segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Custos de produção da soja diminuem para a safra 2010/2011

Na safra 2010/2011 os produtores de grãos da microrregião de Francisco Beltrão optaram por deixar um pouco de lado a cultura do milho e passaram a se dedicar mais à soja, principalmente porque na época do plantio, o milho não estava registrando preços que fossem vantajosos. Com isso, o aumento na área de soja da microrregião deve ser de 4,9%, indo de 222 mil hectares para 233 mil hectares nesta safra.
De acordo com informações do agrônomo Ricardo Kaspreski, do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) regional de Francisco Beltrão, a área de plantio da soja deve aumentar de 2% a 3% em todo o país. "O aumento da área de soja representa que os produtores estão deixando de investir em outras culturas porque entendem que a soja pode trazer melhores resultados. Atualmente os preços estão em R$ 45 por saca de 60 quilos e conforme o nosso planejamento deve ficar nessa faixa no primeiro semestre de 2011", diz Ricardo.
Ainda de acordo com informações do Deral, os custos variáveis de produção no país, que na safra 2009/2010 eram de 24,6 sacas por hectare, nesta devem ficar um pouco abaixo, com 23,6 sacas.
Produtor atento
Apesar do cenário otimista com relação à baixa nos custos de produção e com o preço médio da saca em R$ 45, os produtores devem ficar atentos porque a soja é uma commodity e como tal, os preços podem oscilar de uma hora para outra. Quem alerta para isso é o agrônomo e produtor rural Gervásio Alvício Kramer. Ele afirma que apesar dos custos reduzidos para produzir e de uma previsão de safra cheia, é importante que os agricultores acompanhem diariamente o que acontece com o mercado.

Fonte.JB