quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Expoprata: Sucesso de publico, organização e comercialização

Foto:Público no Show de João Marcio e Fabiano

O Município de Nova Prata do Iguaçu foi palco de uma grande exposição no último final de semana. Essa foi a 5ª edição da Expoprata Feira do Comércio, Indústria e Agricultura. O evento atraiu visitantes da região sudoeste e oeste do estado, proporcionando boas vendas e excelentes negócios para os comerciantes locais.

A abertura aconteceu na sexta-feira (29) com a presença de autoridades locais e deputados, que vieram para prestigiar a festa. Os prefeitos das cidades vizinhas também prestigiaram a festa de abertura.

Shows:
Na primeira noite a atração especial foi o Xirú Missioneiro que cantou suas canções,já no sábado milhares de pessoas cantaram os sucessos da Dupla João Marcio e Fabiano, entre as músicas que são sucesso da dupla está a canção : Casa das Primas e Pistoleira, a dupla era a atração mais aguardada e contagiou a platéia. Na noite de domingo quem fez a festa foi a banda Sabor do Som .

Homenagem:
Ainda na noite de sexta-feira(29), foi realizada Sessão Solene da Câmara de Vereadores, para entrega de Titulo de Cidadão Honorário, ao primeiro medico de Nova Prata do Iguaçu, Dr Casuo Ishimine um dos pioneiros do município.A homenagem havia sido proposta em 2006, pelos ex-vereadores Vanderlei Faust, Aparecido Simeão de Souza e Ildo Zanela e sancionado pelo ex prefeito Jair Morgan.

Avaliação
O pessoal tá contente“O pessoal tá contente, todo mundo faceiro, muito animado”, disse o expositor Celso Schmitz. Ele produz esquadrias de ferro há 23 anos e na Expoprata 2010 fez o lançamento de esquadrias de alumínio. “Nova Prata está construindo prédios, querem alumínio, nós temos e gostamos da recepção, o pessoal tá se intessando”, disse Schmitz.

Show atraiu mais público“Pra nós, a Expoprata superou a expectativa de vendas, foi muito boa, a estrtura foi bem montada e boa parte do público veio atraída pelos shows”, resumiu Jonatha Malacarne, expositor da Infotech (informática e provedor). Jonatha disse que gostaria de feira todos os anos e poderia ser mais longa, cinco dias em vez de três.

Saionara Rech, que tem loja de roupas há três anos, disse que a Expoprata “superou as expectativas, vendeu bem, os shows ajudaram a trazer público, recebemos bastante gente de cidades vizinhas, fizemos clientes novos”. Saionara promoveu uma liquidação de verão e fez boa divulgação, “os clientes estavam esprando”.

Valdenir Bertóglio, que participou com sua loja de produtos agropecuários, também só elogiou a exposição, destacando que “é importante porque divulga, vende bem, deixa negócios engatilhados e faz clientes novos”. Ele concorda que o intervalo ideal é de dois em dois anos, mas para o seu ramo o seria melhor a partir do início de abril, quando a maior parte da safra de milho e soja já foi colhida.

Nova Prata 27 anos
O município de Nova Prata do Iguaçu completou 27 anos de emancipação política e administrativa na última segunda-feira(1º).Em meados do século passado, exploradores estabeleceram-se no Sudoeste do Paraná, vindos de outros estados como do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A fixação do homem na região deu-se devido o comércio de bovinos entre São Paulo e Rio Grande do Sul, por ter o Sudoeste do Paraná como passagem obrigatória para tal comércio.

A Lei estadual nº 790 de 1951, criou o município de Francisco Beltrão e outros 39 municípios. Esta Lei desmembrou Beltrão do município de Clevelândia e assumiu vários futuros municípios entre eles Salto do Lontra.

Pertencendo a Salto do Lontra, Nova Prata destacou-se com a produção de suínos e pecuária. Dia 22 de Abril de 1963 passou a ser distrito, pela Lei nº145/63 e, em 1964, chegaram muitas famílias se estabelecendo e trazendo progresso a esse distrito. Para contribuir com o desenvolvimento do município, chegava em 1972 à rede de energia elétrica. Em 28 de dezembro de 1979, Nova Prata é emancipada pela Lei nº7272/79 e, em 13 de maio de 1982, passou a chamar-se de Nova Prata do Iguaçu, pela Lei nº 7580/82.

Segundo o Prefeito Rubem Foletto, “a 5ª Expoprata teve sucesso em todos os setores, e nela houve a revitalização do evento, que não era mais realizado e sim feiras. A intenção é realizar a Expoprata de dois em dois anos, visando um sucesso cada vez maio