terça-feira, 26 de outubro de 2010

Produtores rurais do Rio Grande do Sul conhecem propriedades de Nova Prata participantes do programa Balde Cheio


Por Edinei Lovatto
Um grupo de 36 pessoas, formado por produtores rurais, Técnicos Agrícolas do Município de Alegrete Rio Grande do Sul localizando no Sudoeste Rio-Grandense, estiveram na sexta-feira (22) visitando três propriedades rurais de Nova Prata do Iguaçu que integram o programa Balde Cheio para conhecer os resultados do programa desenvolvido no município. A distancia entre as duas cidades é de 800 quilômetros. A Prefeitura Municipal de Nova Prata do Iguaçu, desde agosto de 2009 é conveniada a Cooperideal. São atendidas trinta famílias pelo Engenheiro Agrônomo Mestre Juliano Alarcon Fabricio, e por ser referencia, o município tem recebido constantemente a visita de agricultores e técnicos de varias cidades.
Foram visitadas as propriedades de Adelar Viecili,Silvar Yoti, conhecido por Chico e Idemar Dalberto.
O início dos trabalhos com o produtor Adelar Viecili foi em fevereiro de 2010, com produção inicial de 220 litros de leite por dia. Hoje, a média diária gira em torno de 380 litros de leite por dia, em uma área de capim mombaça e tifton 85, irrigados.
        O inicio dos trabalhos com o produtor Silvar Iothi foi em agosto de 2009, com produção inicial de 160 litros de leite por dia. Mesmo reduzido o plantel de animais, atualmente a produção está em 250 litros de leite por dia. Com a propriedade sem irrigação, estamos obtendo ótimo resultado, demonstrando que a irrigação é apenas uma das várias técnicas utilizáveis no projeto.
        Na propriedade modelo do projeto, encontramos o produtor Idemar Dalberto, que está no trabalho desde janeiro de 2008, e que pelo livro de visitas, já recebeu mais de setecentas (700) pessoas que vem com o objetivo de conhecer a realidade da propriedade. A produção inicial era de 130 litros de leite por dia. Hoje a produção diária está em 350 litros de leite, o que permite uma qualidade de vida muito satisfatória a família.
        Em todas as propriedades, os visitantes tiveram contato direto com os produtores, podendo tirar suas duvidas e verificar a viabilidade para desenvolver o trabalho em suas propriedades.
A viagem proporcionou aos produtores a troca de experiência e conhecimento do sistema de irrigação de pasto, através do acompanhamento prático das atividades do programa Balde Cheio, realizado no município de Nova Prata.
A idéia foi mostrar exemplos práticos e reais da aplicação do programa e de seus respectivos resultados.
 O Programa em Nova Prata tem como coordenador Juliano Alarcon Fabricio da Cooperideal (Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira), com o apoio da Embrapa e que conta no município de Nova Prata do Iguaçu com a parceria da Prefeitura Municipal que subsidia parte dos valores mensais  pagos pelo agricultor pra ter a assistência técnica  necessária para a produção leiteira.

Juliano Alarcon Fabrício além de coordenador o programa em Nova Prata,também é instrutor no Rio Grande do Sul. Ele explica a necessidade dos agricultores do Rio Grande do Sul verificar que é possível colocar em pratica o que está sendo feito em Nova Prata.
“ É de fundamental importância a visita dos agricultores de Alegrete a Nova Prata, pois dessa maneira eles podem conferir de perto o que os produtores na pratica estão fazendo por aqui e que é possível colocar em pratica naquele estado”.
       
O Secretário de Agricultura de Alegrete Marcio Amaral elogia  a execução do programa e afirma ser possível implantar em seu município. “ Parabenizo o municipio de Nova Prata pela execução do programa e vejo que é possível reproduzir aquilo que é feito aqui, nas nossas pequenas propriedades da nossa região no Rio Grande do Sul que ainda esta descobrindo o potencial leiteiro e com essa visita daremos um salto grande na nossa agricultura”.
A parceria com a EMATER do Rio Grande do Sul e onze prefeituras, possibilitou o inicio do trabalho no Estado, que é a capacitação dos técnicos locais para desenvolvimento da Metodologia do Projeto Balde Cheia.
       
       
Balde Cheio
O programa Balde Cheio consiste em um conjunto de ações para melhoramento da alimentação das vacas leiteiras, pois não importa a qualidade genética do animal se ele não tem uma boa alimentação. Para alcançar esse objetivo, é reservado um pedaço da terra, e dividido esse espaço em  piquetes.

Esses espaços são divididos com cerca elétrica, em virtude dos custos serem menores que a cerca tradicional. Os animais ficam em um piquete por dia. Dessa forma, o pasto do primeiro piquete, por exemplo, tem tempo de ser tratado e trabalhado, para que após 27 dias depois as vacas possam se alimentar novamente com o capim mais fortificado.
 Outro fator que contribui para o crescimento saudável do capim é o sistema de irrigação, que faz com que o capim fique bom o ano inteiro, independente de período chuvoso.
 O desafio depois dessas etapas de melhoria do pasto e de manejo dos animais é melhorar a comercialização do produto.