terça-feira, 9 de novembro de 2010

Boa Vista ganha Sala do Empreendedor


Um encontro foi realizado na semana passada na Aciba, Associação Comercial e Industrial de Boa Vista da Aparecida, onde foi formalizada a Sala do Empreendedor. Participaram do encontro a consultora do Sebrae, Elisangela Rosa, o prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris, e empresários do município.
 “Nós apresentamos o trabalho realizado com o comitê gestor de Boa Vista, e uma das ações proposta por esse comitê é a realização da sala do empreendedor. Essa sala vem como apoio às micro e pequenas empresas e aos empresários que desejam se formalizar e também buscam informações para seu próprio negócio”, explica Elisangela Rosa.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em um de seus artigos, prevê a implantação da Sala do Empreendedor nos municípios, um espaço que deve ser voltado a oferecer orientações acerca de abertura, funcionamento e encerramento de empresas. Além disso, o local deve disponibilizar apoio para elaboração de plano de negócios, pesquisa de mercado, orientação para acesso ao crédito, associativismo, entre outros.
Trata-se de uma iniciativa que tem o objetivo de facilitar a vida do empreendedor, centralizando todas as informações que ele necessita para iniciar, manter ou fechar um negócio próprio, em um único local. Em Boa Vista, a intenção é que daqui a algum tempo seja emitido na Sala do Empreendedor o alvará provisório para as empresas, serviço que hoje é feito na prefeitura.
 “A Sala do Empreendedor é importante porque nela as pessoas podem buscar informações e também conhecer os seus benefícios, um exemplo é o empreendedor individual, com ele as pessoas que estavam na informalidade podem se formalizar, consequentemente elas passam a ter direito a aposentadoria, a ter uma nota fiscal, a poder vender para empresas e poder emitir essa nota fiscal, é uma possibilidade de crescimento que vem com a formalidade”, enfatiza Elisangela.
O empreendedor individual é uma das ações da Sala do Empreendedor, que vai funcionar na sede da Aciba. “Com o aval do prefeito conseguimos formalizar a Sala do Empreendedor na Aciba em parceria com diversas entidades. Informar é sempre o melhor caminho para que o empreendedor possa saber por onde e como ele deve seguir”, conta a consultora do Sebrae.
FOTO:  Renato Chernhak, presidente da Aciba, com o prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris, assinando a formalização da Sala do Empreendedor