sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nova Esperança realiza projeto “Cidadão Consciente Protege o Meio Ambiente”

O Projeto foi desenvolvido pelas professoras Luciane Moraes e Marli Rochemback, alunos da terceira serie da escola Visconde de Mauá e Elcimar Augustinho Faust do Departamento de Meio Ambiente de Nova Esperança do Sudoeste iniciado em meados do mês de julho.
Neste mês foram confeccionados panfletos informativos do projeto com desenhos feitos pelos próprios alunos. No dia 21 de julho foram distribuídos os panfletos aos presidentes das capelas do interior para distribuição nas Comunidades.Nos dias 29 e 30 foram proferidas varias palestras nas escolas do município abordando a coleta seletiva no interior, com as professoras Luciane, Marli e o chefe do departamento de Meio Ambiente Elcimar A. Faust. Com o cancelamento das aulas o Colégio de Nova Esperança e da manha da Escola estadual da Barra Bonita não tiveram as palestras, que irão ser realizadas na ultima semana de agosto.Também iniciou nos dias 3 e 4 de agosto a coleta seletiva de lixo reciclável no interior.A coleta aconteceu em várias comunidades e contou com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Viação e Obras, que disponibilizou uma caçamba, e Urbanismo que disponibilizou dois funcionários para auxiliar nos carregamentos.
Foram recolhidas 8 toneladas de lixo reciclável, entre papeis, latas, plásticos e vidros, que representa mais de 50% do lixo recolhido.Desta forma não só foi feita a limpeza das propriedades, mas buscou-se também oferecer uma melhor qualidade de vida aos agricultores, alem de melhorar a questão de saúde no município já que alguns tipos de lixo (vidros e latas) podem ser depósitos de água que servem como local de procriação de insetos e mosquitos, como o transmissor da dengue.
O lixo coletado será encaminhado a uma empresa que dará a devida destinação.A próxima coleta acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro. Por isso a coordenação do projeto pede aos agricultores das linhas onde não passou o caminhão que entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente ou da Agricultura, como também nas escolas de suas comunidades para que possa feita a coleta nestas localidades.