terça-feira, 23 de novembro de 2010

Onda de pernilongos nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná

Problema recorrente. A infestação de pernilongos registrada nesta época do ano ameaça atormentar a população das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná. Moradores dos municípios voltaram a sofrer com a presença dos pernilongos desde o aumento da temperatura e a baixa umidade do ar.

O calor e o tempo seco favorecem a proliferação dos insetos. O aparecimento dos pernilongos é reflexo de três fatores essenciais: o calor, a estiagem e o acúmulo de material orgânico em áreas da cidade.

No período de chuvas o material orgânico (lixo) tem maior circulação. Já na época da estiagem, esses detritos ficam parados e atraem os pernilongos. Diferente do mosquito da dengue que gosta de água limpa, o pernilongo comum encontra na água poluída um ambiente perfeito para sua procriação, como o acúmulo de matéria orgânica em córregos, rios, nascentes e a presença de esgoto a céu aberto em terrenos.

Somente a população irá controlar esses mosquitos, evitando jogar lixo em terrenos ou mesmo em corrégos. Além de atrair os pernilongos, o lixo funciona como chamariz para outros animais como ratos e escorpiões.

Não adianta apenas colocarmos inseticida. Com a prática além do prejuízo ao meio ambiente vamos contribuir para que as gerações dos pernilongos se tornem cada vez mais resistentes.