terça-feira, 13 de abril de 2010

Valmor Vanderlinde é o novo prefeito de Enéas Marques

Este domingo, dia 11 de abril de 2010 entrou para a história política do sudoeste do Paraná. Foi dia de eleição complementar municipal em Enéas Marques. A população teve a responsabilidade de votar e deicidir de uma vez por todas à situação, depois que Hélio Parzianello (PSDB) foi cassado pela comprovação de compra de votos.
Em 2008 Parzianello venceu as eleições com uma diferença de quatro votos. O candidato derrotado, Valmor Vanderlinde (PP) buscou no poder Judiciário a própria justiça. Mesmo com impasses e recursos ele não desistiu e conseguiu comprovar o crime eleitoral.
Quem passou a administrar o município foi o prefeito interino, Luci Menin (PMDB), que foi eleito vereador e era o presidente da câmara. A última decisão judicial foi a de que uma nova eleição seria realizada.
Vanderlinde montou chapa e se candidatou mais uma vez. O PSDB também reestruturou a coligação e colocou como candidato Maikon Parzianello, filho do prefeito cassado.
No final da tarde de domingo o resultado confirmou evidências que a população mostrou no período em que viveu de dúvidas e incertezas. Com 2.129 votos o candidato do PP, Valmor Vanderlinde foi eleito novo prefeito de Enéas Marques. Maikon Parzianello, do PSDB teve 2.003 votos.
A eleição ocorreu de forma tranqüila na opinião das forças de segurança que atuaram no município ontem. Foram detidas 13 pessoas em duas ocorrências. Os registros foram de transporte de eleitores e de usurpação do poder público. Uma empresa de segurança privada circulava por Enéas Marques exercendo funções policiais, armados com cacetetes e algemas, o que, de acordo com a Polícia Federal é ilegal, um crime.
Os eleitores festejaram em frente ao comitê de Vanderlinde, na área central de Enéas Marques. O novo prefeito, tem até o dia 19 de maio para tomar posse.


Abertas inscrições para dois festivais da musica em Três Barras
Estão abertas as inscrições para o XIX FERMUPS (Festival Regional da Música Popular e Sertaneja) e VII FENMUPS (Festival Nacional da Música Popular e Sertaneja). Os festivais são realizados pela Prefeitura Municipal de Três Barras do Paraná, através da secretaria de Cultura, e são considerados os melhores festivais de música da região Oeste do Estado.

Os festivais reúnem artistas de diversas regiões do Paraná e do Brasil. Este ano, a comissão organizadora irá distribuir mais de R$ 15 mil em prêmios, sendo que este dinheiro provém da taxa de inscrição e dos apoiadores.

As inscrições podem ser realizadas na própria sede da secretaria de Cultura e pelo site oficial do município www.portaltres.com, onde os candidatos também podem ter acesso ao regulamento.

O evento irá acontecer nos dias 14, 15 e 16 de março, no Ginásio de Esportes Mário Lopes. A animação ficará por conta da Banda Zatter. A organização destaca que o evento tem o objetivo de incentivar a música e de descobrir novos talentos.


Futebol
Na seqüência do Campeonato Procaxias de futebol, dois jogos movimentaram a competição no domingo.
Em Quedas do Iguaçu a equipe da casa empatou com o Boa Vista da Aparecida em 0x0.
Em Boa Esperança do Iguaçu, o Tarumã venceu o Boa Esperança por 1x0.
O jogo foi bastante disputado com muitas oportunidades de gols para ambas as equipes, mas foi o Tarumã que consegui aproveitar e com o jogador Marcio aos 15 minutos do segundo tempo garantiu a vitória.
O arbitro teve que dar vários cartões durante o jogo.
Pela equipe do Tarumã foi expulso Nando e receberam cartão amarelo os atletas,Aiem e Cuco. Na equipe do Boa Esperança foi expulso Lambari, e receberam cartões amarelo os jogadores, Volnei,Ivanir, Zinho,Trombeta e Dico.
Mesmo as duas equipes jogando com jogadores a menos, o jogo foi muito parecido e os torcedores vibravam em cada ataque das equipes.
No próximo domingo acontece os jogos de volta com inversão de mando de campo.