quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Casa Familiar Rural atende 35 jovens em Boa Vista da Aparecida


A agricultura familiar rural é um dos principais pontos da economia de Boa Vista da Aparecida. Para capacitar e manter os mais jovens no campo existe no município a Casa Familiar Rural, que hoje está atendendo 35 jovens.
A Casa Familiar Rural está recebendo ampliações e instalações de projetos, para cada vez mais atender e qualificar os jovens boavistenses. O curso tem duração de três anos com segundo grau técnico em Agricultura Familiar certificado pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná) e reconhecido também pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Diversos projetos estão sendo executados e vão receber ampliações, como o curso de pisicultura em parceria com a Unioeste de Toledo, o projeto de experimentos com espécies de pastagem para gado leiteiro e de fruticultura. O projeto de horta orgânica foi iniciado este ano e para 2011 será colocado em prática o projeto de qualidade do leite.

De acordo com o prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris O Modelo de Educação "Casas familiares Rurais" tem como objetivo promover aos jovens uma educação, formação e profissionalização alternativa eficaz mais apropriada à realidade do campo, visando  incentivar a permanência do jovem na sua própria região, criando alternativas de trabalho e renda, numa perspectiva da Economia Solidária”, 
A formação dos jovens é em regime de internato, com a adoção do método de alternância onde os jovens passam uma semana na Casa Familiar Rural e uma semana na própria propriedade.

O engenheiro agrônomo da Casa Familiar Rural, Rafael Pazza  salientou que durante a semana na propriedade, o jovem realiza um Plano de Estudo, discute sua realidade com a família, com os profissionais e provoca reflexões, planejam soluções e realiza experiências na sua realidade, disseminando assim novas técnicas nas comunidades. E durante a semana na Casa Familiar Rural, os jovens colocam em comum com ajuda dos monitores os problemas as situações levantadas na realidade, buscam novos conhecimentos para compreender e explicar os fenômenos científicos.

Para ser aluno da Casa Familiar Rural de Boa Vista, o jovem deve preferencialmente ser da área rural e dar ingressar no ensino médio no próximo ano. A matrícula pode ser feita no Colégio Paulo VI, mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação. A formação é inteiramente gratuita.