quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cabeceira de Rio de Nova Prata do Iguaçu recebe proteção



Assessoria
A Cabeceira do Rio Prata no município de Nova Prata do Iguaçu, foi protegida no ultimo sábado dia 03 de abril.
O trabalho aconteceu através de uma parceria entre os Alunos do Curso de Engenharia Ambiental da UNISEP (União de Ensino de Sudoeste do Paraná), Professor José Francisco e a Secretaria de Agricultura do Município.
O Professor e Doutor no assunto José Francisco acompanhou os 25 alunos e colocou a mão na massa e destacou o objetivo da extensão que a UNISEP tem em realizar este trabalho de proteção de fontes.
“É de fundamental importância trazer para os municípios vizinhos onde os alunos que fazem parte da UNISEP, principalmente os do curso de Engenharia Ambiental, estão realizando este tipo de trabalho em todos os municípios a onde a UNISEP abrange. Aqui no município de Nova Prata é a 2º vês que estamos vindo e realizar este tipo de trabalho de proteção de fontes. Está de hoje é uma proteção especial por este ser um rio conhecido de toda a população, que é o que corta cidade”
Ele comentou da situação do Rio.
“Nós encontrarmos aqui uma situação bem complicada com indícios de poluentes na água, estamos levando uma coleta desta água para ser analisada.
Notamos que a prefeitura através da Secretaria de Agricultura e parceiros realizaram aqui um plantio de mudas de arvores nativas ao redor da cabeceira e este isolamento vai fazer com que se tenha realmente uma recuperação efetiva e especial desta nascente e quem ganha com isso é a população e o meio ambiente” finalizou.
O Aluno Otavio Montemezzo comentou do trabalho.
“ Nós realizamos juntos este trabalho de conservação, ou seja, a proteção desta nascente e a população vai ter uma água de qualidade, estamos apreendendo a ter uma consciência de como se podem conservar as nascentes para que não soframos mais tarde com a falta de água e este é um aprendizado na pratica é valioso para nós” definiu.
O Secretário de Agricultura Mauricio Pereira também acompanhou os trabalhos com os técnicos da Secretaria.
“Estamos desenvolvendo projetos na área ambiental de proteção de nascentes e esta ação só vem a somar nas questões do meio ambiente do nosso município quanto a recuperação e proteção de fontes, é um projeto piloto onde a Secretaria de Agricultura está fazendo para que possivelmnete se possa estar implementando um projeto com relação em proteção de nascentes e minas” destacou.
Mauricio agradeceu os alunos e professor da UNISEP, por proceder à extensão de trabalho da Faculdade para a pratica e segundo ele o município de Nova Prata do Iguaçu fica feliz em ter parceria como esta.