segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Realeza recebe Seção Judiciária e prédio próprio do Fórum Eleitoral

O município de Realeza agora é sede de Seção Judiciária, englobando as Comarcas de Realeza, Salto do Lontra e Capitão Leônidas Marques. O anúncio da instalação foi realizado em solenidade na tarde de segunda-feira (17), no Fórum de Realeza, pelo desembargador Rosselini Carneiro, representante do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Celso Rotoli de Macedo.

Salto do Lontra e Realeza pertenciam a Seção Judiciária de Francisco Beltrão (Capitão Leônidas Marques pertencia a Seção de Medianeira). “Somando todos os juízes da região de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, são 10 juízes, estes saem de férias, licença, entre outros, e só existe um substituto, muitas vezes mais de um município está sem juiz, e agora (com a criação da nova seção), teremos três juízes titulares para serem substituídos por um, significa que a prestação jurisdicional de todos os municípios vai melhorar, ser mais rápida, mais eficiente, e não sofrerá principalmente com falta de juiz”, explica Rosselini, que foi juiz em Realeza no ano de 1993.

O juiz substituto ficará na sede na Comarca de Realeza que abrange também os municípios de Ampére e Santa Izabel do Oeste. A Comarca de Salto do Lontra pertence também a Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste, todos no Sudoeste. E a Comarca de Capitão Leônidas Marques também aos municípios de Santa Lúcia e Boa Vista da Aparecida, todos na região Oeste paranaense. Mais um promotor de justiça também será anunciado para a nova Seção.

O prefeito de Realeza, Eduardo André Gaievski, comemorou a conquista da nova Seção Judiciária. “Hoje é o resultado de muita luta de toda a sociedade de Realeza, Ampére e Santa Izabel do Oeste, para que tivéssemos essa nova Seção, que vai impactar nas Comarcas de Capitão Leônidas Marques e Salto do Lontra, principalmente de ter o atendimento de mais um juiz, que vai estar próximo, pois Realeza está cerca de 30 quilômetros destas Comarcas, isso tem um ganho expressivo, agora a Comarca passa a ser de entrância intermediária, teremos mais juízes, mais promotores, e isso faz com que a população tenha mais acesso a justiça que tanto precisa”, Destaca Gaievski.

Na oportunidade, o prefeito também anunciou a construção do prédio próprio do Fórum Eleitoral da Comarca de Realeza, e ampliação da atual instalação do Fórum. “Com este processo da nova Seção, também desencadeou uma luta que nós estávamos há mais de dois anos, que é a construção do Fórum Eleitoral da Comarca de Realeza, já é concreto, existe a ordem de serviço, a obra será executada pela Saimor Construtora de Nova Prata do Iguaçu no local onde havia a torre de celular próximo ao atual Fórum que também passará por reformas e ampliação”. Disse Eduardo, enfatizando que o Juiz da Comarca, Felipe Forte Cobo, teve um papel fundamental na ampliação do Fórum e instalação da nova Seção.

Também prestigiaram a solenidade, a juíza Kléia Bortolotti, substituta do juiz Felipe Cobo que está em férias, o representante dos advogados da Comarca de Realeza, Camilo De Toni, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) regional de Francisco Beltrão, Neimar Pompermaier, além de funcionários do Fórum, advogados e autoridades de Realeza e região.


Fonte: Jornal Liberal