sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Festa de Navegantes aconteceu no domingo em Boa Esperança do Iguaçu

No domingo, 31, aconteceu a tradicional Festa de Nossa Senhora de Navegantes em Boa Esperança do Iguaçu. A comemoração foi realizada na praia artificial do município e contou com a presença de um grande público de devotos. Pela manhã, os participantes fizeram uma procissão com a balsa que liga à comunidade de Ouro Verde e também com barcos. Na chegada à praia, foi rezada a missa e, logo em seguida, servido o almoço. Os prefeitos Dilmar Túrmina (PDT), de Cruzeiro do Iguaçu, e Claudemir Freitas (PMDB), de Boa Esperança do Iguaçu, acompanhados de suas esposas, transportaram a imagem da santa até o local da missa.

Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques com menos recesso
– Até alguns anos atrás, os vereadores de Capitão Leônidas Marques tinham 75 dias de folga por ano. Agora, o período de recesso chega a um mês. O presidente do Legislativo, Valcir Lucietto (PMDB), informa que as mudanças refletem a urgência desse poder se modernizar e acompanhar novas exigências da comunidade. “O momento é de menos folga e de mais trabalho”, afirma o peemedebista.

Praias de Boa Vista da Aparecida recebem bom público
Mesmo com as chuvas, as praias artificiais e marinas de Boa Vista da Aparecida recebem bom público nos fins de semana. O prefeito Wolnei Savaris lembra que o processo de expansão turístico no município foi iniciado durante sua primeira gestão e será consolidado agora. A praia pública recebe melhorias, a exemplo de novos quiosques.


TSE negou ação cautelar impetrada por Parzianello em Enéas Marques
Uma decisão tomada na noite de quarta-feira pelo TSE, Tribunal Superior Eleitoral, manteve a cassação dos mandatos do prefeito de Enéas Marques, Hélio Parzianello, e do seu vice, Eloir Lazarotto. Depois da decisão pela cassação dos mandatos dos dois pela Justiça Eleitoral de Francisco Beltrão, em função da acusação de compra de votos na eleição municipal de 2008, o caso foi analisado pelo TRE, Tribunal Regional Eleitoral, do Paraná. No dia 17 de dezembro o TRE confirmou a decisão do Juiz Macieo Cataneo, mantendo a cassação dos mandatos de Parzianello e Lazarotto e determinando a realização de nova eleição para prefeito e vice, marcada para o dia 11 de abril.
No dia 12 de Janeiro deu entrada no TRE um recurso especial, apresentado por Parzianello e Lazarotto, porém, o presidente do Tribunal, Jesus Sarrão, negou a continuidade do recurso. O próximo passou foi a apresentação de Ação Cautelar, no TSE, solicitando efeito suspensivo da decisão tomada pelo TRE. Ontem à noite o Ministro Marcelo Ribeiro, relator da matéria, negou o seguimento desta ação, mantendo a decisão pela cassação dos mandatos de Parzianello e Lazarotto. Em sua decisão Marcelo Ribeiro enfatiza que o TRE do Paraná foi soberano na análise das provas, não deixando margens de dúvidas de que houve captação ilícita de votos.
Com mais esta decisão, agora tomada pelo TSE, ficam confirmadas as cassações dos mandatos de Hélio Parzianello e Eloir Lazarotto. A nova eleição em Enéas Marques está confirmada para o dia 11 de abril. Os partidos têm até domingo, dia 7, para realizarem suas convenções para a definição de coligações e candidatos. A inscrição das candidaturas na Justiça Eleitoral deverá ser confirmada na Justiça Eleitoral até terça-feira, dia 9, às 18 horas. A propaganda eleitoral começa no dia 10 de março. Os eleitos no dia 11 de abril deverão ser diplomados até o dia 19 de maio e na seqüência tomarão posse. Até a posse, a prefeitura continuará sendo comandada pelo vereador Lucí Menin, presidente da Câmara de Vereadores.