quarta-feira, 15 de junho de 2011

Salto Caxias:Oeste terá maior projeto de piscicultura do Brasil

Fonte. Jornal  O Paraná
Além de abastecer as turbinas da Usina de Salto Caxias, o lago que dá suporte à hidrelétrica vai se transformar em sinônimo de renda e de mais proteína na mesa de muitos brasileiros. Vinte e cinco famílias de pequenos agricultores de Três Barras do Paraná já começaram a despesca de tilápias na primeira de várias células de criação de peixes em tanques artificiais em processo de implantação no reservatório.

A meta é ousada: fazer desse o maior projeto do gênero em água doce do País, informa o presidente do Consórcio do ProCaxias (reúne nove municípios do entorno), o prefeito de Capitão Leônidas Marques, Cláudio Quadri.

A meta é chegar em cinco anos à produção de cinco milhões de quilos de peixe a cada 165 dias. A despesca é mais uma das etapas de um projeto iniciado há quatro anos e que envolve, além das prefeituras, a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e o campus de Toledo da Unioeste.

O primeiro módulo de produção instalado em Três Barras do Paraná tem capacidade para 300 mil quilos de peixe a cada quatro meses e meio. O faturamento chegará a R$ 1,5 milhão já nesta primeira despesca.
O peso médio de cada peixe chega a 700 gramas.

As famílias de produtores rurais do entorno de Salto Caxias que decidiram apostar na atividade são associadas à Cooperçu, uma cooperativa criada com o objetivo de gerir o projeto. Ela já conseguiu, além de recursos para a soltura de mais de um milhão de alevinos e de linhas especiais à compra e instalação de tanques- rede, autorização para a implantação de cinco fazendas aquícolas na região.

Três Barras tem apenas uma, mas serão cinco e juntas vão produzir, a cada ciclo de 165 dias, 1,2 milhão de quilos de peixes. As outras fazendas serão instaladas em Nova Prata do Iguaçu, Boa Vista e Cruzeiro do Iguaçu, com capacidade de 900 mil quilos de peixe, cada. O município de Boa Esperança do Iguaçu também vai ganhar um módulo para 500 mil quilos de peixe. Em média, em cada cidade, a intenção é envolver de 15 a 30 famílias inicialmente em cada etapa.

O presidente do ProCaxias, Cláudio Quadri, informa que, além de uma nova fonte de renda, famílias de pequenos agricultores vão ter a chance de incluir regularmente a carne de peixe no seu cardápio.
Na parceria com a cooperativa, por meio de uma associação local, a família entra com o trabalho, a compra do tanque- rede e a despesca. Os primeiros lotes vão ser abatidos em frigoríficos terceirizados, mas o projeto conclui as obras e o aparelhamento de uma fábrica de ração, de um abatedouro e de logística de locomoção.

.