quarta-feira, 29 de junho de 2011

Empresas Progresso, Folha do Lago e Cerâmica Nova Prata ajudam população de Capitão a recuperar suas moradias


Sensibilizados com o desastre natural causado por forte chuva de granizo durante a madrugada de sábado, 25/06, onde atingiu os municípios de Capitão Leônidas Marques, Capanema e Boa Vista da Aparecida, as empresas Progresso Construções, Jornal Folha do Lago e Cerâmica Nova Prata entregaram na segunda-feira, 27, centenas de folhas de Eternit, goivos e pregos aos moradores de Capitão Leônidas Marques, cidade mais prejudicada pelo temporal.
O empresário Wanderley Faust da empresa Progresso e do Jornal Folha do Lago disse que quando ficou sabendo do sinistro, logo se preocupou em ajudar estas pessoas desamparadas. O empresário Valentin Fermino da Cerâmica Nova Prata, também preocupado com estas pessoas se congratulou e fizeram a doação em conjunto, os dois empresários doaram mais de 320 Eternites, 130 goivos e maços de pregos para reconstruir parte das moradias. 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva durou aproximadamente 15 minutos, tempo suficiente para causar estragos em diversas residências, galpões, aviários, estábulos e estrebarias, os números podem chegar a mais de duas mil coberturas, causando assim, prejuízo incalculável. Na área da agricultura a safra de milho, aveia, trigo, verduras e frutas também foi afetada com a ação do tempo. Os números oficiais deveram ser divulgados até o final da semana.
Em Capitão Leônidas Marques, o grande volume de granizo registrado provocou prejuízos em cerca de mil famílias, o primeiro passo da administração municipal foi entregar lonas para cobrir os telhados danificados.
O prefeito Claudio Quadri decretou estado de emergência no município.
Em Capanema, 454 famílias tiveram as telhas das casas destruídas. Na sede dos Bombeiros, as pedras de gelo perfuraram o forro da estrutura. Dentre as casas afetadas, uma ficou totalmente destruída, deixando seis pessoas desabrigadas. Outras 50 pessoas estão desalojadas e duas ficaram feridas.
Em Boa Vista da Aparecida a chuva com granizo atingiu a região nordeste na área rural do município, nas linhas Barra Bonita, Joãozinho, São Miguel, Aurora, Vargem Alegre, Céu Azul, Alto Jacutinga e parcialmente as linhas Três Barrinhas e Progresso. Equipes da prefeitura, defesa civil municipal e polícia levantaram os estragos, onde foi entregue lonas e cobertores para as famílias atingidas. Cerca de 70 propriedades rurais tiveram prejuízos, afirma o prefeito Wolnei Savaris.