quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Realeza: Secretaria de Saúde alerta para os riscos de dengue









 
 
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Realeza alerta a população para o período de intenso calor e chuvas: locais onde acumulam água limpa e parada podem virar criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
No ano passado, Realeza registrou epidemia no período de fevereiro a maio, devido ao grande número de casos de dengue, foram 441 notificações, sendo 307 casos confirmados da doença. Em 2011 nenhuma notificação foi registrada.
Neste ano foi intensificada a fiscalização nas residências, através de sete agentes de combate à dengue, com auxílio no período de férias das agentes comunitárias de saúde. Um cronograma federal é seguido por área, o município de Realeza é dividido em quatro.

São seis tarefas diferentes executadas pelas agentes, conforme o cronograma, além de atividades didáticas nas escolas municipais para conscientização dos alunos. Neste ano será novamente apresentado o teatro sobre a dengue, e palestra aos colégios estaduais. Além de distribuição de panfletos, arrastões e mutirões em parceria com outras secretarias e voluntários.

Quem não obedecer as orientações das agentes pode ser preso pela prática do crime previsto no artigo 132 do Código Penal, que é "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direito e iminente", podendo ficar até um ano preso. Ou dependendo da gravidade poderá responder pelo crime previsto no artigo 267 do Código Penal, que é o crime de epidemia, com pena de até 15 anos de prisão.

"A população deve colaborar com a limpeza dos lotes, observar se existe o mosquito transmissor em suas residências e procurar o foco, qualquer dúvida basta procurar a secretaria", solicita o secretário de Saúde Milton Andreolli.
Os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.

A dengue hemorrágica tem os mesmos sintomas do início da clássica, mas piora, podendo ser fatal, com dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, e perda de consciência.