sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Perita volta ao trabalho no Instituto de criminalística de Francisco Beltrão

Após mais de 50 dias sem atendimento, o Instituto de Criminalística, Seção de Francisco Beltrão, volta a atender normalmente os demais órgãos de segurança pública da região Sudoeste. No dia 16 de dezembro de 2009, por falta de pagamento a Perita Kelly Cristina Borghesan se afastou de sua função, ficando o órgão sem perito para atendimento em situações com óbito. Foram nove meses sem receber salários da administração de Francisco Beltrão, que justificou não ser sua competência tal pagamento. Porém, como todos se recordam, quando a Seção da Criminalística foi instalada em Francisco Beltrão por iniciativa do deputado Estadual Caito Quintana (PMDB) e do então prefeito municipal Vilmar Cordasso (PP) se firmou uma parceria entre Estado e município para manter a unidade. O compromisso da administração seria de manter o local para funcionamento do órgão, bem como a disponibilidade de seis funcionários para auxiliar os Peritos do Estado, o que aconteceu até o final da gestão de Vilmar Cordasso. Quando a atual gestão assumiu se comprometeu em manter o pagamento da Perita, mas isso aconteceu somente nos em três meses do ano de 2009 (maio, junho e julho). Em seguida começaram as promessas de amanhã vamos ver, semana que vem tudo se resolve e assim foram passando dias e meses até completar nove meses, quando a Perita anunciou seu afastamento do Instituto no dia 16 de dezembro. Daquela data até hoje somente um atendimento foi realizado, em Enéas Marques, na comunidade de Lajeado Bonito, no dia 07 de janeiro quando quatro pessoas morreram carbonizadas. Preocupados com a falta desse serviço na região, o Deputado Estadual Caito Quintana (PMDB) e o prefeito de Realeza e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste (AMSOP), Eduardo Gaieviski (PT) uniram forças para resolver a situação e o resultado positivo veio no início esta semana quando o município de Realeza assumiu a responsabilidade e firmou uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública contratando, assim, a perita que volta ao trabalho a partir desta data. Segundo o prefeito de Realeza, Eduardo Gaieviski, a contratação pelas prefeituras é possível sim, portanto fica evidenciado que a administração de Francisco Beltrão agiu de ma-fe quando divulgou que não haviam meio legais para isso. Gaieviski afirmou que todos os municípios mantêm funcionários em órgãos Estaduais de Segurança, principalmente nas Delegacias de Polícia.

Homem é encontrado morto no interior de São Jorge D´Oeste
Uma pessoa foi encontrada em óbito na manhã desta quarta-feira, 10, na comunidade de Linha Perobal, interior de São Jorge D´Oeste. A vítima trata-se de Severino Manfro, 62 anos, que apresentava problemas mentais. O corpo, já em avançado estado de decomposição, estava em cima da cama em um dos cômodos da residência que ele morava com seu irmão, Armindo Manfro, que também apresenta problemas mentais. A família percebeu sua ausência desde o dia 29 de janeiro, mas ninguém se preocupou por que Severino com freqüência se ausentava de casa por vários dias. Porém nesta quarta-feira, 10, após sentir um cheiro forte vindo da casa, familiares encontraram o corpo e comunicaram a polícia. O irmão da vítima Armindo Manfro foi localizado no sótão da moradia e não soube explicar a causa da morte, até mesmo por seu problema mental. Devido ao estado de putrefação o corpo foi necropsiado no local por médicos legistas do IML de Pato Branco. Um laudo com a causa morte deverá ser encaminhado à Polícia Civil de São Jorge D´Oeste nos próximos dias.

Pai acusado de estuprar sua filha de 13 anos
No município catarinense de Agua Doce, vizinho a Palmas/PR, o pai de uma adolescente de 13 anos foi preso nesta semana após ter sido comprovado que estuprou a filha. O crime foi registrado em Água Doce, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A jovem teria contado à polícia que sofria abusos há pelo menos dois anos. Na sexta-feira, 5, a vítima procurou o Conselho Tutelar e a polícia. Ela fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Joaçaba, que comprovou a violência sexual. Um mandado de prisão preventiva foi expedido para afastar o homem dos quatro filhos, duas meninas e dois meninos. No final da tarde de terça-feira, o homem de 41 anos, que trabalhava como capataz de uma fazenda há um mês, foi encaminhado ao Presídio Regional de Joaçaba. Em depoimento, ele negou que teria violentado a filha. Os outros filhos relataram que não sofriam a mesma violência que a irmã. A garota de 13 anos está recebendo acompanhamento psicológico. O capataz foi autuado por estupro vulnerável, com o agravante de a vítima ter menos de 14 anos. Se condenado, pode pegar até 15 anos de reclusão.

Furtos em Francisco Beltrão
Policiais Militares de Beltrão se deslocaram até a Relojoaria e Ótica Karin, situada na Av. Julio Assis Cavalheiro 84, centro, onde um individuo armado com um revolver deu voz de assalto e roubou 02(dois) mostruário de jóias, contendo aproximadamente 50 peças cada e 06 (seis) relógios. Em seguida se evadiu em uma motocicleta Honda Biz de cor verde, placa JZD 6912. No momento do roubo o referido individuo estava usando capacete, portanto não foi possível ser identificado pelo proprietário da Relojoaria. Foi efetuado buscas, porém nada localizado.

Ainda em Beltrão na rua Octaviano Teixeira dos Santos. Gilnei André Grasiani informou que por volta das 09h de quarta-feira deixou sua motocicleta Honda Biz de cor verde, placa JZD 6912 estacionada na rua Ponta Grossa e às 12h00 foi apanha-la quando percebeu que a mesma havia sido furtada, porém informou a Policia somente as 13h00. Esta moto foi utilizada para efetuar o roubo a Relojoaria. A vitima foi orientada e as buscas continuaram, porém até o momento nada foi localizada.

Duas infrações de trânsito em Nova Prata
A Polícia Militar de Nova Prata do Iguaçu registrou na quarta-feira duas ocorrências relacionadas ao trânsito.
As 13h10min na rua Otacílio Rodrigues – próximo ao Colégio Jose de Alencar, os policiais tentaram abordar uma motocicleta sem placas, sendo que o seu condutor evadiu-se em alta velocidade sentido bairro São Cristóvão. A Policia seguiu e conseguiu aborda-lo na rua Jaboticabeira, onde foi constatado que o condutor era Valdelir Reginato, 22 anos, vulgo Deco.
A moto não possuía placas e não tem número de chassi, e foi encaminhada para Delegacia de Policia junto com o condutor que irá responder por transitar com veículo com sinais característicos adulterados.
Ainda na tarde de quarta-feira, as13h35min também na Rua Otacílio Rodrigues foi abordada moto Honda/CG 125 Titan, placas KAD -3290 e constatado que estava sendo conduzida pelo Altemir Greim, 38 anos.A moto estava com a placa ilegível e sem a targeta. O condutor foi multado e a moto encaminhada a Ciretran de Santa Izabel do Oeste para regularização