sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Três Barras do Paraná: Esteilan Regina Martinello é vencedora do Prêmio Mulher Empreendedora - Edição 2010


Aconteceu no último dia 5 a entrega da premiação para a vencedora do Prêmio Mulher Empreendedora - Edição 2010. Em uma cerimônia emocionante, que contou com a presença de autoridades locais e regionais, as 14 empresárias que se inscreveram para a primeira edição do prêmio aguardavam ansiosas o resultado final, que só foi revelado ontem.

O Prêmio Mulher Empreendedora foi realizado em uma parceria entre o Conselho da Mulher Empresária e a Associação Comercial e Empresarial de Três Barras do Paraná, com o objetivo de premiar o relato de vida de uma mulher empreendedora de Três Barras do Paraná, marcadas pela determinação, que romperam barreiras e hoje contribuem de forma significativa para a criação de novas oportunidades de trabalho no nosso município, além de incentivar, por meio desta homenagem, a participação feminina no âmbito empreendedor.

Foram convidadas para participar deste concurso proprietárias e/ou sócias, e administradoras com ou sem vínculo empregatício de micro e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente há, no mínimo, cinco anos no município, sejam elas ou não filiadas a ACETB. Não foi permitida a participação de empresas cujas proprietárias tivessem qualquer vínculo com a comissão julgadora do evento, sendo que os integrantes desta não poderiam estar vinculados direta ou indiretamente a qualquer candidata ou empresa participante do prêmio.

E a vencedora, que emocionada recebeu os aplausos dos presentes no evento, foi a empresária Esteilan Regina Martinello, proprietária do Mercado Martinello, por sua história de lutas e superação e, acima de tudo, espírito empreendedor.

Parabéns à vencedora e o nosso agradecimento especial às demais candidatas que, com certeza, deverão concorrer novamente em edições posteriores deste prêmio que visa, realmente, homenagear histórias de vida de pessoas que superaram desafios e conseguiram (ou estão conseguindo) alcançar seus objetivos. Todas, sem nenhuma dúvida, são vencedoras.

História da ganhadora:
UMA VIDA DE PERSEVERANÇA, FORÇA DE VONTADE E REALIZAÇÕES
Sei que toda mulher de negócios coleciona, ao longo de sua trajetória, um conjunto de ensinamentos, experiências, lutas, dedicação, dificuldades, superação e, também, de realizações, as quais servem como normas para o sucesso.  E minha história de mulher empreendedora não fugiu a essas normas. Trabalho, profissionalismo, esforço e superação foram as palavras de ordem durante toda a minha trajetória.
E, para confirmar, com o coração transbordando de emoção, peço licença para compartilhar a minha história com vocês.
Nascida aos 25 de março de 1963, oitava filha de um casal de agricultores pecuaristas. Comecei a trabalhar muito cedo, sempre me destacando em tudo que fazia. Com apenas 10 anos, já dirigia trator, carro, montava cavalo e outras atividades relacionadas à vida no campo, sendo o braço direito de meu pai.
Aos dezessete anos, mudei-me para Quedas do Iguaçu para que pudesse estudar. Formei-me em Contabilidade e, logo, consegui emprego na Secretaria Municipal de Educação, onde trabalhei por dois anos. Casei-me aos dezenove anos, pedi demissão e fui morar no sítio que havia herdado de meu pai. Logo vieram os filhos, Naiara e Renato. Meu casamento não estava bem e, após nove anos casada, separei-me.
A partir daí, foi uma luta constante. Meus filhos, ainda pequenos, com seis e quatro anos, não podiam me ajudar. Sozinha no sítio e sem recursos, percebi que seria impossível viver lá. Resolvi, então, arrendar a terra e voltar a morar em Quedas do Iguaçu. Consegui emprego na APAE, onde fiquei por dois anos. Durante esse tempo, economizei o dinheiro da renda e consegui montar meu próprio negócio: um açougue. Nesse empreendimento, me dei bem, pois, já tinha experiência no ramo. Após alguns anos com o açougue, em virtude de problemas de saúde, me vi obrigada a vender o estabelecimento. A partir daí, trabalhei em vários lugares, sempre buscando empregos leves, em virtude de estar com problemas na coluna: passei por malharia, mercearia, caixa, posto de combustível, vendedora, entre outros.
Da separação até esse ponto, passaram-se muitos anos. Meus filhos cresceram. Minha filha, Naiara, casou-se e o mais novo, Renato, foi estudar em um colégio agrícola. Assim, acabei ficando sozinha. No entanto, sempre mantive o pensamento em voltar a ter meu próprio negócio.
Num belo dia, soube, por meio de meu filho, que havia um mercado à venda na cidade de Três Barras do Paraná. Logo, procurei me interar do negócio e verificar a viabilidade do mesmo. Gostei muito do lugar e, por isso, resolvi vender o sítio para comprar o mercado, mudando, em seguida, para esta cidade.
Comecei a gerenciar o mercado dia 15 de fevereiro de 2004. Mesmo com toda a experiência que possuía em vários setores do comércio, senti muita dificuldade no início, pois, não conhecia ninguém na nova cidade. Naiara continuou morando em São Jorge e Renato, ainda muito jovem, não tinha experiência. Assim, precisei me virar sozinha: gerenciar, comprar, vender, cuidar do caixa, faturar mercadorias, contas bancárias, funcionários e, acima de tudo, precisava manter um bom relacionamento com meus clientes.
Passado o primeiro ano, já estabelecida e o negócio indo bem, meu filho e eu sofremos um acidente, do qual saímos ilesos. Mesmo assim, não me abati. Continuei lutando e trabalhando muito.
A partir do segundo ano, comecei a investir em melhorias no que diz respeito à aparência do mercado. Fiz algumas reformas no prédio e nas instalações. Passei a investir, também, em propaganda nas mais diversas formas: rádio, patrocínios em festas, bailes e matinês.
Surgiram muitos desafios, com a crise financeira mundial, estiagem, vendavais, granizo e outras intempéries que interferem diretamente na economia, e eu senti isso, pois, a maioria de meus clientes é da agricultura.
Acredito que é necessário sempre estar em busca de aperfeiçoamento e, por isso, procurei participar dos cursos oferecidos pela ACETB e pelo Sebrae, a fim de melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes, procurando sempre tratá-los com muita seriedade e honestidade.
Com o passar do tempo, mantive-me firme, com os pés no chão, sem cometer exageros. Recentemente, resolvi me adaptar às novas tendências do mercado, informatizando os caixas.
Hoje, estou bem mais tranquila. Meu filho já é homem feito e é meu braço direito. Além disso, minha filha, que havia ficado em São Jorge do Oeste, mudou-se para Três Barras para nos ajudar no mercado. Dessa forma, meu sonho de aumentar o prédio fica bem mais próximo de ser realizado e, com isso, poderei oferecer mais conforto, preços baixos, variedades aos meus clientes e também contribuir com o social, gerando mais empregos. E tenho muita fé que irei conseguir.
E, para todas as empreendedoras, deixo a seguinte mensagem: “ O segredo para o sucesso de uma empresa é o profissionalismo, a perseverança e a força de vontade, tendo o cliente como centro do negócio e nunca deixando de lado a vontade de crescer. E assim, aproveito para dizer àqueles que pretendem iniciar o seu negócio: não deixe que o medo o atrapalhe. Lute. Vá em busca de seus objetivos. Vale a pena”
 Essa é a história da proprietária do Mercado Martinello e vencedora do Prêmio Mulher Empreendedora – Edição 2010.

Texto: Julio Cesar