terça-feira, 2 de agosto de 2011

Chuva e vento causaram estragos no interior de Salto do Lontra

 
Uma chuva de granizo acompanhada de fortes ventos ocorrida na noite de sábado, 30, por volta das 21h10, atingiu a região do Vale do Jaracatiá, interior de Salto do Lontra. As comunidades mais afetadas foram: Linha Boeira, Santa Luzia do Bandeira, Santa Bárbara e Nova Sananduva.
Em questão de minutos, o temporal causou estragos em inúmeras propriedades, danificando coberturas de residências e outras benfeitorias.
Houve também queda de árvores, inclusive de pinheiros, e prejuízos nas lavouras. As coberturas dos centros comunitários das comunidades de Linha Boeira e Santa Luzia do Bandeira ficaram totalmente destruídos. Por sorte, ninguém se feriu.
Na propriedade do agricultor Ademir Dalbosco, na comunidade de Linha Boeira, a cobertura de um galpão onde estava o trator da associação de produtores e outros implementos agrícolas veio a baixo. A sua residência também teve a cobertura danificada.
Outra propriedade da comunidade de Linha Boeira que foi atingida foi a do seu Reinaldo Bianchini. A cobertura da casa foi totalmente destruída.
Na propriedade de Nelson Américo Ribeiro, em Nova Sananduva, o temporal derrubou não apenas a cobertura, mas toda a estrutura de um galpão onde estava uma colheitadeira (ceifa). Os prejuízos foram elevados.
Na manhã deste domingo, 31, a Defesa Civil e funcionários da prefeitura estiveram no local auxiliando os moradores e realizando levantamento dos prejuízos que ainda está sendo concluído. Em seguida será feito o relatório e encaminhado à Defesa Civil do Estado para viabilizar recursos estaduais ou mesmo federais no intuito de ajudar as famílias e as diretorias das comunidades que foram atingidas por este temporal.
O prefeito Luiz Carlos Gotardi, através de sua equipe de governo, já está mobilizado para atender os agricultores que moram na região do Vale do Jaracatiá e que tiveram prejuízos com este temporal.

Por Wesley Hoinatz