quarta-feira, 25 de maio de 2011

Agricultores de Nova Prata participaram de manifesto em Pato Branco


Assessoria Fetraf e Redação

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul – FETRAF-SUL, juntamente com a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares – COOPERHAF –coordenaram um grande ato público com agricultores familiares paranaenses no município de Pato Branco. Um grupo de agricultores de Nova Prata do Iguaçu participou. A organização da caravana ficou sob responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A 7ª jornada de luta teve por  objetivo a reivindicação de políticas públicas e ações concretas que melhorem e dignifiquem o trabalho e as condições dos agricultores no campo e, ao mesmo tempo, promovam condições da permanência da juventude no meio rural.
Segundo o Coordenador Estadual da Fetraf-Sul, o pratense Neveraldo Oliboni o objetivo da mobilização foi apresentar a pauta de reivindicações da VII Jornada de Luta da Agricultura Familiar à toda sociedade. “Necessitamos dialogar e destacar um conjunto de aspectos específicos e oportunos à construção, proposição e aperfeiçoamento de políticas e ações que dignifiquem e melhorem as condições das famílias agricultoras no campo paranaense” afirmou. A Fetraf-Sul também tem como objetivo aproximar e estreitar a relação das organizações com o Estado na busca pela implementação de um processo de desenvolvimento sustentável. 
Em frente à Superintendência Regional do Banco do Brasil de Pato Branco, os agricultores organizaram uma mesa com os produtos da agricultura familiar, convidando aos cidadãos que passavam pelo local à degustarem destes. Além disso, a comissão recebida pelo Banco entregou uma cesta com uma amostra destes produtos. A audiência ocorreu de maneira tranquila e receptiva, onde os responsáveis da Superintendência ouviram as reivindicações dos agricultores e encaminharam estas às Superintendências Estadual e Nacional do Banco do Brasil, bem como ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Na Caixa Econômica Federal (CEF), os agricultores familiares exigiram a contratação urgente de projetos de habitação rural, que estão parados há tempos para avaliação da instituição financeira e, que até o momento não tem uma resposta definitiva e clara sobre a situação. O Coordenador Estadual da Cooperhaf Martinho Manoel da Silva afirma que “precisamos apresentar ao público os nossos anseios e angústias neste tema, pois não podemos admitir tanta morosidade na análise e contratação das propostas. A casa é um sonho para a família agricultora”, finalizou.