedir Capelesso).Dezenas de crianças participaram do evento que aconteceu mais uma vez na Praça da Igreja Matriz onde foram instalados diversos brinquedos para a garotada, como cama elástica, pula-pula, fórmula 1 e outros. Houve também distribuição gratuita de cachorro-quente e suco, além da realização do tradicional passeio ciclístico com sorteio de dez bicicletas, onde cada participante deveria doar um quilo de alimento não perecível. Com isso, foram arrecadados cerca de 900 quilos de alimentos, os quais foram doados paras os Centros de Educação Infantil (Creches) do Bairro Olaria e Itaipu, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação Filhas da Divina Vontade (Casa das Irmãs).A entrega foi feita pelo presidente do Rotary, Icham Reda e outros rotarianos.Com mais esta iniciativa, o Rotary Club de Salto do Lontra, demonstra o importante papel que têm junto a sociedade, especialmente quanto aos mais necessitados.

Polícia prende casal praticou furto em loja de Nova Prata do Iguaçu

Policiais Militares e Civis de Nova Prata do Iguaçu, elucidaram o furto praticado no Shopim de 1 Real. O arrombamento e furto ocorreu na madruga da quinta-feira.Pela manhã uma funcionaria percebeu o arrombamento e acionou a policia que iniciou as investigações e na tarde quinta-feira na Levi Pauleto, Bairro São Jorge foi preso em flagrante com produtos furtados o casal Rodrigo dos Santos 18 anos e Alessandra dos Santos de 20 anos.Com eles a policia recuperou todos os objetos, inclusive a caixa registradora onde tiraram o dinheiro e posteriormente a queimaram.Rodrigo disse que mora em Cascavel e que veio para Nova Prata visitar sua irmã, como não tinha dinheiro para voltar, resolveu então praticar o furto.Na quarta-feira o casal esteve na loja onde comprou objetos, verificou a segurança da mesma e na madrugada de quinta de posse de um alicate grande cortou o cadeado, entrou na loja e praticou o furto. Em relação ao cadeado ele disse que trabalha com colocação de gesso em Cascavel e que trouxe o alicate que custa R$ 100 reais para vender e como não tinha conseguido, decidiu praticar o furto.Rodrigo confessou que fez duas viagens para transportar os produtos da loja e que deixou todas as luzes acesas da mesma enquanto escolhia as mercadorias. Mesmo com a movimentação os vigias noturnos não viram nada de estranho segundo a polícia.Rodrigo e Alessandra foram encaminhados a Delegacia de Policia onde foram enquadrados por pratica de furto.

Delegado de Policia conversa com Prefeito de Boa Esperança do Iguaçu assuntos de segurança pública
O Prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu recebeu na última semana em seu Gabinete a visita do Delegado Chefe da 60ª DRP – Delegacia Regional de Polícia de Dois Vizinhos Dr. Sandro Spadotto Barros.
A visita tratou de assuntos de rotina da Segurança Pública Local e Regional e ainda a situação da mesma a nível Estadual e Federal.
Foram tratadas ainda questões que dizem respeito a interesses e solicitações dos 05 Municípios da Comarca de Dois Vizinhos.
Entre as solicitações a que busca com urgência aumento do efetivo da Polícia Civil e Militar nos Municípios da Comarca.
Foi discutido ainda e ajustadas questões ligadas à parceria que o Município mantém com a Delegacia de Polícia Civil e com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná entre outros assuntos de interesse desta Municipalidade.

Acidentes com feridos
A Polícia Rodoviária Estadual registrou dois acidentes de trânsito, ambos com feridos. Na PR 180, em Marmeleiro, houve abalroamento longitudinal, envolvendo uma moto Honda, XR 250, de Curitiba, pilotada por Marcos Leandro Kem, 25 anos, e um veículo, cujo condutor evadiu-se e não foi identificado. Marcos se feriu levemente.
Na PR 475, em Francisco Beltrão, colisão transversal entre uma moto CBX 200, de Beltrão, pilotada por um menor, de 14 anos, e uma S 10, também de Beltrão, dirigida por Ari Busetti. O adolescente sofreu ferimentos graves. Neste mês, até ontem, aconteceram 125 acidentes nas rodovias estaduais da região, com 6 mortes e 97 feridos. No ano são 1162 acidentes, com 97 mortes e 1022 feridos.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Curso de Empreendedor Rural foi realizado em Nova Prata Do Iguaçu


Foi realizado no Município de Nova Prata do Iguaçu o curso de Empreendedor Rural com a participação de 18 produtores Rurais, que participaram do treinamento e orientações e elaboração de projetos, com 136 horas de duração.


Estiveram presentes no ato do encerramento o Presidente do Sindicato Rural Reinério Weber, Vice Prefeito Sady Malacarne, Secretário de Agricultura Mauricio Pereira, Presidente do Conselho Agropecuário Edésio Weber, Presidente do Clube de Mães do Vorazinho Salete Zolette, Instrutor do Senar Paraná o Engenheiro Agrônomo José Vescovi,alunos e familiares.


Para o instrutor Jose Vescovi, o curso foi muito bom e todos os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos. “Hoje o produtor Rural não é só um produtor é um Empreendedor Rural e o objetivo do curso é formar pessoas capacitadas para administrar a sua propriedade a sua lavoura, trabalhamos todos os conceitos do empreendedorismo voltada à área rural é o que o produtor necessita todos os dias.”destacou O curso além de trabalhar a parte técnica, desenvolve também a parte política e as políticas que envolvem todo o sistema agropecuário.

Mutuários fazem inscrição para financiamento da casa própria em Nova Prata do Iguaçu

Mutuários proprietários de terrenos no setor urbano do município de Nova Prata do Iguaçu participaram de uma reunião dia 22 de outubro, na Câmara de Vereadores e efetuaram o cadastro e assinatura das fichas de inscrições para participar do programa.Após a realização das inscrições, o diretor do Departamento de Habitação do município, Clésio Urbano, que tem o apoio da administração municipal, está encaminhando os documentos para Caixa Econômica Federal, onde todos serão analisados e após será liberado os recursos para a construção da casa própria.“No município de Nova Prata do Iguaçu, hoje temos um bom número de pessoas inscritas e interessadas que apresentaram os documentos exigidos e, em breve todos estarão realizando o sonho de se ter a sua casa própria” disse Clésio Urbano.

Resultados do Campeonato Municipal de Futebol (Suíço) de Nova Prata do Iguaçu

Local: Chácara Jaime Faust - Domingo passado
Primeiro Jogo: 14:45 Horas Ouro Fino “B” (O1) X Restaurante Águia (07) -
Segundo Jogo:15:45 Horas Os Sacola Colônia Nova (03 ) x Agrícola GHAVA (02) -
Terceiro Jogo: 16:45 Horas Os Amigos (01) X Nacional de Nova Gaúcha (01) -
Quarto Jogo: 17:45 Cruzeiro São João Vora (02) X 4° Organizada (00)

Professores e diretora da Cultura de Nova Prata do Iguaçu participam de Oficinas de Formação

Continuada dos Profissionais de Educação Foi realizado em Faxinal do Céu de 13 a 16 de outubro de 2009, oficinas de círculos de Leitura de jovens, adultos, idosos e Formação continuada do Paraná Alfabetizado, o qual está sob a coordenação aqui no município de Nova Prata Nelcinda Zanella. Participam deste evento em Faxinal do Céu os Educadores, os parceiros das secretárias de cultura, coordenadores do EJA e das bibliotecas locais.

A Secretária de Educação do Município de Nova Prata do Iguaçu enviou seu representante Sonia Cristani do Departamento de Cultura. Participaram também mais cinco professores do Paraná Alfabetizado do município: Geni Pagno, Luciana Filipini, Ivanir Veroneze, Lucia Goldoni e Maria Correa dos Passos.
Foram realizadas oficinas para melhorar a capacitação dos profissionais deste meio, e a partir do dia 19 de outubro já está aberto à formação de turmas para círculos de leituras.Sonia destacou que as oficinas foram de excelente aproveitamento. “ e como é gratificante para o município de Nova Prata do Iguaçu saber que já esta dentro da meta da Secretaria Estadual de Educação, que é chegar a nível zero de analfabetos, pois estamos dentre os 21 municípios de superação do analfabetismo“.

Santa Izabel: Indústrias de confecções ganham Eco Ponto

Empresas integrantes do Sinvespar começam nesta semana a depositar os resíduos têxteis na unidade de transbordo, denominada Eco Ponto Têxtil, localizada em Santa Izabel D’Oeste. A unidade está equipada com prensa hidráulica que fará a compactação dos resíduos para posteriormente ser transportado até o Aterro Industrial da Cetric, localizado em Chapecó (SC). Um pavilhão de 500m² foi locado da Associação de Produtores da Vila Rural e está apto a receber resíduos de classe 2 das indústrias da região que geram em torno de 100 mil quilos ao mês. A decisão para ser instalada em Santa Izabel ocorreu na assembleia extraordinária do Sinvespar, realizada no último dia 30 de setembro, em Francisco Beltrão. As empresas avaliaram a disponibilidade do local, pessoal apto para trabalhar e principalmente a localização estratégica do município, que está centralizado entre os principais geradores de resíduos: Ampere, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Salto do Lontra e Francisco Beltrão. A unidade de transbordo é uma das ações que Sinvespar, Sebrae e Senai vêm desenvolvendo com as indústrias da região em benefício do meio ambiente. Já foram desenvolvidas atividades de inventariar quantitativamente os resíduos, de confecção da cartilha de orientação de gestão interna de resíduos e licenciamento ambiental das indústrias que ainda não possuíam. Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) determina que as empresas geradoras de lixo industrial ou comercial se responsabilizem pela coleta e pelo destino destes materiais. Nos estados, o cumprimento da resolução está a cargo dos institutos ambientais e promotorias de Justiça do Meio Ambiente.

Arrombamento e furto em loja de Nova Prata do Iguaçu

Um caso de arrombamento seguido de furto foi registrado na cidade de Nova Prata do Iguaçu. Na manhã desta quinta feira a funcionaria da Loja Shopim de 1 real ao chegar no trabalho se deparou com a porta da frente arrombada.Da loja levaram R$ 50 reais em dinheiro, uma sanduicheira,três fardos de DVDs virgem, uma bacia com pilhas de relógio de pulso,uma mochila escolar,uma mala para bebê,duas malas de roupas com rodinhas,vários rádios com fones de ouvido,bonés,carregadores de pilhas, uma caixa grande com varias marcas de bombons, além de microfones.A loja esta localizada na Avenida Iguaçu centro da cidade, na região trabalhão vigias, porém segundo a Policia Civil ninguém percebeu nada de estranho.O caso esta sendo investigado.

Homem baleado em Itapejara
Uma grave ocorrência policial aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 28. A história começou no interior de Itapejara D’Oeste, localidade de Coxilha Rica, onde o senhor Ivane Zandoná atirou em Osmar Sadi Bernardi, 46 anos, que é sogro de sua filha, Lusiane Zandoná Bernardi. O tiro acertou o abdômen de Osmar, que foi socorrido com ferimentos graves e encaminhado ao hospital São Lucas, de Pato Branco, onde passou por cirurgia e permanece internado.
Na seqüência Ivane fez refém a sua filha Lusiane, que foi atingida por uma coronhada na cabeça. Ela foi abrigada a entrar em uma camionete F 250. Ivane se deslocou para Francisco Beltrão. A polícia beltronense foi acionada e localizou Ivane, mas este não atendeu a ordem de parada. Os policiais atiraram na tentativa de acertar os pneus da camionete, mas ele conseguiu fugir, rumo a Ampére.
A partir daí foi iniciada a perseguição e o carro foi abordado em uma estrada vicinal, próximo de Ampére, momento em que aconteceu a detenção de Ivane. Ele portava um revólver Taurus, calibre 38, com quatro cartuchos intactos e um deflagrado. Ivane foi conduzido para a 19ª SDP de Francisco Beltrão. A sua filha foi medicada no 24 Horas, em função dos ferimentos na cabeça. Ivane alegou problemas familiares para tomar a atitude. Ele vai responder por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e seqüestro.

Dois feridos em acidente
A Polícia Riodoviária Estadual registrou quatro acidentes de trânsito nas rodovias do Sudoeste. Em três ocorrências somente danos materiais. O acidente mais grave foi um abalroamento longitudinal, envolvendo três carros e uma moto, na PR 483, em Francisco Beltrão. Envolvidos um Corsa, de Videira, um Vectra, de Francisco Beltrão, uma moto YBR 125, de Beltrão, e um Megane, de São Paulo. Sonia Maria Trevisan, 38 anos, e Carlos Augusto da Silva, 29, tiveram ferimentos leves. Neste mês, até ontem, aconteceram 123 acidentes nas rodovias da região, com 6 mortes e 95 feridos. No ano são 1166 acidentes, com 97 mortes e 1020 feridos.

Apreensão de arma de fogo Salto do Lontra
Na noite de quarta-feira às 20h45min, os Policiais Militares de Salto do Lontra receberam uma informação anônima de que Marcelo Machado Mendes, estava transitando a pé pela Rua Duque de Caxias, no bairro São Miguel, e que levava na mão um revólver. Os policiais foram para o local e abordaram o suspeito, Marcelo Machado Mendes, 30 anos de idade e com ele foi encontrado um revolver, sem marca, calibre 32, municiado com 04 cartuchos intactos. Marcelo recebeu voz de prisão e foi entregue na Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a arma e a munição para as providencias.

Novo Delegado assume a DP de Salto do Lontra
João Luiz Miotto, de 27 anos, natural de Seberí – RS, é novo Delegado de Policia de Salto do Lontra.Ele passou em concurso para Delegado em 2007 e neste ano foi chamado para assumir o cargo. Portanto, Salto do Lontra é o primeiro município em que João irá trabalhar como Delegado de Polícia.Ele assume no lugar de Sandro Spadotto Barros, Delegado de Polícia de Dois Vizinhos que por seis meses também respondeu pela Delegacia de Polícia de Salto do Lontra.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Karateca de Nova Prata se destaca em torneio Brasileiro

A Associação Garra de karatê de Nova Prata do Iguaçu participou no sábado dia 24 de outubro do Torneio Brasileiro do estilo Wadô-ryu na cidade de São Paulo capital onde foram disputadas 47 categorias masculino e feminino divididos por peso e idade. O karateca Robson Vitório Viecili representou o município de Nova Prata do Iguaçu e conquistou medalha de bronze para o município O professor Antonio de Morais agradece a família Viecili pelo apoio no karatê.

Temporal alaga mais de 250 casas em PB

A chuva do fim da tarde de terça-feira em Pato Branco causou enchentes em oito bairros, além da região central. A Defesa Civil não tinha os dados oficiais até o fechamento desta edição, mas estima-se que mais de 250 residências foram atingidas, e muitas famílias perderam tudo dentro de casa.
As famílias desabrigadas foram alojadas em pavilhões de festas dos bairros e a Ação Social do mu­­nicípio repassou alimentos e roupas. O Corpo de Bombeiros recebeu chamados dos bairros São João, Vila Esperança, Bortot, In­dus­­trial, Bela Vista, Santa Terezinha e São Vicente.
No bairro São João, as 90 crianças que estavam no Centro de Educação Infantil foram surpreendidas pela água que invadiu as salas.

Os professores relatam que tiveram que chamar ajuda de vizinhos para cortar a tela que separa a creche nos fundos. Para sair da creche, as crianças tiveram de fazer uma corrente, dando as mãos para vencer a força da água. Um veí­culo que estava no pátio foi ar­rastado contra uma árvore, e cachorros estavam mortos pela rua.
Na rua de cima, a casa de Marli de Souza foi invadida pela água, que alcançou o teto. “Quando percebemos a água estava entrando e só deu tempo para sair correndo. Não consegui tirar nada”, disse, chorando.


Na região central da cidade muitas pessoas não conseguiram chegar em casa porque o Rio Ligei­ro, que corta a cidade, transbordou e tomou as ruas. Em alguns pontos foram usados botes para transporte das pessoas. A chuva coincidiu com o horário de saída dos trabalhadores, formando engarrafamento em várias ruas da cidade.
A chuva durou pouco mais de 20 minutos. Segundo informação de funcionários da unidade de tratamento da água da Sane­par, no bairro Santa Terezinha, foram registrados 35 milímetros de chuva. O rio transbordou na unidade e derrubou portões. Já em residências no bairro La Salle, a quantidade de chuva chegou a 70 milímetros.

Produtores e Técnicos se reuniram em Salto do Lontra para discutirem a atividade leiteira

A região sudoeste do Paraná tem na bacia leiteira uma de suas grandes fontes de renda. São centenas de produtores que atuam nesta atividade que está crescendo a cada ano.Diante disso, para que a produção cresça em quantidade mas também em qualidade, a Emater e a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa realizaram quinta-feira, 22, um encontro com produtores e técnicos na Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra (ACESLO).Trinta e oito pessoas participaram do encontro, vindos de Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Verê, Bela Vista da Caroba, Bom Jeus do Sul, Santo Antônio do Sudoeste, Ampére, Pinhal de São Bento, São Jorge D’Oeste, Dois Vizinhos e também de Salto do Lontra.O assunto abordado foi o “Gerenciamento do Rebanho Leiteiro através do controle e qualidade do leite”.Pela manhã aconteceu a parte teórica e à tarde a prática do encontro, que foi realizada na propriedade de Sabino Soranzo na comunidade do Bom Fim.Estiveram presentes no encontro o zootecnista da Emater – Regional de Francisco Beltrão, Simão Flores e o Gerente do Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, José Augusto Horst.De acordo com os organizadores, encontros nesta mesma sistemática continuarão a ser realizados na região.

Novo Golpe contra Empresários!

Nos últimos dias algumas empresas têm recebido boletos da CAIXA, de Contribuição Assistencial.O cedente está identificado como Sindicato Nacional do Comérico - SINCOM. Contudo, de acordo com contadores entrevistados, esta cobrança é indevida. As únicas cobranças sindicais devidas são encaminhadas diretamente pelos próprios contadores.

Preso acusado de assalto
A Polícia Militar de Barracão deteve Ibrair Antonio Motta, 32 anos, que estava em liberdade condicional, visto que foi condenado em Foz do Iguaçu, por assalto à mão armada. Na casa de Ibrair, escondido em um vaso de flor, os policiais encontraram um relógio banhado a ouro. Este relógio foi roubado em um assalto praticado em Barracão no dia 12 de setembro. Ibrair foi recolhido para a cadeia de Barracão e deverá ser transferido para Foz do Iguaçu.

Ônibus foi danificado
Na noite de terça-feira, 27, um ônibus do município de Barbosa Ferraz foi danificado. Um grupo de pessoas chegou em uma Kombi, com logotipo da prefeitura de União da Vitória, e provocou o vandalismo. Testemunhas disseram que eles portavam barras de pedras e pedras. Três vidros de janelas do coletivo e o pára-brisa foram quebrados. Na seqüência os vândalos fugiram.
Na terça-feira à tarde houve um jogo de futebol entre os dois municípios, pelos Jogos Abertos do Paraná. Barbosa Ferraz venceu a partida e eliminou União da Vitória da competição nesta modalidade. Inclusive durante o jogo aconteceram muitas faltas violentas e cinco atletas foram expulsos. À noite aconteceu este fato. A ocorrência foi registrada pela polícia e os envolvidos serão identificados e terão que arcar com os danos.

Seis feridos em acidentes
Seis pessoas sofreram ferimentos leves em três acidentes de trânsito registrados nas últimas horas nas rodovias estaduais da região. Na PR 163, em Capanema, houve colisão transversal entre um Fiat Stilo, de Foz do Iguaçu, dirigido por João Luiz Maschio, 43 anos, e um Fusca, de Capanema, conduzido por Carlos de Castro, 30 anos. Os dois motoristas e Elton de Castro, 29, ficaram feridos e receberam atendimento médico em Capanema.
Na PR 566, em Itapejara D’Oeste, um veículo Corolla, de Iguatemi, Mato Grosso do Sul, chocou-se no barranco. O condutor, Roberto Rocha, 46, e a passageira, Cleidiane de Abreu Carvalho, 24, se feriram. Uma colisão longitudinal foi anotada na PR 493, em Itapejara D’Oeste. Envolvidos um Fiesta, de Pato Branco, dirigido por Ludovico Sartor, 69, e uma moto Biz, de Cruzeiro do Iguaçu, pilotada por Célio Gregolon Grassi, 22, que se feriu. Neste mês já aconteceram 119 acidentes nas rodovias estaduais da região, com 6 mortes e 93 feridos. No ano são 1162 acidentes, com 97 mortes e 1018 feridos.


Polícia investiga sumiço de animal no interior de Salto do Lontra
Mari Fátima Darão, moradora na comunidade de Pinhal da Várzea procurou a Delegacia de Polícia de Salto do Lontra, onde registrou ocorrência relacionada ao sumiço de um animal de sua propriedade. Trata-se de uma vaca, raça gil, cor queimada, pesando aproximadamente 400 quilos. A Polícia Civil está investigando o caso, mas até o momento este animal não foi localizado. Inclusive, trabalha-se com a hipótese de furto. Se alguém tiver alguma informação pode entrar em contato pelo telefone (46) 3538 13 57 .

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curso do Departamento de Assistência Social Melhora o Aproveitamento do Leite em Boa Esperança do Iguaçu.

Assessoria
O Departamento Municipal de Assistência Social de Boa Esperança do Iguaçu em Parceria com o Senar – PR, Serviço Nacional da Aprendizagem Rural realizou Curso de Produção Artesanal de Alimentos – Derivados de Leite na última semana.
O Curso teve duração de 16 horas – dois dias, foi realizado no Clube da Terceira Idade Nossa Senhora Aparecida, teve como Palestrante a Instrutora do Senar Veralice Werle Molossi de Pato Branco e participaram do treinamento 15 participantes dos Clubes de Mães, do Programa Bolsa Família e do Departamento de Assistência Social.
A diretora do Departamento de Assistência Social e 1ª Dama Odilmara Terezinha Dreves Freitas disse na abertura do curso que o leite é produzido na grande maioria das propriedades do Município por isso é matéria prima adquirida com baixo custo e dele podem ser produzidos inúmeros derivados para comercialização ou consumidos na alimentação da própria família. Por este motivo além de qualificar o produtor visa melhoria na qualidade de vida e aumento da renda da família.
Já o Prefeito Claudemir Freitas que visitou a turma parabenizou todas pela iniciativa em participar, agradeceu o Trabalho do Senar e lembrou que o leite é produzido em mais de 350 propriedades do Município ou seja em 75% das propriedades que produzem acima de 750.000 mil litros mês, em sua grande maioria vendidos a laticínios in natura e que podem ser de alguma forma processados, industrializados agregando valor e melhorando a alimentação da família.

IV Conferência das Cidades será realizada em Nova Prata do Iguaçu

Foto:Conselho da Cidade
Assessoria
Na terça feira, 20 de outubro, estiveram reunidos na Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu todos os membros da Comissão preparatória municipal da IV Conferência das Cidades, que será realizada no município ate o fim do ano.Janete de Castro Coordenadora da Comissão da Conferencia disse que a IV Conferencia das Cidades é um evento que é realizado através do Ministério da Cidade e que tem como objetivo reunir a população para que juntos discutam os problemas e as soluções apresentadas.


“As os munícipes não se dão conta de que o meio está influenciando em sua vida, então todos podem participar para juntos realizar o planejamento das ações do governo.”Janete explica como acontece a conferência.“O primeiro nível é a preparação, depois definir a data da Conferencia e em seguida transmitir a todos e contar com a participação da população. A nível municipal serão quatro eixos que serão discutidos e destas discussões vamos levantar as propostas e, estas serão levadas a nível Estadual.” Serão escolhidos cinco Delegados que vão para a Conferencia Estadual, estes vão levar as propostas discutidas em Nova Prata.


Depois de serem discutidas a nível Estadual as idéia em comuns em todos os municípios, vão ser condensadas até chegar o nível Nacional que posteriormente retornarão aos municípios em forma de programas e leis.“Então a presença da população é indispensável, e nós que vivemos aqui e nós que sabemos das nossas realidades de como é o nosso município e nossa cidade,o município de Nova Prata do Iguaçu, já participou da 1º, 2º e 3º Conferencia, realizadas em Francisco Beltrão, que era a nível regional”. Janete explica o que a IV Conferência vai propiciar.“A participação de toda a população que vai levar as informações e as suas idéias. As propostas a nível Estadual serão levadas ao Estado. As que ficam a nível municipal ficam de conhecimento do prefeito e, sendo um desejo coletivo o prefeito vai trabalhar as suas ações. E vai usar as ações a nível municipal”

Cemitério de Nova Prata passa por reorganização

Assessoria
O trabalho de reorganização do Cemitério municipal foi iniciado com a limpeza, plantio de palmeiras e limpeza em geral. A população foi convida e auxiliou na limpeza e na organização dos túmulos e jazigos dos entes queridos.A Coordenadora dos trabalhos junto a Casa Mortuária e o Cemitério municipal Salete Malacarne destaca que, a Administração municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social contribuiu com o planejamento das ações, e sob a Coordenação da APMI, Secretaria municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Departamento de Urbanismo, realizaram trabalhos para adequação do Cemitério municipal e serviços Funerários do município, foi realizado levantamento junto à 8º Regional de Saúde, dos registros dos sepultamentos existentes no município até o presente momento.

LeiApós uma rigorosa analise feito pelo prefeito Rubem Miguel Foletto, referente à única Lei nº. 176/88, verificou-se a necessidade de se reaver algumas modificações na Lei onde após as alterações, ela foi encaminhada a Câmara Municipal de Vereadores para analise e aprovação.A primeira ação foi desenvolvida no decorrer do mês de maio de 2009, por um grupo de pessoas representantes da APMI, juntamente com a Coordenadora da Vigilância Sanitária e agentes de combate a dengue, Agentes comunitários de Saúde que realizaram um levantamento dos Jazigos existentes no Cemitério municipal.

Posteriormente a está ação foi mapeado os espaços livres e também os ocupados por entulhos, os jazigos, incluindo os danificados e abandonados pelos familiares todos foram numerados e identificados através do acompanhamento do mapa já existente. O levantamento destes atos encontra-se num livro de registros, o qual deverá permanecer em um local específico ao departamento responsável pelo serviço funerário do município.

Na segunda ação, foram reunidas as funerárias do município juntamente com a coordenação da APMI, Vigilância Sanitária e Secretaria da Administração, onde foi definido que somente as Funerárias deverão efetuar construções no interior de Cemitério, pois a liberação para estas ações será efetuada pelo Setor de Tributação municipal. Após discussão foi sugerido pela coordenação que houvesse a possibilidade de uma pessoa ficar responsável pelos serviços funerários permanecendo em um lugar específico (Casa Mortuária). Para que os registros e as ações sejam seguidos conforme a lei propriamente dita.

Na terceira ação, o Setor de Urbanismo juntamente com a Coordenação da APMI, e Departamento de Meio Ambiente, realizaram um mutirão de limpeza onde foram retirados varias cargas de caminhões carregados de entulhos, (restos de materiais de construção, coroas danificadas, vasos entre outros que ofereciam risco de procriação de vetores de doenças e roedores. Foram também cortadas e retiradas árvores que estavam danificando os túmulos através de suas raízes, dedetizado o local e posteriormente plantadas Palmeiras em todo o território do Cemitério.

Entre outros trabalhos realizados foi à pintura dos muros da parte externa do Cemitério. Segundo a coordenação da APMI falta algumas ações a serem realizadas a curto prazo.Concluída as ações a Coordenação da APMI, estará repassando a fiscalização e administração dos serviços funerários para a Secretaria Municipal de Administração para que esta faça a analise para criar, um setor responsável pelas ações rotineiras no Cemitério do município.

Salete agradeceu o entendimento da administração nesta questão.“Agradecemos à iniciativa da nova administração municipal em tudo aquilo que se fez necessário para que as ações pudessem ser realizadas, pois já podemos perceber manifestações positivas vindas da população em relação das mudanças já efetuadas” Mais um projeto esta sendo implantado para ajudar a mudar o embelezamento do Cemitério que é o Projeto da Coordenadora da APMI Salete Malacarne.É “O cultivar enterno de nossas vidas” e dentro deste projeto já foram realizadas diversas ações. E agora com a proximidade do dia de finados a coordenação esta pedindo mais uma vez a compreensão da população no sentido de Doar pedra brita.“Queremos novamente mobilizar a população e queremos pedir a colaboração para a campanha “DOE PEDRA BRITA.” quem puder ajudar na compra de pedra brita para colocarmos no meio dos Jazigos, poderão comprar as pedras e trazer o vale da compra e entregar na APMI, ou na prefeitura”. Hoje nos estamos aqui e devemos fazer a nossa parte, mais um dia teremos apenas que ser cultivados pelas nossas lembranças, pelo nosso passar. Então vamos cultivar eternamente as nossas vidas, o ontem, passado de quem foi o nosso hoje, e o nosso amanhã, o qual alguém cultivará.”

Nova Prata do Iguaçu realizará conferência da saúde

O Conselho municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Nova Prata do Iguaçu, realizará no próximo dia 30 de outubro, a IX Conferência municipal de Saúde com inicio as 13h30min que terá como local o Restaurante do Maninho.

A conferência objetiva avaliar a situação da Saúde do município e propor diretrizes no aprimoramento como Político Publica Social.
A Programação será a seguinte:
13h30min credenciamento
13h45min composição da mesa
13h50min pronunciamento das autoridades
14h10min palestra com representante da 8º Regional de Saúde;
14h50min apresentação das propostas da IX Conferência Municipal de Saúde e leitura do regimento interno da Conferência
15h00min debate15h20min eleição do Conselho Municipal de Saúde
15h30min apresentação do novo Conselho municipal de Saúde
15h45min intervalo
16h00min palestra Dr. Cleonir José Dias – Médico Psiquiatra CRE/ARSS
16h40min escolha dos Conselheiros representantes para a Conferência Estadual de Saúde
17h00min encerramento.De acordo com o Secretário municipal de Saúde Ademilson Dalbertto (Fininho) a participação de todos é muito importante, para que as decisões tomadas na Conferência reflitam a vontade da maioria da população.

Prefeitura de Nova Prata fechou na sexta-feira em protesto a queda na arrecadação

O Dia Nacional em Defesa dos Municípios foi realizado na sexta-feira (23) em todo o país. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a mobilização levou à população informações sobre o atual cenário de crise econômica enfrentado pelas cidades brasileiras. Entre os pontos de destaque estão os problemas de financiamento das áreas de saúde e educação. Em todas as regiões do país, as prefeituras adotaram estratégias sugeridas pela CNM, como reuniões com líderes municipais, palestras com servidores, encontros ou atos cívicos e culturais em locais públicos, fixação de faixas e distribuição de folhetos impressos.

Na região Sudoeste do Paraná a Associação dos Municípios a (AMSOP), juntamente com a Associação dos Municípios do Paraná, (AMP) e Confederação Nacional dos Municípios, mobilizaram os prefeitos em todo o país e em especial no Sudoeste do Paraná, para participarem da mobilização na sexta-feira.Em nota a AMSOP informa que a manifestação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a crise enfrentada pelos Municípios em 2009, e também pressionar o Governo Federal e o Congresso Nacional a atender as reivindicações das Prefeituras.


Ainda segundo a nota, a AMSOP está dando a liberdade para que os prefeitos definam suas atividades neste dia. No entanto, afirma de forma enfática que todos devem chamar a atenção da sociedade, para os problemas, que segundo a Associação, são enfrentados na atualidade. Em Nova Prata do Iguaçu a exemplo dos demais municípios do Sudoeste do Paraná, foram paralisados os trabalhos no administrativo do prédio da prefeitura. O Presidente do Legislativo municipal de Nova Prata do Iguaçu Vereador Osmar Oltramari, disse ser solidário ao movimento.“A arrecadação caiu muito e o município tem direito de 15% o Estado 25% e 60% deste total ficam nos cofres do governo Federal, enquanto o município que tem a responsabilidade com a Educação Saúde e vários outros trabalhos fica sem recursos, quem está ao lado do munícipe é o prefeito a administração, prestando atendimento e os recursos estão caindo cada mês, com isso os municípios estão se tornando ingovernáveis”. O prefeito Rubem Foletto não se manifestou uma vez que tinha viajado para visitar seu pai que estava com problemas de saúde.

Família assassinada no Mato Grosso será sepultada em Dois Vizinhos

Quatro pessoas de uma mesma família, assassinadas em agosto, em Itanhangá, Mato Grosso, serão sepultadas em Dois Vizinhos. Os corpos de Reny Adolfo Giordani, 68 anos, sua esposa, Sonia Maria da Silva, 38, e as filhas do casal, Débora Giordani, 17 anos, e Daniele Giordani, 11 anos, serão trasladados pela equipe da Unifas e devem chegar até a próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, para sepultamento em Dois Vizinhos, onde residem seus familiares.
A família foi rendida por assaltantes no dia 10 de agosto deste ano. Posteriormente foram mortos com golpes de enxada e coronhadas de espingarda. Na seqüência os corpos foram enterrados. Os corpos só foram encontrados em setembro, após a prisão de quatro envolvidos no crime, três homens e um adolescente, de 17 anos. Eles confessaram que mataram para roubar, caracterizando latrocínio.
Em função da tramitação do inquérito e pela necessidade de reconhecimento dos corpos no IML, houve demora na liberação para o sepultamento, o que está acontecendo somente agora.

Menor flagrado com moto furtada
Policiais Militares de Capanema recuperaram uma moto furtada e apreenderam um menor, de 17 anos, que estava conduzindo a motocicleta. Trata-se de uma Yamaha preta, YBR 135, que estava sem placa. Como a moto tinha registro de furto, foi apreendida para ser devolvida ao proprietário. O menor foi encaminhamento para a delegacia.

Infrações de trânsito em Salto do Lontra
No período entre sexta-feira, 23, até domingo, 25, a Polícia Militar de Salto do Lontra registrou sete ocorrências de infração de trânsito.
Nos foi repassado apenas a placa dos veículos e o artigo das notificações. São os seguintes:
Veículo placa CPA 5671 notificado pelo artigo 175, por efetuar manobra perigosa.
Dois veículos, sendo um placa ANI 6453 e outro placa LZQ 3559, foram notificados pelo artigo 232, já que o condutor não portava os documentos obrigatórios.
Dois veículos, sendo um placa IDM 0920 e outro placa AFX 3331, foram notificados pelo artigo 181, por estar estacionado em lugar irregular.
Um veículo, placas APB 9529, foi notificado pelo artigo 230, por transportar passageiro em compartimento de cargas.
Um veículo placas AGN 6729, foi notificado pelo artigo 167, por não usar cinto de segurança.
E um veículo placas APZ 3178, notificado pelos artigos 162 e 164, já que o condutor não portava Carteira Nacional de Habilitação.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Entidades planejam cursos na área rural de Nova Prata do Iguaçu

Assessoria de Imprensa
Vários cursos do Senar Paraná serão realizados no município de Nova Prata do Iguaçu no próximo ano a exemplo que desse ano de 2009. Em reunião de trabalho no ultimo dia 21 na Câmara de Vereadores os representantes de entidades que são parceiros, Senar Paraná, Emater, Secretaria de Agricultura, Escolas, Sindicato Rural e demais entidades. No encontro foi discutido e elaborado o plano de cursos do Senar para o ano de 2010 para serem realizados no município de Nova Prata do Iguaçu.Segundo Neri Munaro Coordenador do Senar, foram escolhidos vários cursos para serem realizados no próximo ano em Nova Prata. “Com um planejamento bem estruturado realizado junto com os representantes de entidades, vamos iniciar os cursos em janeiro de 2010, com cursos de capacitação do nosso agricultor.


Neste encontro discutimos e avaliamos e levantamos quais as prioridades produtivas prioritárias e a prioridade com maior foco de trabalho ficou a cadeia leiteira.”.Várias ações e treinamentos foram contemplados dentro do programa que a prefeitura já tem e a Emater já trabalha também. “Vamos fazer treinamentos de cursos básicos os cursos de pastagens, inseminadores, vão ter um incentivo grande na área de pastagem e na de alimentos.” Neri comentou também a respeito da área turística.“Uma das principais ações para o próximo ano será também na área de turismo, pois queremos ampliar pensando que Nova Prata do Iguaçu tem um potencial muito grande nesta área, mais as pessoas tem que saber e conhecer que essa parte do turismo pode e vai gerar renda na propriedade rural também. Tivemos uma discussão de todo o setor agropecuário, a parte social, de alimentos, com a Educação e programamos o Agrinho”.Os cursos, palestras e programas estarão inseridos na programação de atividades do próximo ano.

Câmara de Nova Prata aprova contratação de créditos do Estado para construção de um barracão industrial

Por Herithon Paulista

Foi aprovado ontem à noite por unanimidade, em sessão Extraordinária da Câmara de Nova Prata do Iguaçu, o projeto de Lei que autoriza a contratação de operações de crédito junto a Agência de Fomento do Paraná. O projeto compreende um limite de até R$1.632 milhões de financiamento. A sessão contou com a presença de todos os vereadores e do Prefeito Rubem Miguel Foletto. A população também compareceu para acompanhar a votação. O recurso requerido a Agência de Fomento será aplicado na construção de um barracão industrial. O Prefeito Rubem Foletto destacou que a câmara aprovou um projeto muito importante, e que este barracão industrial vai gerar mais empregos para o município, e o pagamento da dívida com o Estado será em longo prazo. O Presidente do Legislativo Municipal, Osmar Ultramari, comentou que a conclusão do projeto resultará em desenvolvimento e geração de novos postos de trabalho. “Todos os vereadores votaram a favor do projeto. Essa foi uma medida coletiva muito importante, pois um novo barracão industrial elevará o índice de emprego no município”, explicou. O prefeito ainda defende que os gestores públicos precisam ter uma visão empresarial, e que “Nova Prata está no rumo certo, já que a industrialização pode reverter o êxodo populacional, fazendo com que as pessoas que foram embora para tentar a vida nos grandes centros, voltem para a terra de origem”. O recurso para construção do novo barracão industrial ainda não foi liberado, pois o projeto ainda será entregue a Agência de Fomento do Estado. A administração municipal também afirma que tem dado todo o apoio as indústrias que já estão instaladas no município, e que a meta, é oferecer subsídios necessários para que elas cresçam e tragam ainda mais desenvolvimento.

Três infrações de trânsito em Nova Prata

A Policia Militar de Nova Prata do Iguaçu emitiu três notificações de transito entre a noite de domingo e madrugada desta segunda-feira.Todas as ocorrências foram na Avenida Iguaçu durante patrulhamento de rotina.Foi notificado o Ford Verona, placas AEM 4419 cujo condutor não respeitou as preferências.Também foi multado o condutor do Gol placa ALJ 3557, o mesmo conduzia o carro na contra mão e terceira multa foi para o condutor da Saveiro, placas JYT 33 27, o condutor estava com o carro com luz alta no centro da cidade.Em todos os casos os condutores não foram abordados, mas com a anotação das placas foram feitas as multas.

PMs de Catanduvas e Três Barras efetuam a prisão de três homens
Na quinta-feira dia 23 de outubro, uma operação envolvendo policiais Catanduvas e Três Barras do Paraná, três homens foram presos que transportavam aproximadamente 1900 pacotes de cigarro de diversas marcas oriundas do Paraguai com destino a Pato Branco.Jocimar Karvat, 26 anos, era o condutor do veículo Chevrolet/Meriva de placas ARC-6002, ao qual estava carregado com a carga contrabandeada. A carga e os três foram encaminhados a Policia Federal.

Menor de sete anos morreu atropelada
A Polícia Rodoviária Estadual registrou acidente de trânsito com morte na sexta-feira, dia 23. Foi um atropelamento de pedestre na PR 280, próximo de Renascença. Um caminhão Agrale, 8.500, de Realeza, conduzido por Clodoaldo Godois Bueno, 33 anos, atropelou a menor Monique dos Santos, de 7 anos. A menina ainda foi socorrida com vida, mas morreu ao dar entrada no hospital, em Renascença. O corpo foi necropsiado no IML de Francisco Beltrão.
No final de semana aconteceram 11 acidentes nas rodovias estaduais da região, com 15 feridos. Na PR 449, em Palmas, acidente envolvendo um Gol, de Bituruna. O condutor, Jefferson Lauefer Passos, 33 anos, e os passageiros, Jesse Frederico Ferreira, 25, Adriana Seffrin, 33, e Maria Ester Laueffer Passos, 28, sofreram ferimentos leves.
Um choque contra barranco foi anotado na PR 163, em Planaldo, envolvendo um Fusca, de Capanema, dirigido por João Batista Correia, 34 anos. Sofreram ferimentos leves o motorista e as passageiras, Maria Madalena Haskel, 56, e Beatriz parecida Alves, 30. Na PR 280, em Clevelândia, houve colisão transversal entre um Corsa, de Joinville, e um Gol, de Clavelândia. Noeli Hoffmann de Napoli, 36, Leoni Fortes Hofmann, 63, e Arvelangilos dos Santos Brum, 26, se feriram levemente.
Outras três pessoas ficaram com ferimentos leves em outros três acidentes ocorridos no final de semana. Neste mês, até ontem, aconteceram 110 acidentes nas rodovias da região, com 6 mortes e 87 feridos. No ano são 1153 acidentes, com 97 mortes e 1012 feridos, conforme os dados oficiais da Polícia Rodoviária.

Assassinatos e tentativa de suicídio
Na tarde de sexta-feira, 23, aconteceu homicídio no interior do município de Coronel Domingos Soares, localidade de Linha Engenho Velho. Ari da Silva, 39 anos, foi morto com tiros nas costas e pescoço. Ele ainda foi socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. O autor do crime está desaparecido.
Outro homicídio foi na Linha Santa Terezinha, em São João, na noite de sábado, dia 24. Durante uma briga, Anderson Antonio Fortes, 27 anos, disparou um tiro na cabeça de Siderval Dias da Rocha, 26 anos, que morreu no local. Foi utilizado um rifle, calibre 22. O autor do crime está desaparecido.
Em Pato Branco, no bairro Alvorada, houve tentativa de homicídio, na madrugada de sábado, dia 24. Houve uma briga entre Ricardo da Conceição Monteiro, 19 anos, e José Marcos Aires, 32 anos. Na confusão Ricardo esfaqueou José, que teve ferimentos graves e foi hospitalizado. Ricardo foi detido e autuado em flagrante na 5ª SDP.
Em Realeza aconteceu tentativa de suicídio. Um homem de 47 anos disparou um tiro no tórax, lado esquerdo. Recebeu os primeiros atendimentos médicos em Realeza e na seqüência foi transferido para Francisco Beltrão, devido a gravidade do ferimento. Ele utilizou um revólver Taurus, calibre 32, que estava com quatro cartuchos intactos e um deflagrado. A arma foi apreendida pela polícia.


Duovizinhense morreu em santa catarina
O jovem Maurício Dalpasquali Araujo, 18 anos, morreu em Itapema, Santa Catarina, na noite de quinta-feira, dia 22, por volta das 23 horas A família de Maurício reside em Dois Vizinhos, para onde o corpo foi trasladado e sepultado no sábado, dia 24. As informações dão conta que ele caiu de uma passarela sobre a BR 101 e foi atropelado por um caminhão, morrendo na hora. O condutor do caminhão disse que não houve tempo de parar ou desviar. A polícia fará investigações para apurar se Maurício caiu ou foi empurrado da passarela. Maurício estava morando em Santa Catarina e cursava Engenharia Civil na Univali, em Itajaí.


Apreensão de maconha em Beltrão
Policiais Rodoviários Estaduais do Posto da Água Branca, em Francisco Beltrão, apreenderam 4 quilos e 600 gramas de Maconha e detiveram quatro pessoas. A apreensão da droga foi possível devido a uma denúncia anônima dando conta que passageiros de um táxi, de Cascavel, estavam levando a droga para Pato Branco.
O veículo Fiesta, conduzido por Matias Martin da Silva, 55 anos, transportava quatro passageiros. A droga estava no bagageiro, em duas sacolas, distribuída em seis tabletes. Foram detidos Paulo Alexandre dos Santos, 22 anos, Tallis Vinício Hollub, 21, e dois menores, de 17 e 15 anos. Foram autuados em flagrante na 19ª DP.

Jovem de 18 anos foi vítima de estupro
Na madrugada de domingo, dia 25, aconteceu estupro em Pato Branco, no bairro Morumbi. Uma jovem de 18 anos foi atacada por um homem que estava vestido de preto e armado com um punhal. Ela recebeu ameaças e foi obrigada a manter relações sexuais. A polícia de Pato Branco está investigando a ocorrência mas ainda não identificou o autor.
Outro caso de estupro foi registrado no interior de Mangueirinha, localidade de Santo Antonio da Posse. Lourival Siqueira Filho, 36 anos, foi preso por ter estuprado a própria filha, de 12 anos de idade. Exames realizados na menina confirmaram a violência sexual. Ele foi encaminhado para a 5ª SDP, de Pato Branco, onde está à disposição da Justiça.
Em Francisco Beltrão, também na madrugada de domingo, a polícia recebeu denúncia de uma tentativa de estupro, ocorrida no bairro Alvorada. Uma mulher disse ter sido atacada por um rapaz, que tentou estuprá-la. Como não conseguiu, a mulher foi agredida. Um suspeito foi detido pela PM.

Assalto em Beltrão
Quatro elementos armados praticaram assalto na noite de sábado, dia 24, na comunidade de Vila Lobos, interior de Francisco Beltrão. Eles invadiram a residência de Valdair Nesi. Todos que estavam na casa foram dominados. Os ladrões roubaram diversos objetos e fugiram em um veículo preto.

Moto foi incendiada
Uma moto foi incendiada em Francisco Beltrão, na rua Curitiba, na madrugada de domingo, dia 25. Trata-se de uma Honda vermelha, placa LYQ 3121, com documentos em nome de Herico Vinicius Nezi. Os Bombeiros estiveram no local, mas a moto foi completamente destruída. A pessoa que colocou fogo na moto ainda não foi identificada.

Ambulância de prefeitura foi furtada
Uma Kombi, da prefeitura de Mariópolis, usada como ambulância, foi furtada na madrugada de sábado, dia 24. O furto foi percebido pelo motorista, quando foi apanhar o carro para transportar pacientes para Pato Branco. O ladrão capotou a Kombi na PR 280, quando trafegava no sentido Pato Branco. Próximo do local foi detido Josemar Camargo, que estava com as chaves da Kombi e confessou ter sido o autor do furto. Foi detido e conduzido para a delegacia.
No final de semana foram registrados vários furtos de veículos na região. Duas ocorrências foram em Francisco Beltrão. No bairro Pinheirão foi furtada uma moto Yamaha YBR, placa ANC 7147, propriedade de Marcelo Luis Rios. No bairro Antonio de Paiva Cantelmo, foi furtado um Corsa, placas MAR 4600, propriedade de Moacir dos Santos. O veículo foi recuperado no bairro Padre Ulrico, quando era conduzido por um enteado de Moacir.
Em Dois Vizinhos, no bairro Esperança, foi localizada abandonada uma uma moto Biz, C 100, placa MCS 5779, que tinha registro de furto. Outra moto furtada foi recuperada em Palmas, no bairro Alto da Glória. Trata-se de uma Biz, C 100, placa de São Lourenço do Oeste, MBP 2234. Foram detidos Nilson Nunes dos Santos, 39 anos, que era o condutor, e o carona, Edno Adriano Rodrigues de Oliveira, 28.
Um veículo furtado em Joaçaba, Santa Catarina, foi encontrado abandonado em um matagal na Reserva Indígena de Mangueirinha. Trata-se de um Gol branco, placas MAC 3204, propriedade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina. O veículo tinha sido furtado no dia 20 de outubro.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Setor rodoviário de Nova Prata do Iguaçu deve paralisar trabalhos no final do mês de outubro

Foto: Prefeito Rubem Foletto

O Setor Rodoviário do município de Nova Prata do Iguaçu vai paralisar os trabalhos no final do mês de outubro de 2009, mas segundo informou o prefeito Rubem Miguel Foletto os Calçamentos vão continuar uma vez que são mais de 70 pessoas que estão trabalhando entre o corte de pedras e no calçamento.“Quando nós assumimos a administração foi assumido o calçamento que liga o Loteamento do Bellé e, este fazia mais de dois anos que estava parado. E em cinco meses fizemos mais da metade do que estava faltando. Então vamos continuar com o calçamento para que se de condições das famílias trabalharem e ganharem o seu sustento e com este trabalho nós faremos uma estrada que vai oferecer uma melhor qualidade.”


Rubem comentou que é preciso diminuir as despesas no setor. “ No Setor Rodoviário é necessário uma contenção de despesas, e sempre isto acontece, para que possamos fazer os ajustes, reformar o parque de maquinas e ficarmos preparados para o ano que vem 2010. Os trabalhos realizados neste ano neste setor foram bons e de qualidade e com isso conseguimos atingir quase todo o município no setor de estradas. Mais sabemos que há muitas regiões ou algumas regiões como a Barra do Quieto e Vila Salete, nós não conseguimos entrar, porque o tempo não permitiu e, o tempo atrasou a nossa programação. Teríamos nós passado realizando os trabalhos nas estradas em todo o município. Sabemos que vamos deixar algumas estradas para traz. Mais estamos no primeiro ano da administração e muitas estradas fazem oito anos que não passavam as maquinas. E o que nós não conseguirmos realizar este ano vai fazer o ano que vem. Nós não vamos deixar ninguém de lado.”


Foletto comentou o excesso de chuva que atrapalha a recuperação das estradas. “Agora neste período de muita chuva estamos fazendo os trabalhos mais emergenciais, principalmente dentro das propriedades que é o trabalho que precisa fazer ser feito para que os agricultores possam ter condições de trabalhar com a produção do leite e aviários. Mais o Setor Rodoviário da maneira como nós estamos fazendo já realizou mais de 50 km de cascalhamento nas estradas rurais. E este já beneficiou muita gente.”


Rubem também pede o a compreensão de todos. “ Não conseguimos atingir todas as Comunidades e sabemos disso e peço a compreensão das pessoas, pois nós sabemos trabalhar e estamos trabalhando e vamos continuar um trabalho sério. A prefeitura está trabalhando com sabedoria está criando novas alternativas promovendo de forma econômica aquilo que precisava produzir e vamos tocando o barco para frente, andando sempre de cabeça erguida, sabemos o que nós estamos fazendo é em beneficio da melhoria da qualidade de vida da nossa população” finalizou o prefeito.

sábado, 24 de outubro de 2009

Boa Esperança do Iguaçu: Agricultores qualificados para trabalhar com gado leiteiro

O Departamento de Agropecuária de Boa Esperança do Iguaçu, em parceria com o Senar (Serviço Nacional da Aprendizagem Rural), qualificou mais duas turmas do curso de Trabalhador na Bovinocultura de Leite: Manejo de Bovino de Leite.Os cursos, que foram realizados no clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida, tiveram duração de três dias com carga horária de 24 horas cada turma e foram ministrados pelos instrutores do Senar, Edison Antonio Pin, de Dois Vizinhos, e Luis Augusto Lanzarini, de Santo Antonio do Sudoeste.

O diretor do Departamento de Agropecuária, Valmor Tessaro, lembrou que em um município essencialmente agrícola e com grande vocação para o gado leiteiro é fundamental a realização de capacitações dessa natureza, que vem de encontro às necessidades dos produtores. “Neste ano, ainda nessa área, foi feito o lançamento do programa Mais Leite e Seminário sobre a Instrução Normativa 51, que trata da qualidade e produção leiteira, além do Programa de Inseminação Artificial, reestruturado e reimplantado no município”, finaliza.

O prefeito Claudemir Freitas (PMDB), presente no encerramento de uma das turmas e abertura do curso na segunda turma, registrou em suas falas que Boa Esperança do Iguaçu tem hoje aproximadamente 350 propriedades que trabalham com gado leiteiro e produção de leite.

PMDB de Nova Prata do Iguaçu realiza convenção para eleger novo diretório


Os diretórios municipais do partido PMDB em todos as cidades paranaenses realizam neste sábado suas convenções.Em Nova Prata do Iguaçu a convenção acontecera na Câmara de Vereadores do período da manha.Na oportunidade os filiados estarão elegendo o novo diretório municipal. Apenas uma chapa se inscreveu a mesma é encabeçada pelo empresário Sidnei Albertao o Sidão.

Jovem de Salto do Lontra é destaque pelo Joinvile no Catarinense
O jovem de Salto do Lontra, Alan Cris Ferrari, 18 anos, filho de Itacir e Elza Ferrari, está atuando pela equipe de juniores do Joinvile no Campeonato Catarinense da categoria.No sábado, dia 10, em um jogo com gramada encharcado, o time empatou com o Avaí em 1 a 1, no CT do Morro Feio. O Joinvile foi superior ao adversário, pressionou desde o início da partida, mas o Avaí fez uma forte marcação e neutralizou as investidas do Tricolor.Um jornal catarinense destaca que “o Joinville tentava o ataque mais pela esquerda – com Alan Cris – e pela direita – com Eduardo. A bola chegava em Romero e Wesley, mas sempre parava nas defesas do goleiro do Avaí– Renan”. No próximo final de semana o Joinvile joga em casa contra o Figueirense na partida de ida da semifinal. O jogo de volta deve acontecer no dia 31 em Florianópolis.


Luz Para Todos já beneficiou mais de 180 agricultores de Salto do Lontra
O programa Luz para Todos do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia tem o objetivo de levar energia elétrica na área rural e está beneficiando inúmeras pessoas também em Salto do Lontra. A instalação da energia elétrica até os domicílios é gratuita para as famílias de baixa renda. O programa é feito em parceria com as distribuidoras de energia e os governos estaduais. O objetivo do governo é utilizar a energia elétrica como instrumento para o desenvolvimento econômico das comunidades e para a redução da pobreza e da fome. O acesso à energia elétrica contribuirá para a integração das políticas sociais do governo federal, ao possibilitar que as regiões atendidas se beneficiem de serviços básicos de saúde, educação e abastecimento de água e comunicação. Em Salto do Lontra, somente neste ano já foram efetuadas mais 100 ligações de energia. Desde o início do projeto, já foram feitas em torno de 180 ligações no município. De acordo com a Copel, cada ligação tem um custo médio de R$ 6.020,00 no estado do Paraná. Portanto, em Salto do Lontra, já foram investidos aproximadamente R$ 1.083,600,00.Também há vários agricultores que estão cadastrados e deverão ser beneficiados ainda este ano. No Paraná, os projetos do Luz Para Todos são coordenados pela Copel.


Câmara de Vereadores entrega Moção de Apoio ao prefeito
Os vereadores de Cruzeiro do Iguaçu aprovaram por unanimidade na última segunda-feira, 19 de outubro, uma Moção de Apoio ao prefeito Dilmar Túrmina. O mérito deve-se à sua atitude em priorizar a construção da nova sede do CRE – Centro Regional de Especialidades.
Todos, inclusive os de oposição, parabenizaram a atitude do chefe do Poder Executivo cruzeirense que também é membro da diretoria da A.R.S.S. – Associação Regional de Saúde do Sudoeste.
Em um dos trechos da justificativa consta o seguinte: “Somos conhecedores das reais necessidades em melhorar a estrutura física do Centro Regional de Especialidades (CRE) onde são atendidas diariamente centenas de pessoas que moram nos municípios pertencentes a micro-rigião de Francisco Beltrão. Hoje as condições de atendimento do CRE são precárias, sua infra-estrutura não permite o bom atendimento aos pacientes e muito menos uma boa condição de trabalho aos profissionais que ali exercem sua função”.
A Moção de Apoio foi assinada pelos nove vereadores que compõem o Poder Legislativo de Cruzeiro do Iguaçu: Luiz Carlos Fretta(PDT) – presidente, Lurdes Bertoldo(PMDB), Atílio Záffari(PDT), Jovânia Aparecida Piva(DEM), Jairo Ribeiro dos Santos(PMDB), Adilson Záffari(PSC), Reni Kovalski(PT), Sadi Franceschini(PP) e Lídio Bertholdo(PDT).


Chuva causou transtornos a moradores da região
A chuva que caiu no fim da tarde de quarta-feira, 21, foi intensa e veio novamente acompanhada de fortes rajadas de vento.Em Dois Vizinhos houve alagamento próximo ao Lago da Paz no Centro Norte da Cidade e queda de árvores na rodovia que liga o município a Cruzeiro do Iguaçu.Em Francisco Beltrão o Corpo de Bombeiros registrou o destelhamento de uma casa no Bairro Cristo Rei.Em Marechal Cândido Rondon a chuva também foi forte e fez com que o Lago Municipal da cidade transbordasse.Em Salto do Lontra uma placa da outdoor localizada na Rua Pedro Paulo Koerig acabou caindo e uma pequena parte da cobertura do Barracão onde funciona a Distribuidora de Bebidas Real Beer ficou danificada. Além disso, galhos e muitas folhas de árvores ficaram espalhados pela cidade e algumas casas tiveram a covertura danificada. Porém, apesar do susto, felizmente a chuva não causou maiores estragos.

Programa Colaborador + na Associação Comercial de Três Barras
A Associação Comercial e Empresarial de Três Barras do Paraná está oferecendo o "Programa Colaborador +", através do SEBRAE.O curso visa atender as necessidades dos que buscam uma oportunidade de trabalho, e dos empresários que pretendem formar uma equipe de trabalho comprometida e produtiva.O curso inicia-se dia 28 de outubro de 2009 às 19:00 horas.Informações através do fone (45) 3235 1363 (45) 3235 1363 com Ivana

Menina atropelada morreu no hospital

Faleceu na tarde desta quinta-feira, dia 22, no Hospital São Francisco, em Francisco Beltrão, a menor Amanda Dielen de Azevedo Zambilo, 10 anos, que foi vítima de atropelamento na noite de domingo, dia 18, às 20:30 horas, na rua Taubaté, no bairro Pinheirinho. Além de Amanda, também foram atropelados Eleandro da Veiga, 28, e Aline Nayara de Azevedo Zambilo, 9 anos.
O veículo atropelador foi um Santana, conduzido por Valdecir de Souza Machado, 36 anos, que estava embriagado, foi preso em flagrante e permanece detido na 19ª SDP. Os pedestres foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e hospitalizados no São Francisco. Valdecir foi submetido ao teste de bafômetro, que apresentou resultado de 1,63 mg/l, caracterizando embriaguez ao volante. O veículo estava com o licenciamento em atraso e foi retido. Valdecir trabalha de motorista. Com a morte da menina, a situação de Valdecir se agrava ainda mais em relação ao inquérito que está sendo elaborado pela Polícia Civil.

Preso no Verê acusado de estuprar enteada
A polícia de Verê, com o comando do Sargento Sarmento, deteve Ademir Antunes de Souza, 26 anos, acusado de estupro. A denúncia chegou ao Conselho Tutelar, que acionou a polícia. As investigações culminaram com a prisão do acusado, que mora em Verê, mas foi encaminhado para a cadeia de Dois Vizinhos.
Ademir é acusado de estuprar sua enteada, hoje com 11 anos de idade. Porém, a menina vinha sofrendo violência sexual desde os 10 anos. Também é acusado de tentar manter relações sexuais com outra enteada, de 13 anos. As crianças confirmaram a denúncia em depoimento e os exames realizados na menina de 11 anos comprovaram que ela sofreu a violência.
Inclusive ela disse que recebia ameaças. Ele dizia que ia matar a mãe das meninas, com quem vive há cinco anos, se ela denunciasse o que estava acontecendo. De acordo com o Sargento Sarmento, no depoimento ele negou as acusações mas as investigações e depoimentos coletados confirmam a ocorrência. Como a prisão foi decretada pela Justiça, Ademir vai permanecer preso para a continuidade das investigações.


Cofre de empresa foi furtado
Na madrugada desta sexta-feira, 23, aconteceu arrombamento e furto em uma empresa de Francisco Beltrão, no bairro Cango, na rua Santo Onofre. O proprietário, Pedro Perardt, cuja residência fica ao lado da empresa, disse que ouviu barulho e quando foi verificar avistou três elementos carregando o cofre em um veículo preto e fugindo na seqüência. A polícia realizou buscas mas não encontrou os ladrões. No interior do cofre havia R$ 2.000,00 em dinheiro e três talonários de cheques.

Apreensão de carro clonado
A Polícia Rodoviária de Palmas apreendeu um Astra, placas de Curitiba, AAA 3924, que era conduzido por Elizandro de Lima, 29 anos. Ao conferir os dados do veículo, os policiais descobriram que as placas eram clonadas. O carro foi retido e conduzido para a delegacia de Palmas, juntamente com o condutor.

Homem perdeu R$ 9 mil no golpe do bilhete
A polícia de Mangueirinha registrou um golpe do bilhete premiado, onde foi vítima Domingos Antonio Chaves, 60 anos. Ele foi abordado por dois elementos que disseram ter um bilhete premiado, no valor de R$ 2,2 milhões, mas que iria demorar alguns dias para conseguir sacar o dinheiro e precisavam de recursos paga pagar algumas contas. Propuseram que Domingos se associasse a eles, mas exigiram um pagamento. Os golpistas convenceram Domingos ir ao banco, onde sacou R$ 9 mil e entregou aos dois. Na seqüência os marginais fugiram e Domingos ficou com o bilhete, que era falso.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Conselho da Assistência Social de Nova Prata avalia trabalhos

Fonte Assessoria de Imprensa

Os membros do Conselho municipal de Assistência Social do município de Nova Prata do Iguaçu estiveram reunidos na ultima sexta feira dia 16 de outubro para avaliar as ações realizadas pelo CRAS- Centro de Referencia da Assistência Social.Estiveram presentes todos os membros do Conselho, a Secretária de Assistência Social Vera Lucia Cardoso Foletto, Prefeito municipal Rubem Miguel Foletto e a técnica da Secretaria Regional do Trabalho e Promoção Social de Francisco Beltrão Maristela Seleski.
Após as explanações de como está o andamento dos trabalhos, Maristela disse que a reunião com os Conselheiros “Órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social.” E demais lideranças foi muito importante.“ Considero proveitosa esta reunião pois podemos realizar um monitoramento e uma avaliação da gestão municipal e do CRAS nestes 10 meses desta nova administração municipal.
O Escritório Regional atende 27 municípios e estamos realizando este monitoramento em todos os municípios e aqui em Nova Prata, nós também realizamos esta avaliação juntamente com o Conselho, com o setor financeiro da prefeitura, com a gestora do CRAS, de como que está o andamento do processo de Assistência Social no município. Visitamos e podemos avaliar o CRAS e, o órgão gestor e, percebemos que houve mudanças significativas para melhorar o atendimento e mudanças ainda ocorrerão esperamos que estas não parem por ai pelo que visualizamos hoje, consideramos que está tudo bem em Nova Prata do Iguaçu “ destacou
Doranete Pietro Biassi membro do Conselho que é representante da sociedade civil, disse que todas as informações foram excelentes. “ Entendemos mais quanto ao funcionamento do Conselho e sobre o melhoramento dos trabalhos desenvolvidos. A reunião foi produtiva e tivemos uma boa participação de todos. Foi muito importante saber que as mudanças e avaliação foi positiva” enfatizou.

Departamento Municipal de Educação entrega lembranças a Professores e Funcionários no dia do professor em Boa Esperança.

A Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Ivanilde Vachin juntamente com o Prefeito Claudemir Freitas visitaram e presentearam todos os professores na última semana.
No Centro Municipal de Educação Infantil todas as 19 professoras e funcionárias foram abraçadas e receberam presentes além de comemoração feita pela Diretora Iolene Dreves e equipe.
Já na Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna também foram saudadas pelo Prefeito todas as professoras e funcionárias e também receberam mensagens, além de lembranças da Diretora Leonice Rufatto e Equipe. O mesmo foi entregue a professora e funcionária na Escola Getulio Vargas na Comunidade de Nossa Senhora do Carmo e a Equipe do Departamento de Educação ao todo 46 profissionais municipais receberam homenagens.
A festa também aconteceu para professores da Escola de Educação Especial Raio de Luz da APAE conforme relatou a Diretora Rosane Regina Grassi Resende foram presenteados todos os 18 profissionais, Professores, funcionários e equipe além dos Profissionais Técnicos que atuam junto à instituição.
Em sua fala o Prefeito Claudemir lembrou que não basta ser apenas profissional da área da educação é preciso ter o dom para trabalhar com crianças e adolescentes, visto que estão atuando e influenciando diretamente na formação do individuo e muitas vezes até além do papel de alfabetizar cumprem também o papel dos pais qual seja o de educar, finalizou.


IPVA ficará mais barato no Paraná em 2009

Os motoristas do Paraná começarão o ano com duas notícias antagônicas. A boa é que o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os automóveis ficará entre 12% e 13% mais barato, em virtude dos reflexos da crise que derrubaram os preços do setor, conforme projeção dos empresários e confirmação da Inspetoria Geral de Arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda e Receita Estadual (Sefa). Já para quem não puder aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que volta a 7% em janeiro para os carros motor 1.0, pagará

Instituto de identificação vai mudar de endereço

A partir da próxima semana o Instituto de Identificação de Francisco Beltrão, onde são confeccionadas Carteiras de Identidade, vai mudar de endereço. Atualmente o atendimento é prestado no mesmo prédio onde funciona o IML, ao lado da delegacia. A partir da próxima quarta-feira, dia 28, passa a funcionar na avenida Prefeito Guiomar Lopes, ao lado do Corpo de Bombeiros, no bairro Cristo Rei.
No dia 13 de outubro, em função de problemas hidráulicos, o computador e outros equipamentos do Instituto foram atingidos por água. O computador queimou e com isso não está sendo possível emitir novos documentos. Porém, até meados da próxima semana o equipamento deve estar consertado, permitindo que as emissões voltem ao normal. A partir daí o atendimento já será prestado no novo endereço.

Seis feridos em acidentes
A Polícia Rodoviária Estadual registrou mais três acidentes de trânsito nas rodovias do Sudoeste, com saldo de seis feridos. O acidente com maior número de feridos, cinco, foi uma colisão longitudinal, na PR 483, próximo do perímetro urbano de Francisco Beltrão, envolvendo uma Chevy 500, de Francisco Beltrão, conduzida por Osvaldir Flores, 55 anos, e um Golf, também de Beltrão, dirigido por Eloir Luiz Freire, 39 anos. Sofreram ferimentos leves os dois condutores, além de Adão Flores, 47, Márcia Regina Wolf, 33, e Valdomiro Lopes, 52 anos. Foram socorridos pelos Bombeiros e encaminhados à Policlínica.
Na PR 281, em São Jorge D’Oeste, aconteceu choque contra poste, envolvendo um caminhão Volks, 14.140, de Dois Vizinhos. O motorista, Valdevino Camargo Ribeiro, 58 anos, se feriu levemente. Neste mês, até ontem, aconteceram 94 acidentes nas rodovias estaduais da região, com 6 mortes e 76 feridos. No ano são 1.137 acidentes, com 97 mortes e 995 feridos.


Chuva forte provoca alagamentos e quedas de postes no Oeste do Paraná
O mau tempo voltou a castigar moradores do Oeste do Paraná no fim da tarde de quarta-feira (21). Uma chuva forte que atingiu as cidades de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu deixou várias ruas alagadas, derrubou postes e danificou duas casas. Segundo a Defesa Civil, não houve registro de feridos, desabrigados ou desalojados.A chuva durou cerca de uma hora em Foz do Iguaçu. Em algumas ruas, o nível da água ficou tão alto que os motoristas passavam por cima do canteiro central para evitar que o carro parasse no alagamento. Na Vila Portes, que fica próximo à Ponte da Amizade, a água invadiu várias lojas. As rajadas de vento chegaram a 57 quilômetros por hora, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu teve de fechar por meia hora. Quatro postes quebraram, e o Corpo de Bombeiros registrou dois destelhamentos na cidade. Ao longo desta semana, as fortes chuvas já haviam provocado prejuízos em diversas cidades, principalmente nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. Na semana passada, um tornado com ventos de até 115 quilômetros que passou pelo Oeste deixou milhares de casas destelhadas e matou uma pessoa na cidade de Santa Helena.

Fonte Gazeta do Povo

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vaca da à luz a bezerras siamesas em Nova Prata do Iguaçu

Na sexta-feira (9) de outubro na propriedade rural de Sadi Ancheski no Bairro Laticinio uma vaca deu a luz a duas bezerras que estavam grudadas na região do tórax.A vaca teria entrada em processo de parto, como a vaca não estava conseguindo parir o agricultor pediu auxilio dos veterinários Claudemir Weber e Jaime Minozzo que juntamente com os estudantes de Medicina Veterinária Jackson Hernandes Cardoso e Felipe Calgarotto fizeram uma cirurgia, ou seja, cesariana para a retirada dos fetos.

Uma das bezerras nasceu sem a cabeça, somente com as orelhas e outra estava perfeita, porém acabou morrendo devido à demora do parto.Nesta semana a vaca morreu também devido as complicações com o parto.Segundo o medico veterinário Claudemir Weber esses casos são raros pois os defeitos congênitos são anormalidades estruturais ou funcionais presentes ao nascimento, que acometem os sistemas parcial ou totalmente. Dentre estes defeitos, encontram se os gêmeos siameses, que podem ser gerados pela união de dois organismos ou por porções do corpo parcialmente duplicadas.

Os gêmeos siameses e as duplicações embrionárias são representados por uma série progressiva de deformações, desde duplicação parcial de parte do corpo até a formação quase total de dois organismos.Os fatores que provocam duplicação embrionária são ainda objeto de estudo: gêmeos unidos (monstros duplos) e gêmeos idênticos parecem ter a mesma origem.Entretanto, muitos fatores estão envolvidos no aparecimento destas malformações, e talvez a associação de vários deles, provoque a formação destas monstruosidades. Desta maneira, podemos salientar que estas malformações, muitas vezes, implicarão na morte da fêmea gestante e dos gêmeos envolvidos neste processo.

Morte em capotamento de veículo

A Polícia Rodoviária Estadual registrou acidente de trânsito com morte na PR 473, município de Dois Vizinhos. Houve capotamento de um Fiat Palio. O condutor, Ramon da Silva, 21 anos, morreu no local. O corpo foi necropsiado no IML de Francisco Beltrão. Ramon morava em Dois Vizinhos. Outro acidente grave foi na PR 884, em Renascença. Uma moto Honda, CG 125, de Blumenau, pilotada por Geferson Xavariz, 22 anos, atropelou o pedestre Julio Lopes Pereira, 53 anos, que sofreu ferimentos graves.
Nas últimas horas aconteceram mais sete acidentes nas rodovias estaduais da região, que resultaram em danos materiais ou vítimas com ferimentos leves. Neste mês, até ontem, foram registrados 91 acidentes no Sudoeste, com 6 mortes e 71 feridos. No ano são 1129 acidentes, com 97 mortes e 981 feridos.

Incêndio destruiu casa em Beltrão
Um incêndio de grandes proporções foi registrado em Francisco Beltrão no início da noite de terça-feira, dia 20, na rua Aracaju, bairro Pinheirão. O fogo atingiu uma casa de madeira. Tudo foi completamente destruído. Outras duas residências de madeira, localizadas ao lado, corriam o risco de incendiar, mas os Bombeiros evitaram que isso acontecesse. Agora a perícia como o fogo teve início.

Polícia apreendeu 113 quilos de maconha
A equipe Bravo Rotam da Polícia Rodoviária do Sudoeste apreendeu 113 quilos e 400 gramas de Maconha e deteve cinco pessoas. Foi durante uma operação de fiscalização na PR 182, em Realeza, na terça-feira, dia 20. O condutor de um Monza, placas de Caxias do Sul, LXD 1174, não atendeu a ordem de parada. O carro foi encontrado posteriormente, no estacionamento de um restaurante. A droga estava no porta malas.
Os cinco ocupantes do carro foram presos quando tentavam fugir a pé. São eles: Alessandro Ortiz, 32 anos; Antonio Marcos Amorim, 38; Célio Aparecido da Silva, 35; Thais da Silva Lopes, 19, e Jonathan Pereira Estrela, 19 anos, que era o condutor do carro. Todos foram autuados em flagrante na delegacia de Realeza.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Noite do Pijama no Centro de Educação Infantil em Boa Esperança do Iguaçu.

Na última semana as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança de Boa Esperança do Iguaçu viveram algo muito diferente na escola, foi a 1ª noite do pijama além do horário integral eles também dormiram na escola.
Ao todo 64 crianças e uma equipe de funcionários dormiram na escola, a iniciativa foi da direção, das professoras e equipe relata a diretora Iolene Dreves, na noite que também teve carro e motorista a disposição apenas 01 criança não conseguiu ficar longe dos pais e teve que ser levada pra casa as demais na sua grande maioria adoraram a noite diferente que passaram.
A iniciativa parece simples, mas modifica completamente a rotina das crianças e é sabido que ações dessa natureza e pedagógicas interferem diretamente na formação do individuo fazendo com que rapidamente se adaptem a novos ambientes e até criem com o tempo uma maior independência, além claro da grande bagunça e a festa que foi pra eles dormir fora de casa num ambiente todo organizado e decorado para recebê-los.

Conselho da cidade tratou conferência da cidade em Nova Prata do Iguaçu

Os membros titulares do Conselho da Cidade do município de Nova Prata do Iguaçu estiveram reunidos para tratar sobre a realização da Conferencia das Cidades. O Ministério das Cidades dá o prazo ate 15 de dezembro para a realização da fase municipal.“O lema é “Cidade para todos com gestão democrática, participativa e controle social” e o tema é Avanço dificuldades e desafios na implantação da Política de Desenvolvimento Urbano.” Em função disso houve uma discussão de esclarecimento para a realização da Conferencia municipal das cidades em Nova Prata sem data definida ainda, motivo pela qual foi criada uma comissão multidisciplinar com a participação Engenheiros, Arquiteta e Urbanista e demais pessoas da comunidade e do poder público.A Arquiteta Ceres Malacarne Faust,comenta do seu papel no conselho.“ As pessoas podem se perguntar o que tem a ver a Arquitetura com o Urbanismo, então para fazer uma ligação sobre estes dois termos, gostaria de explicar de uma forma bem generalizada o que é o papel do Arquiteto é de criar,organizar e edificar os espaços usados pelo ser humano. Então cabe ao Arquiteto exercer a função de urbanista e organizar este espaço. Assim como em uma residência todos os ambientes tem uma ordem definida para que as atividades funcionem melhor. Assim também devem acontecer com as cidades. Nós podemos ver a cidade como uma grande casa onde seus espaços devem ser organizados, para que ela funcione melhor. O urbanismo nós temos o planejamento Urbano e um campo que lida com o desenvolvimento de soluções que visa melhorar certos aspectos das cidades e, até planejar, outras novas áreas urbanas. Então o objetivo é proporcionar aos habitantes uma melhor qualidade de vida” comentouDepois de realizada a Conferência das Cidades no município, será a vez da fase Estadual que será realizada entre 1º de fevereiro a 18 de abril de 2010 na cidade de Foz do Iguaçu e a fase Nacional deve ser realizada de 24 a 28 de maio, em Brasília.

Primeiro lote de frangos em condomínio de cooperados da Coasul é abatido

Foi carregado e batido no dia 16 de outubro o primeiro lote de frangos em condomínio de cooperados da Coasul Cooperativa Agroindustrial. Este é o 6º carregamento da cooperativa e foi realizado no município de São Jorge D´Oeste, na propriedade de um dos associados, Amarildo Kaster. Este também é o primeiro lote de aves do município abatido em parceria pela Coopavel em Cascavel.
O carregamento começou às 6h com término as 16h, somando um total de 34.062 aves, divididas em seis cargas: 3 com 6.075, 2 com 5.400 e uma com 5.037. Os frangos foram alojados no dia primeiro de setembro e batidos então com 45 dias. Segundo o responsável pela logística do fomento avícola, Silviomar Luís Savi, este foi o primeiro lote com frangos da linhagem Ross e a expectativa é para um peso médio de 2,75 Kg.


Vacinação contra gripe A no Brasil começa até abril de 2010
A vacinação dos brasileiros contra a gripe A vai começar em “março ou abril”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Profissionais de saúde, mulheres grávidas, idosos, crianças pequenas e pessoas com baixa imunidade receberão a vacina. Mas outros grupos também serão beneficiados. O Instituto Butantan, de São Paulo, vai produzir 18 milhões de doses. As demais serão compradas da Organização Pan-Americana da Saúde e de laboratórios particulares.


Prefeitos pedem patrulhas rodoviárias para manutenção das estradas rurais
A preocupação com a manutenção das estradas municipais nesse período de chuvas intensas levou os prefeitos do Sudoeste, Oeste e da região Central do Paraná a pedir mais patrulhas rurais. Acompanhados dos deputados federal, Assis do Couto, e estadual, José Lemos, cerca de 10 prefeitos, vereadores e assessores reuniram-se nesta segunda-feira (19) com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.Eles discutiram maior integração das patrulhas rodoviárias do Estado (da Codapar e DER) com os investimentos do governo federal para manutenção das estradas. A ideia é que no futuro tenha uma patrulha para atender em média 10 municípios. Segundo o prefeito de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa, as estradas municipais estão intransitáveis por causa das chuvas e faltam máquinas para fazer a manutenção principalmente nos municípios pequenos.Participaram do encontro o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi. Eles se prontificaram a encaminhar os projetos de recuperação das estradas rurais junto ao governo federal e agilizar a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares.Segundo Bianchini, o atendimento aos municípios pequenos pode ser feito conforme o planejamento territorial e em consórcios municipais.


DV: Construção da nova sede da Copel deve iniciar nesta semana
De acordo com o gerente da Copel (Companhia Paranaense de Energia) de Dois Vizinhos, José Rafagnin, as negociações para construção da sede própria da estatal no município já se estendiam por quatro anos. “Agora, finalmente vai ser construída a sede própria da Copel, que além de Dois Vizinhos atende aos municípios de Salto do Lontra, São Jorge, Cruzeiro, Boa Esperança, Verê e Nova Prata do Iguaçu”, frisa. Os investimentos serão de aproximadamente R$ 300 mil. Atualmente, a unidade conta com 25 funcionários e está instalada na Rua Castro Alves, no Centro Norte. A nova sede será construída na Rua Santa Catarina. O gerente conta que as obras devem iniciar nesta semana e a previsão de conclusão é para fevereiro do próximo ano. “É a única sede própria da Copel atualmente em construção no Paraná. A Engenhar Construtora foi a empresa vencedora da licitação.

Menor esta desaparecido em Nova Prata

Está desaparecido desde o dia 10 deste mês, o menor Leandro de Azevedo de 14 anos.Ele é filho de Lucia de Azevedo Ferreira, que mora na Avenida Iguaçu no Bairro São Cristovão.No dia em que sumiu de casa ele saiu somente com a roupa do corpo. A família procurou a Delegacia somente na manha desta terça-feira para fazer o registro do sumiço do menor. Qualquer informação que possa ajudar a policia, as pessoas podem ligar no telefone 3545 1392 da Delegacia de Polícia.

Oito acidentes na região
A Polícia Rodoviária Estadual registrou oito acidentes de trânsito nas rodovias do Sudoeste. O mais grave, com vítima fatal, foi na PR 459, próximo de Mangueirinha. Foi um tombamento, envolvendo uma moto Honda, NXR 150, de Reserva do Iguaçu. O condutor, Clemir João dos Santos, 26 anos, morreu no local. Nos demais acidentes somente danos materiais ou vítimas com ferimentos leves. Neste mês, até ontem, aconteceram 82 acidentes nas rodovias da região, com 5 mortes e 65 feridos. No ano são 1120 acidentes, com 97 mortes e 975 feridos.


Assalto e arrombamento em Beltrão
Na tarde de segunda-feira, 19, aconteceu assalto em Francisco Beltrão, na Livraria da OAB, na rua Romeu Lauro Werlang, no centro. Um homem armado com uma faca roubou R$ 300,00 em dinheiro e R$ 650,00 em cheques. Logo após o assalto a PM fez buscas mas o ladrão não foi encontrado. Outra ocorrência foi no bairro Luther King, na rua Marília. Houve arrombamento e furto em uma residência. Foram furtados R$ 12.200,00 em dinheiro. O proprietário se ausentou cerca de duas horas, período em que aconteceu a ação do marginal.

Carro furtado foi abandonado
Um veículo foi furtado em Francisco Beltrão no sábado, dia 17, no bairro Cango, foi localizado abandonado. Trata-se de um Chevette prata, ano 1985, placas AEG 9935, propriedade de Vladimir Antonio Chaves. Foram furtadas as quatro rodas, bateria e rádio.


Casal assassinado a facadas em Capitão Leônidas Marques
Os agricultores Antonio Bento Silvério, 48 anos, e sua esposa, Vaneli Aparecida Silvério, 36, que moravam no interior de Capitão Leônidas Marques, foram assassinados a facadas na noite de domingo, dia 18. O autor do crime, Silvonei Marcos Dalabrida, 23 anos, foi preso e autuado em flagrante na segunda-feira, dia 19.
A polícia apurou que os três estavam juntos, tomando cerveja em um bar. No retorno prá casa houve discussão, culminando com o crime. Antonio e Vaneli foram atingidos por golpes de faca no pescoço e morreram na hora. Silvonei foi encontrado pela polícia no terminal rodoviário de Santa Lúcia, quando tentativa fugir.
No depoimento ele alegou legítima defesa. Relatou que os três estavam embriagados e acabaram discutindo. Primeiro ele esfaqueou Antonio e na seqüência Vaneli. Porém, a polícia acredita que existe outra motivação para as mortes. Os dois corpos foram necropsiados no IML de Cascavel.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Realizado em Nova Prata do Iguaçu Seminário Regional de Piscicultura Sustentável Familiar


Na quinta-feira (15) de outubro de 2009, foi realizado no município de Nova Prata do Iguaçu o III “Seminário Regional de Piscicultura Sustentável Familiar.” e o IV encontro regional de intenção pesqueira. Estes encontros acontecem nos municípios do entorno do lago da Usina de Salto Caxias, Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques e Boa Vista da Aparecida.O encontro em Nova Prata do Iguaçu reuniu vários interessados no assunto.A Engenheira de Pesca da Unioeste Campus de Toledo, Fabiana Dietrich comentou a respeito do seminário.“ Estamos realizando a II etapa do evento em Nova Prata do Iguaçu, e a oficina de boas pratica de fabricação de produtos animal, que aqui envolve os palestrantes a Bióloga Letícia e Nutricionista Juliana Werich. Tratamos de um tema bem importante sobre a produção de alimentos, que são as boas praticas de fabricação. Que muitas vezes não é levada em consideração quando os produtores vão desenvolver alguns produtos, é uma questão básica de suma importância no processo de fabricação” destacou Além da participação de moradores da região do lago participaram também pessoas dos municípios de Maringá, Toledo e Cascavel.

Rotary de Nova Prata propiciou alegria no dia das crianças

No feriado de 12 de outubro Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, o Rotary Clube de Nova Prata do Iguaçu promoveu um dia com muitas atrações recreativas.A programação aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio José Alencar.Além de inúmeros brinquedos também foram distribuídos doces aos baixinhos.

Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal do Programa Bolsa Família Realizam Treinamento em Boa Esperança do Iguaçu.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou em parceria com o Senar – Serviço Nacional da Aprendizagem Rural Escritório Regional de Francisco Beltrão o Curso de Qualidade de Vida e Controle Orçamentário Para Mulheres.
O treinamento teve a duração de 08 horas e foi ministrado pela instrutora Marli Helena Karasiak Lenoch de Francisco Beltrão e teve como local o Centro Social da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida.
As 20 participantes são beneficiárias do Programa Bolsa Família no Município e receberam na ocasião além de material, almoço e café que foi servido pela manhã e a tarde registrou a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas que também é no Município a Gestora do Programa Bolsa Família.
Para o Presidente do Conselho do Programa Bolsa Família do Município Osnir João Alves essa capacitação vem de encontro a realidade da maioria dos beneficiários e faz com que em sua grande maioria mães possam cuidar e gerenciar da melhor forma possível as finanças e orçamento da família otimizando e usando adequadamente dessa forma principalmente os recursos do programa.

Ninho no Legislativo Pratense

Janio Batisti o Ninho (PPS) suplente de vereador em Nova Prata do Iguaçu.
Neste mês ele assumiu a vaga do vereador José Thomazi que tirou licença por 30 dias.
Na foto Ninho confere as noticias do Jornal Correio do Povo Paranaense.

Reativada equipe de Bolão do CTG de Nova Prata

Depois de longo período parada a equipe de Bolão do CTG Pagos do Iguaçu de Nova Prata voltou a ativa.Neste domingo eles foram para Medianeira onde jogaram com o Grupo Unidos de Medianeira.Apesar de toda a festa o resultado não foi bom pra equipe de Nova Prata que foi derrotada.Mesmo com a derrota os destaques da equipe pratense foram os jogadores Barrichelo, Péca e Belé que foram os maiores pontuadores.


Construção da nova fábrica de rações da Coasul está a todo vapor
A construção da nova fábrica de rações da Coasul Cooperativa Agroindustrial em um terreno anexo a já existente indústria de rações em São João-PR, está em ritmo acelerado desde o mês de agosto deste ano. Com previsão de término para abril de 2010, a indústria produzirá 60 toneladas por hora e faz parte do projeto avícola da cooperativa. O fomento avícola inclui ainda um abatedouro de aves e aviários. A Coasul já possui outra fábrica de rações desde 2004, com produção mensal de 8 mil toneladas por mês.
O Responsável pela fábrica, Edison Raldi, esclarece que 98% da produção da nova indústria de rações será para abastecer o fomento avícola da cooperativa, sendo as rações somente para aves. O investimento é de mais de R$ 12 milhões sem os equipamentos para a pelitização, que é a granulação da ração.
Uma das diferenciações da nova fábrica é a automatização, com 34 metros de altura, trabalharão de 5 a 10 colaboradores, enquanto na já existente são 54. Essa característica dará agilidade à produção.

Sorteado mais um no comércio de Três Barras
Foi sorteado no sábado mais um vale compra no valor de R$ 100 reais na promoção "Show de Prêmios", da Associação Comercial e Empresarial de Três Barras do Paraná.O ganhador da semana foi Claudiomiro Alves. Ate o fim do ano os sorteios serão realizados todos os fins de semana.

Cavalgada da Integração percorre a região
A 18ª Cavalgada da Integração percorreu a região. Durante a semana passada, o grupo passou por Nova Esperança do Sudoeste. Sob a coordenação do CTG Recordando os Pagos, de Francisco Beltrão, 33 cavaleiros e dez pessoas, da equipe de apoio, participaram desta manifestação cultural. Os participantes integram os CTGs Recordando os Pagos e Herdeiros da Tradição, de Francisco Beltrão; Sentinela da Fronteira, de Capanema; Sinuelo da Fronteira, de Itaipulândia; Carreteando a Saudade, de Pato Branco; e Raimundo Mascarello, de Nova Esperança do Sudoeste. A cavalgada iniciou no sábado, dia 10, e encerrou no sábado, dia 17, em Beltrão. Eles passaram Bom Sucesso do Sul, Itapejara D’Oeste, Verê, Alto Bela Vista (em Dois Vizinhos), Rio Mombuco e a cidade de Nova Esperança e Rio Serrinho, na divisa de Beltrão com Verê. Na comunidade do Rio Mombuco a cavalgada chegou na manhã de quarta-feira, 14, sendo recepcionada pela diretoria da capela e moradores. No centro social foi servido almoço e à tarde a comitiva seguiu para a cidade de Nova Esperança, onde pernoitou no Estádio Mascarello. O grupo passou pela rua central, chamando a atenção dos moradores. De acordo com os organizadores, foram percorridos aproximadamente 240 quilômetros, a maioria pelas comunidades rurais dos municípios, em estradas e caminhos do interior.


Noite do Pijama no Centro de Educação Infantil em Boa Esperança do Iguaçu.
Há poucos dias, crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança de Boa Esperança do Iguaçu viveram algo muito diferente na escola, foi a 1ª noite do pijama além do horário integral eles também dormiram na escola.
Ao todo 64 crianças e uma equipe de funcionários dormiram na escola.
Segundo a diretora Iolene Dreves, na noite teve também um carro e motorista a disposição, onde apenas 01 criança não conseguiu ficar longe dos pais e teve que ser levada pra casa as demais na sua grande maioria adoraram a noite diferente que passaram.
A iniciativa parece simples, mas modifica completamente a rotina das crianças e é sabido que ações dessa natureza e pedagógicas interferem diretamente na formação do individuo fazendo com que rapidamente se adaptem a novos ambientes e até criem com o tempo uma maior independência.
O ambiente foi todo organizado e decorado para recebê-los.

Rodada da 1ª Taça Regional Esperança de Futebol 2009.
No domingo foi realizada a 5º Rodada da Primeira Fase da 1ª Taça Regional Esperança de Futebol 2009.
No primeiro jogo Ás 15h00min: Nova Prata do Iguaçu (03) X (06) Itapejara D'Oeste
Às 17h00min horas: Catanduvas (01) X (08) Três Barras do Paraná
Domingo 25.10.2009 serão realizados os jogos da Semifinal quando jogam:
1º jogo 15h00min: Três Barras do Paraná X São Jorge D'Oeste
2º jogo 17h00min: Boa Esperança do Iguaçu X Itapejara D'Oeste