segunda-feira, 11 de julho de 2011

Supermercados de Nova Prata adotam projeto de sacolas retornáveis


O Conselho da Mulher Empresária de Nova Prata do Iguaçu, preocupado com a natureza apresentou o projeto “Eu respeito o meio ambiente e você?”, se referindo ao uso das sacolas plásticas no mercado varejo local.
Na primeira etapa do projeto foi apresentado aos  proprietários de mercados e mercearias da cidade, que serão os primeiros a implantar em seus comércios a retirada das “sacolinhas”. Todos os participantes da reunião concordaram em participar deste projeto.
Com o apoio dos mercadistas e parceiros, no domingo dia  10 de julho teve inicio o projeto. A divulgação da campanha será através da mídia local (Jornais e Radio), carro de som e panfletagem, distribuída pelo Interact Club no comércio local, Igrejas, escolas e lugares onde tenha fluxo de pessoas.     
Durante dois meses será trabalhada a população, principalmente a questão de conscientização e benefícios ao meio ambiente.
E no dia 10 de setembro será o grande dia, o dia em que os clientes irão chegar aos mercados e mercearias e não encontrarão mais sacolas para levar suas compras.
Para suprir está dificuldade, até o cliente se acostumar com a nova norma, será sugerida a compra das sacolas retornáveis.

Também o mercado irá disponibilizar caixas de papelão e pacotes de papel. O cliente também poderá levar nos primeiros dias, sacolas plásticas ou outras que eventualmente tenha em sua casa.

O próximo passo será a implantação em todos os comércios locais que utilizam as “sacolinhas”. Após um tempo poderá passar um projeto de lei no Legislativo Municipal obrigando a retirada total dos comércios, como acontece em Dois Vizinhos e em vários outros municípios do Brasil.