quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prefeito e vice de Enéas Marques são cassados pela Justiça Eleitoral

A juiza eleitoral da 140a Zona Eleitoral, doutora Carina Daggios expediu liminar para a cassação de Valmor Vanderlinde do cargo de prefeito do município de Enéas Marques. O resultado foi dado na tarde de ontem (12). Uma cópia da sentença foi enviada às duas coligações que disputaram o pleito de outubro de 2008 e a eleição suplementar, que aconteceu em abril de 2010. O vice-prefeito, Miguel Ferreira, também teve seu mandato cassado.
Segundo inquérito, a cassação do mandato deveu-se à “captação ilícita de sufrágio” (compra de votos), conforme artigo 41 a do Código Eleitoral. A decisão prevê ainda que o processo seja remetido à 19a Sub Divisão Policial de Francisco Beltrão para apuração de prática ilícito penal, elencado no artigo 299 do Código Penal (falsidade ideológica). A decisão da juíza multa Vanderlinde e Ferreira no valor de R$ 5 mil cada e prevê eleições diretas no prazo de 30 dias.

A coligação “Siga em Frente Enéas Marques”, de Vanderlinde, tem 48 horas para recorrer da decisão, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Enquanto isso, quem assume a prefeitura do município é o presidente da Câmara de Vereadores, Alceu Ramos (PP).
O advogado da coligação “Compromisso, Trabalho e Respeito”, Alecxandro Schwartz, disse que “a decisão da juíza doutora Carina Daggios já era esperada , pois existia um grande volume de denúncias pela forma de como a compra de votos foi feita
O procurador de Vanderlinde, o advogado Ségio Signori, garantiu que já está providenciando provas para ingressar com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Paraná, com intuito de suspender a decisão.
Valmor foi eleito com 2.129 votos contra 2.003 votos de seu adversário, Maikon Parzianello (PSDB), filho do prefeito cassado no final de 2009, Hélio Parzianello (PSDB), também acusado de compra de votos. Vanderlinde ficou sabendo da decisão na capital do Estado, onde se encontra resolvendo situações referentes ao município.

 Fonte. Aqui Sudoeste e Portal RBJ