quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Adolescente é o Principal alvo da campanha anti-tabaco no estado e Nova Prata do Iguaçu


Assessoria


A Secretaria de Estado da Saúde está lançando uma nova campanha antitabagismo, com a distribuição de 1,2 milhões de panfletos e 160 mil cartazes para todos os municípios do Paraná. Uma das preocupações da campanha é alertar adolescentes e jovens, principais alvos da indústria do cigarro, para os riscos do tabagismo. Pesquisas mostram que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade.

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil. Isso se deve à facilidade de acesso ao cigarro, que é vendido livremente e por preços baixos, em comparação com outras drogas.


A Secretaria da Saúde  de Nova Prata do Iguaçu, no dia 24 de agosto realizou na Escola Estadual Cristo Redentor Palestras com a Enf. Cândida e a Psicóloga Adriana para aproximadamente 680 alunos, enfocando como principal tema “Ambientes 100% livres de Tabaco, um direito de todos. “Nós Paranaenses avançamos no combate ao fumo a partir da lei estadual anti-fumo, em vigor desde 2009. A lei proíbe consumir cigarros em locais fechados. No momento foi distribuídos também estes panfletos”
 O Paraná oferece tratamento moderno e gratuito na rede pública de saúde para a pessoa que desejam parar de fumar, e em Nova Prata, existe o Grupo de Tabagismo, coordenado pela Enf. Cândida, juntamente com a Medica Dra. Nadiamara e a Psicóloga Adriana  onde as pessoas recebem todo um trabalho de grupo a nível, médico,psicológico e grupal para abandonarem o cigarro. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Prata Iguaçu e falarem com as pessoas responsáveis.