quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto de limpeza de aviários e distribuição de esterco beneficia agricultores e sericicultores de Boa Vista


A atual administração de Boa Vista da Aparecida têm como um dos principais objetivos, o auxílio e suporte aos pequenos agricultores do município. Para isso, diversos projetos e programas foram implantados para beneficiar a agricultura familiar, entre eles o programa de limpeza de aviários e distribuição de esterco.
Com a mini-carregadeira adquirida nesta gestão, a prefeitura realiza rotineiramente, através da secretaria de agricultura, a limpeza e manutenção dos aviários do município com custo subsidiado, assim como o transporte e distribuição de esterco para agricultores e sericicultores de Boa Vista.
Este trabalho feito pela administração e cobrado apenas o valor subsidiado, beneficia os agricultores e sericicultores com preços acessíveis e muito menores do que os cobrados pelas empresas que prestam este mesmo serviço. “É um trabalho que não visa lucro, apenas beneficiar e dar suporte a agricultura e sericicultura do município gerando lucro e maior renda a estas pessoas”, explica Valdemar Madaloso, diretor da secretaria de agricultura.
Os trabalhos de limpeza de aviários e distribuição de esterco seguem um cronograma. “Quando o agricultor necessita da retirada do esterco, ele faz o cadastro na secretaria de agricultura para que após a retirada dos frangos, a mini-carregadeira vá até a propriedade e faça a retirada da chamada ‘cama’ do aviário. Depois disso, o esterco retirado é entregue para o agricultor ou sericicultor que compra diretamente do produtor, e têm o auxilio da prefeitura no transporte e espalho do esterco”, afirma Madaloso.