quarta-feira, 30 de março de 2011

Sanepar volta a arrecadar a taxa de lixo para as prefeituras

Nas próximas semanas, os proprietários de imóvel de 21 cidades, que não pagaram da Taxa de Lixo por meio do boleto enviado pela prefeitura, terão o valor lançado junto com a conta de água de Sanepar.

O valor será cobrado em oito ou nove vezes, dependendo da definição de cada prefeitura. Além destes 21 municípios, em outros 42 a Sanepar já presta o serviço de arrecadação da taxa, e o valor está sendo parcelado em 12 vezes.

O cliente que não concorda com esta forma de pagamento deve dirigir-se ao escritório da Sanepar, tendo em mãos uma conta de água recente e o último carnê do IPTU, onde será preenchido o Requerimento de Exclusão. Em seguida, o dono do imóvel deve ir até a Prefeitura para quitar a Taxa de Lixo, cujo pagamento é obrigatório.

Quando a conta de água e o carnê do IPTU não estiverem no mesmo nome, será necessário ir até a Prefeitura, fazer o requerimento e entregar cópia no escritório da Sanepar.

Valor – A Sanepar informa que presta, apenas, o serviço de arrecadação para as Prefeituras, que são as responsáveis por definir, por lei municipal, qual o valor a ser lançado e o total de vezes do parcelamento. Também a critério das prefeituras, na maioria delas, os inscritos na Tarifa Social da Sanepar pagarão valor diferenciado para a Taxa de Lixo.

Os municípios onde a Sanepar inicia a arrecadação a partir deste ano são: Araruna, Candói, Ibaiti, Salto do Lontra, Pinhalão, Wenceslau, Siqueira Campos, Tomazina, Clevelânida, Flor da Serra do Sul, Turvo e Palmas.

Em outros nove municípios, a Sanepar já fez a arrecadação em anos anteriores. O serviço esteve suspenso por conta de um decreto do ex-governador Roberto Requião, e no exercício de 2011 o serviço está sendo retomado. Nesta situação estão: Piên, Pitanga, União da Vitória, Porto União, São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara, Fazenda Rio Grande e Almirante Tamandaré.

Os municípios para os quais a Sanepar já prestava o serviço de arrecadação e, pela continuidade, o parcelamento é em 12 vezes, são: Cornélio Procópio, Irati, Apucarana, Mandaguari, Matelândia, Matinhos, Agudos do Sul, Assaí, Barbosa Ferraz, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Chopinzinho, Cruzeiro do Oeste, Guaratuba, Inajá, Mandirituba, Mangueirinha, Marilândia do Sul, Medianeira, Moreira Salles, Palotina, Paranacity, Pérola do Oeste, Prudentópolis, Quatro Barras, Quitandinha, Reserva, Salgado Filho, Santo Antônio do Caiuá, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Terra Roxa, Jesuítas, Douradina, Figueira, Santa Terezinha do Itaipu, Pranchita, Maripá, Campo Magro e Fernandes Pinheiro.