sábado, 22 de agosto de 2009

Cruzeiro do Iguaçu: Vacinação contra paralisia infantil será dia 19 de setembro

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu, seguindo orientação do Ministério da Saúde, adiou a segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil para o dia 19 de setembro. Inicialmente a campanha estava prevista para sábado, 22 de agosto.Segundo o secretário Jéferson Aires Torres, o roteiro começaria ainda na segunda-feira, dia 17, com vacinação nas comunidades do interior. No sábado haveria plantão durante todo o dia na cidade e no distrito de Foz do Chopim.
Diferente das etapas anteriores, no dia “D” as crianças estariam recebendo as gotinhas em uma tenda montada na praça central. Segundo Jéferson, o objetivo seria evitar aglomeração de pessoas em locais fechados para não haver risco de disseminação do vírus Influenza A H1N1. Em Foz do Chopim o trabalho seria realizado no pátio em frente ao Posto de Saúde.Cruzeiro do Iguaçu não tem nenhum caso confirmado de gripe A.
De acordo com o secretário, alguns pacientes que tiveram sintomas parecidos com a nova gripe foram monitorados e já estão recuperados. Mesmo assim, devido o reinício das aulas e com casos confirmados em outros municípios da região, as secretarias de Saúde e Educação vão continuar em estado de alerta tomando todas as medidas necessárias para conter um possível surto da doença.
Os pais e responsáveis por crianças de até 5 anos serão informados nos próximos dias sobre como será feita a segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite, tanto em relação ao roteiro nas comunidades do interior durante a semana, como o plantão no dia 19 de setembro. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.