sexta-feira, 28 de maio de 2010

Município de Nova Prata adere ao Projeto Diarinho nas Escolas

Assessoria

A Secretaria de Educação de Nova Prata do Iguaçu aderiu ao Projeto Diarinho nas Escolas, realizado pelo Instituto Carlos Almeida, de Pato Branco, o qual busca parceria com as Prefeituras juntamente com as Secretarias Municipais de Educação com o objetivo de formar cidadãos críticos, capazes de buscar gradativamente sua autonomia intelectual.
O Projeto contempla crianças da 4ª Série ou 5º Ano, como titulares, e alunos da 3ª Série ou 4º Ano, como suplentes. Essas crianças terão um encontro uma vez por mês em Realeza, local destinado às reuniões mensais de todo o núcleo que compõe o Projeto. Fica a cargo do município o transporte e a disponibilidade de um acompanhante para esses alunos.
Na intencionalidade de proporcionar aos educandos matriculados na rede municipal, mais uma alternativa de melhorar a qualidade de ensino, os conteúdos que serão trabalhados visam os já pré-estabelecidos no Currículo Escolar. Os alunos participantes do Projeto serão colaboradores na produção de um Jornalzinho, o qual será entregue quinzenalmente a todos os alunos das 4ª Séries e 4º Anos. Será de responsabilidade da direção e coordenação das escolas disponibilizarem tempo aos editores mirins para estender os conhecimentos recebidos nas reuniões mensais para os demais alunos das escolas, multiplicarem material para trabalhar em sala de aula, orientar os editores para coleta de subsídios para possível publicação no Diarinho e enviar o material produzido.
Esse, sem dúvida é mais um meio de desenvolver as competências de letramento dos educandos, uma vez que se utilizarão das práticas da leitura, escrita e oralidade constantemente.
Os nomes dos alunos do nosso município, selecionados para participação no Projeto, segundo alguns critérios como habilidades de expressão, e suas respectivas escolas seguem abaixo:

Escola Mun. Professora Maria Welter:
Jéssica Mocellin Machado – titular
Alessandra Nascimento – suplente

Escola Mun. Teotônio Vilela:
Maurício Yan Belincanta – titular
Thaís Segalin – suplente

Escola Mun. Professora Tereza Onofre:
Giovana Guollo Tozin – titular
Gean Gordoni – suplente

Escola Mun. Paulo Pimentel
Bruna Caroline Lazzarotto – titular
Alan Weslei Girardi - suplente