quarta-feira, 14 de abril de 2010

Salgado Filho anuncia a programação da 16ª Festa do Vinho e do Queijo

A três meses da realização da 16ª Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, a programação de shows já está praticamente definida e com uma grande atração já contratada. A dupla sertaneja Guilherme e Santiago já está com presença garantida para a festa deste ano.
Segundo o prefeito municipal, Alberto Arisi, os preparativos para a maior festa do gênero na região, e uma das melhores do Estado, estão adiantados. Ele garante que a expectativa de público deve superar a do ano passado que ultrapassou a marca das 30 mil pessoas nos três dias de festa.
O prefeito enfatizou ainda que ao longo dos anos a festa cresceu e melhorou sua qualidade graças ao envolvimento do poder público. A pacata Salgado Filho já começa a viver o clima da Festa. Nas ruas, faixas e cartazes anunciam as datas, 16, 17 e 18 de julho, anunciando que o foco da economia local já recai sobre os três dias de maior movimento no ano.A expectativa de público para 2010 é de pelo menos 40 mil pessoas durante toda a programação e o prefeito garante que com chuva ou sol, calor ou frio, a diversão está garantida.


Representantes de Boa Esperança do Iguaçu visitam Beto Richa.
Representantes do Diretório Municipal do PSDB de Boa Esperança do Iguaçu, visitaram recentemente em Curitiba Beto Richa – Pré Candidato ao Governo do Estado pelo Partido da Social Democracia Brasileira.Na comitiva do Sudoeste do Paraná estavam presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores do Município Sérgio de Souza, o Secretário Municipal de Administração Antonio Bianchini e o Empresário Lucimar Trombeta.



Secretaria de Educação promove a 6ª Feira do Livro em Salto do Lontra
Objetivando incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento, a Secretaria Municipal de Educação de Salto do Lontra estará realizando na próxima segunda e terça-feira, dias 19 e 20, a 6ª edição da Feira do Livro no Clube SERJL.
Inclusive, na segunda-feira, a feira será aberta também à noite, das 19h30 às 21h30.
Haverá comercialização de livros de diversos temas (tanto para crianças quanto para adultos) contação de estórias e a novidade neste ano que será a participação do grupo de teatro Théspis, apresentando duas peças:
Durante o dia será: “A Boneca e o Pássaro Encantado”, voltada para as crianças e com entrada livre.
Na segunda-feira à noite, será apresentada a peça: “Nove Meses” para estudantes do ensino médio e outras pessoas da comunidade, com ingressos à R$ 2,00.
A Secretária de Educação, professora Natalina Canceliér Koerich convida toda a comunidade para participar de mais esta Feira do Livro e lembra que todos devem ler e incentivar as crianças à leitura, pois só assim teremos uma sociedade com mais conhecimento.


3,5 Toneladas de Embalagens de Agrotóxicos Recolhidas em Boa Esperança do Iguaçu.
Com o apoio do Departamento de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo e do Departamento de Agropecuária na divulgação e mobilização dos produtores Rurais de Boa Esperança do Iguaçu foram recolhidas 3,5 toneladas de embalagens de agrotóxicos.
O Recolhimento das embalagens esta sendo feito nos 42 Municípios do Sudoeste do Paraná pela Empresa Sudoeste Preservado de Francisco Beltrão, que foi terceirizada pela Arias – Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste do Paraná criada em 2000 pelos revendedores de insumos com sede em Pato Branco.
Em Boa Esperança foram feitos recolhimentos nas Comunidades de São Luiz do Iguaçu, Colônia Rica, Canoas e na cidade durante dois dias sendo que as comunidades onde não havia coleta os Produtores Rurais levaram seus vasilhames nos pontos de coletas mais próximos.

A nível de Estado do Paraná a SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente através da SUDDERHSA Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental acompanha esse processo que é também fiscalizado inclusive as empresas que fazem o trabalho de coleta pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

A campanha de recolhimento no Município recolheu mais de 3,5 toneladas de embalagens que deixaram de ocupar espaço nos galpões dos nossos agricultores ou ainda estar depositadas ou jogadas em locais inadequados do meio ambiente causando dano ambiental podendo contaminar inclusive córregos e nascentes, além de cumprir o que manda a Lei Federal que diz que é obrigatória a devolução das embalagens de agrotóxicos após usadas, registrou o Prefeito Claudemir Freitas.