quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Eneas Marques: Propaganda eleitoral começa dia 10 de fevereiro

Quarta-feira da semana que vem, dia 10, começa a campanha eleitoral em Eneas Marques. Os partidos tem até sábado para realizar as respectivas convenções, para registrar, depois, as candidaturas até terça-feira, dia 9. A nova eleição foi marcada para o dia 11 de abril — o segundo domingo do mês —, conforme decisão tomada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná. São dois grupos políticos no município. Um, liderado pelo ex-prefeito Valmor Vanderlinde (PP) reúne também PMDB, PT e PDT; e outro liderado pelo também ex-prefeito Hélio Parzianello (PSDB), que tem apoio do DEM, PR e PTB. Desde dezembro o município está sendo administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores Luci Menin (PMDB), devido à cassação dos mandatos de Hélio e do vice-prefeito Eloir Lazzarotto (DEM). Eles foram acusados de compra de voto. A polêmica começou logo depois do resultado de 5 de outubro, na apertada diferença de votos. Hélio teve 2.010 e Valmor 2.006 — 4 votos de diferença, a menor da região. A campanha eleitoral pelo rádio começará dia 10 de março, indo até 8 de abril, sempre às segundas, quartas e sextas feiras, às 7 e ao meio-dia, com 30 minutos divididos proporcionalmente a quem tiver maior tempo. Por exemplo, o PP tem 2min.40s., PMDB 5min.50s., PT 5min.23s., e o PDT 1min.29s totalizando cerca de pouco mais de 15 minutos. PSDB tem 4min.10s., DEM 4min.1s., PR 2min.13 e PTB 1min.22s, totalizando cerca de pouco menos de 15 minutos. Só poderão votar dia 11 de abril os eleitores que estavam habilitados cinco meses antes, ou seja, desde 11 de novembro de 2009.

Conab distribuirá 90 mil toneladas de feijão em todo estado
O Programa de Distribuição de Feijão, desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento, irá contemplar todos os municípios do Paraná. Para isso, a Conab já comprou 90 mil toneladas do produto para distribuir para escolas, creches, Apaes, lar de idosos, hospitais, albergues, associações religiosas e entidades assistenciais das mais variadas espécies. Na primeira reunião do ano da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, realizada na tarde de ontem em Francisco Beltrão, o superintendente federal do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, explanou a prefeitos e chefes de pastas de Ação Social como funcionará o programa. As entidades assistenciais que têm interesse em se beneficiar do programa necessitam fazer o pedido de feijão por intermédio da secretaria ou departamento de Ação Social de seu município. Inicialmente há uma tabela referente ao tipo de entidade e a quantidade de pessoas atendidas. Nesta tabela, a quantidade diária de feijão consumido depende da faixa etária das pessoas que serão atendidas, de onde se extrai o valor quantitativo de feijão necessário para atender a entidade por determinado tempo. Tendo em mãos a tabela e a quantidade necessária, as prefeituras devem encaminhar, de uma única vez, a quantidade total de feijão que necessitará até o dia 28 de fevereiro. Dentro de 15 dias a prefeitura é comunicada pela chefia regional da Conab o local onde devem retirar o feijão requisitado, ficando a cargo das administrações municipais o transporte dos alimentos até as entidades beneficiadas. Além de beneficiar diretamente as pessoas assistidas pelo programa de Distribuição de Feijão, com a iniciativa, a Conab também propicia aos agricultores uma venda certa do produto, além de movimentar, indiretamente, um grande número de pessoas ligadas à produção, colheita e transporte do feijão, um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro.

Administração de Salto do Lontra realizou 1ª Audiência Pública do Ano
Sexta-feira, 29 de janeiro, aconteceu na Câmara de Vereadores de Salto do Lontra a 1ª Audiência Pública de 2010, em conjunto entre os poderes executivo e legislativo. Houve a apresentação da LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011, e a prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2009.Pessoas da comunidade, vereadores, funcionários públicos e o prefeito Luiz Carlos Gotardi estiveram presentes.Alguns números da audiência pública:Com relação a gasto com pessoal o executivo teve um percentual de 52,14%. Já no legislativo foi de 3,86%.A execução financeira teve superávit de R$ 424.661,44; a execução orçamentária fechou com superávit de R$ 19.883,97 e a execução patrimonial de Salto do Lontra está comprometida a longo prazo em 39,50%, portanto, dentro da resolução do senado que é de até 120% da receita corrente líquida.De acordo com o diretor de contabilidade da prefeitura municipal, Ledovino João Fasolin, que fez a apresentação e explanação dos números contábeis, esta audiência pública foi em conjunto dos poderes executivo e legislativo, e serviu para mostrar onde estão sendo aplicados os recursos arrecadados pelo município, além de mostrar a transparência com que é conduzida a administração pública municipal em Salto do Lontra.A próxima audiência pública será no mês de abril.