quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Aumenta a exportação de carne suína, mas preços caem.

Entre janeiro e outubro deste ano, os produtores brasileiros de carne suína exportaram mais de 511 mil toneladas. O volume supera em 9 por cento o que foi registrado no mesmo período de 2008, já a receita obtida é 23 por cento menor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, os preços em dólares caíram 30 por cento.

O lendário Divisor está limpo de novo
Durante a Operação Lago Limpo promovida pelo Pró Caxias, no dia 31 de outubro, uma equipe de cruzeirenses interessados em preservar o meio ambiente contribuiu também com a limpeza do Rio Divisor. O pequeno afluente do rio Chopim nasce na comunidade de Alto Erveira e passa por dentro da cidade de Cruzeiro do Iguaçu. Apesar de ser apenas um riacho, sua importância é reconhecida há décadas na comunidade. Até o início dos anos 60, servia de referência para a divisa entre Pato Branco e Francisco Beltrão. O próprio lugarejo tinha o nome de Divisor por causa do córrego.
Apesar da importância para a cidade devido à sua posição estratégica, algumas pessoas o utilizam como verdadeiro depósito de lixo.
Segundo o vereador Lídio Bertoldo (PDT), que ajudou a coordenar e coletar o material poluente, aproximadamente uma tonelada de entulho foi retirada das margens e do leito do rio.
Em torno de 15 pessoas fizeram parte do mutirão. Os trabalhos começaram por volta das 8h e só terminaram no meio tarde. Um caminhão cedido pela empresa Schneider transportou o lixo até a central da operação junto à praia artificial. De lá, todo o material coletado foi encaminhado para a usina de reciclagem.
Além do vereador Lídio Bertoldo e da família Schneider, também participaram diversos outros voluntários, entre eles o Sargento Jery e o Soldado Lemes.

Apicultores demonstrarão atividade na Expovizinhos
A Associação dos Apicultores de Dois Vizinhos estará expondo o seu trabalho durante a Expovizinhos 2009, que começa no próximo dia 24 no Parque de Exposições. Criada há mais de 10 anos, a entidade congrega cerca de 20 produtores do município. Um dos destaques no evento será a apresentação de uma colméia que demonstrará toda a atividade das abelhas. Ela estará exposta em uma vitrine onde os visitantes poderão acompanhar todo o processo de produção de mel.
De acordo com Henrique Martins Moreira, presidente da Associação, durante os seis dias de feira “vamos expor mel embalado com a identificação e mel em favo”. Ele ainda destaca que “teremos materiais para divulgação da atividade”, como caixas e máscaras de proteção. Durante a Expovizinhos, o quilo do mel será comercializado a R$ 7,00, embalado.
Henrique Martins informa também que a produção do grupo é comercializada em Dois Vizinhos e na região e tem boa aceitação no mercado.

Aluna de Três Barras está no Parlamento Jovem Brasileiro
Apenas cinco alunos do Paraná irão defender seus projetos de lei na Câmara dos Deputados, em Brasília. Dentre eles, a aluna Valquíria de Lima Londero, do Colégio Estadual Princesa Izabel, de Três Barras do Paraná.Os trabalhos foram desenvolvidos para o programa Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara Federal e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Nesta sexta edição do evento, o tema é “Desenvolvimento Sustentável”. Os paranaenses estão entre os 78 deputados jovens selecionados em todo o país.O Colégio Estadual Princesa Izabel de Três Barras do Paraná repete a façanha de estar novamente com representantes no Parlamento Jovem, no ano anterior (2008) foram três seleciondos: Débora Grahl, Jhonatan Duarte e Cecilia Chaves. Os demais deputados jovens do Paraná são Jaderson Coser Monteiro e Valmor Ribeiro Júnior, do Colégio Estadual Floriano Peixoto, de Laranjeiras do Sul; Karina Curiaki, do Colégio Estadual Professora Maria José B. Aguilera, de Londrina; e Verônica Maciel de Oliveira, do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, de Londrina.O programa Parlamento Jovem Brasileiro tem como principal objetivo propiciar aos estudantes o exercício da cidadania, além de difundir o processo democrático e despertar a reflexão crítica. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado no 3º ano do ensino médio. Os projetos são desenvolvidos com o apoio dos professores e depois entregues na diretoria da escola.Os diretores encaminham os projetos para uma pré-avaliação das secretarias estaduais de educação e, em seguida, vão para o Consed, em Brasília. Após análise, seguem para a Câmara dos Deputados, onde uma comissão seleciona os projetos. O número de representantes por Estado é proporcional ao número de deputados federais.Os estudantes selecionados vão a Brasília com as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados, para vivenciar uma semana de Jornada Parlamentar. Terão a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos e participarão de painéis sobre Adequação Orçamentária e Financeira, Papel Institucional da Câmara no Estado Brasileiro e Processo legislativo.