quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Governo e municípios se unem para a recuperação das pastagens no Sudoeste

- Cinco municípios da região de fronteira com a Argentina, no Sudoeste, se uniram para propor um plano articulado de implantação e recuperação de pastagens para aumentar a produtividade do gado leiteiro. O plano requer recursos da ordem de R$ 3,12 milhões e foi apresentado ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, nesta segunda-feira (17) quando recebeu secretários de agricultura e representantes dos municípios acompanhados da deputada estadual Luciana Rafagnin.
Estavam presentes os secretários municipais da Agricultura Elizandro Spaulo Krajczyk (Pérola do Oeste) Francisco Quevedo (Pranchita) e Loeri Pasa (Santo Antonio do Sudoeste), além de representantes dos municípios de Santa Isabel do Oeste e Bela Vista da Caroba.
Além do leite, os secretários de agricultura mostraram interesse em iniciar uma parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) para produção de sementes fiscalizadas de milho, com maior produtividade. O secretário Bianchini gostou do projeto de recuperação de pastagens, porque permite o fortalecimento da bacia leiteira na região que está proporcionando uma renda digna aos pequenos produtores familiares. O projeto prevê a recuperação de cerca de 1.000 hectares de pastagens, sendo 200 hectares em cada município e deverá beneficiar cerca de mil pequenos agricultores familiares.
A recuperação das pastagens será feita com aplicação de fosfato, calcário e adubo orgânico. Segundo Bianchini, a Seab irá coordenar uma ação para juntar esforços de várias entidades públicas e da iniciativa privada para completar o valor necessário para a viabilização do projeto. Ele acredita na possibilidade de integrar esforços das secretarias municipais de agricultura, Seab, Emater e Iapar com concessão e acompanhamento para implantação das tecnologias, crédito, sindicatos e associações de produtores.
No que se refere à Seab, Bianchini já determinou algumas ações. Uma delas é prospectar junto ao Iapar como instalar unidades de referência para demonstração de tecnologia na atividade leiteira aos produtores. Outra medida é viabilizar a concessão de crédito junto às entidades financeiras, com a garantia do Fundo de Aval do Governo do Estado. O secretário acredita que o Fundo de Aval pode alavancar R$ 1 milhão em créditos para os agricultores com pouca renda, que não estão inadimplentes com o sistema financeiro.