segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Empreendedorismo é tema para alunos de Três Barras do Pr

Fonte: O Paraná
Na última semana, mais de 500 alunos do ensino médio dos municípios de Nova Laranjeiras e Três Barras do Paraná participaram
de um ciclo de palestras sobre empreendedorismo.
A ação faz parte do Projeto Empreendedorismo na Escola, iniciativa do Sebrae/ PR em parceria com entidades locais que tem como objetivo despertar o interesse dos jovens estudantes pelo tema.
A proposta é estimular idéias de negócios que gerem renda e desenvolvimento nos próprios municípios.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto
Território da Cidadania – Cantuquiriguaçu, Cecílio Max Batista, o Empreendedorismo na Escola vai operar em sete dos 20 municípios que fazem parte do Território da Cantuquiriguaçu.
“O programa é dividido em módulos. Inicia com palestras aos estudantes e segue com cursos, missões técnicas e painéis de negócios.
O ponto final de toda a estratégia, previsto para 2011, será a criação
da Agência Jovem de Desenvolvimento no Território da Cantuquiriguaçu”, explica o consultor do Sebrae/PR.
A Agência Jovem vai funcionar como uma entidade civil organizada, composta exclusivamente de jovens com o intuito de buscar o desenvolvimento local por meio de ações conjuntas.
Como Organização Civil de Interesse Público (Oscip), a Agência Jovem vai fomentar o protagonismo juvenil levando o empreendedorismo como uma alternativa econômica e social para os jovens do Cantuquiriguaçu”, esclarece Max Batista.
Em Três Barras do Paraná, os temas foram apresentados aos estudantes do Colégio Estadual Princesa Izabel.
O diretor do Colégio Rui Barbosa, Elvio Schafranski, que acompanhou os alunos durante a palestra, ressalta que o assunto, além de muito pertinente nessa fase de tomada de decisão dos jovens, é um estímulo para que eles entendam que é preciso buscar oportunidades e não ficar esperando o futuro chegar.
Segundo a secretária de Educação de Três Barras do Paraná, Rosane Reina Militz, há falta de perspectiva de muitos dos estudantes, principalmente nas cidades pequenas, em relação ao mercado de trabalho e falar de empreendedorismo faz com que eles sejam estimulados a mudar de visão. “
As outras cidades do Território da Cantuquiriguaçu
que receberão as ações do Programa são Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul e Guaraniaçu.