terça-feira, 23 de novembro de 2010

Proprietários de veículos podem pagar IPVA mais barato em 2011

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve vir mais barato em 2011. A desvalorização dos veículos usados motiva a redução do imposto

Em média, a redução do imposto deverá ser de 6%. O custo será ainda mais baixo para os modelos de luxo que sofreram uma desvalorização maior. O imposto sobre os carros populares deve diminuir cerca de 3%.

O cálculo do IPVA é feito com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), elaborada normalmente a partir do mês de setembro. Os cálculos levam em conta a desvalorização do veículo em função da idade, do modelo e o valor do mercado, contabilizado com base na oferta e procura.

A cobrança do IPVA 2011 começa em 14 de fevereiro. Assim como ocorreu neste ano, os contribuintes não vão receber boletos em casa. Os proprietários de veículos terão que imprimir um boleto no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) ou então se dirigir a uma agência do Banco do Brasil e informar o número do Renavam do veículo. De acordo com a Sefa, em 2011, o imposto será cobrado sobre 3,3 milhões de carros no Paraná. O número é 6% maior do que o registrado neste ano.