quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Secretaria de Agricultura e Conselho de Sanidade Animal de Nova Prata intensificam campanha de Vacinação da AFTOSA

Iniciou-se neste mês a segunda etapa de vacinação do rebanho bovino e bubalino contra a Febre Aftosa. Esta campanha tem a meta de vacinar 100% do rebanho, que no Paraná é estimado em 9,8 milhões de cabeças. Atualmente o Paraná é reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação e vem buscando há anos ser livre de aftosa sem a vacinação.A febre aftosa é altamente transmissível por animais doentes e por suas secreções e excreções - saliva, leite, fezes e urina. Segundo as autoridades a forma mais eficiente, prática e barata de prevenção são através da vacinação, que ocorre de seis em seis meses, sempre em maio e novembro. Durante a campanha os bovinos e búfalos de todas as propriedades rurais devem ser vacinados, inclusive os bezerros e vacas prenhes.Embora não haja registro da doença no Paraná há oito anos, os cuidados devem ser mantidos. O risco de haver reincidência é sempre alto em função da situação epidemiológica dos países vizinhos. Argentina, Uruguai e Paraguai já eram declarados livres da febre aftosa, mas descuidaram da vacinação e da vigilância epidemiológica.No município de Nova Prata do Iguaçu o Conselho de Sanidade Animal e a Secretaria de Agricultura são parceiros, e estão intensificando esta campanha para que o município vacine 100% de seu rebanho. O médico Veterinário Robson Savanhago comenta que o Paraná é um grande produtor e exportador de carne, deste modo à sanidade animal deve ser prioridade para que possamos aumentar ainda mais as exportações. “Só agregaremos valor aos nossos produtos se apresentarmos segurança alimentar aos consumidores, e a sanidade animal são fundamentais para atingirmos novos mercados”.O Presidente do CSA, Valdenir Bertoglio comenta que as empresas e os produtores rurais devem se preocupar conjuntamente com a sanidade animal e vegetal, e também das questões de meio ambiente e a transformação das matérias-primas em alimentos, entre outros aspectos que envolvam a qualidade dos produtos, pois somente assim poderemos garantir a qualidade dos produtos produzidos”.Lembramos que as vacinas estão sendo vendidas nas casas veterinárias, e que todos os bovinos e bubalinos terão que ser vacinados e comprovados sua vacinação ate dia 30 de novembro, na SEAB do município. As pessoas que deixarem de vacinarem seus rebanhos estão sujeitas a multas pelo órgão estadual “SEAB”.

População Lontrense pode ajudar na confecção dos enfeites de Natal
A administração municipal de Salto do Lontra através da Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Cultura, juntamente com várias entidades, sendo ACESLO – Associação Comercial e Empresarial, Igreja, Conselho da Mulher Empresária e ASR – Associação de Senhoras de Rotarianos já estão há vários dias trabalhando na organização dos enfeites de final de ano, para que o Natal seja muito iluminado.As praças, Arnaldo Busatto na Avenida Bertino Warmling e a praça da Igreja Matriz serão decoradas com enfeites feitos de garrafas pet. Inclusive, falta em torno de duas mil garrafas para que todos os enfeites sejam confeccionados. O trabalho irá iniciar na próxima segunda-feira, 23 de novembro até o dia 04 de dezembro na Associação dos Técnicos Agrícolas, localizado no Bairro Olaria.De acordo com a secretária municipal de educação, professora Natalina Canceliér Koerich, mais uma vez a comunidade pode auxiliar, pois serão necessários no mínimo quarenta voluntários para ajudar na confecção dos enfeites.

Viabilizados recursos para fortalecer a piscicultura nos municípios do Pró-Caxias
A Cooperativa de Produtores de Peixes do Rio Iguaçu (Cooperçu), com sede em Nova Prata do Iguaçu, recebeu na última sexta-feira dois caminhões, que vão auxiliar no transporte de pescados in natura e processados. Os veículos foram viabilizados pelo deputado federal Assis do Couto (PT) e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, representado pelo superintendente estadual, José Wigineski.O presidente da Cooperçu, Paulo Langner, explicou que os caminhões são equipados com tanques com sistema de oxigenação, para o transporte dos pescados vivos dos açudes até o frigorífico, e outro com câmara fria, para transporte do produto industrializado até os mercados consumidores.

O ato de entrega, realizado na prefeitura de Capitão Leônidas Marques, reuniu prefeitos de quatro dos nove municípios do Oeste e Sudoeste que integram o Pró-Caxias — Conselho Pró-Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Salto Caxias. Também estavam presentes representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).Para o deputado Assis, o governo federal, com a criação do Ministério da Pesca, priorizou o desenvolvimento da aquicultura e pesca, atividades que incrementam a alimentação, geram renda e ocupação para as famílias agricultoras.

De acordo com José Wigineski, o acompanhamento técnico será decisivo para que o país atinja a meta de ampliar em 40% a produção nacional de pescados, atingindo de 1,4 milhão de toneladas por ano. “Até um ano e meio atrás faltava mercado para o nosso pescado. Hoje o maior desafio é a produção, porque há muita procura”, salientou.Wigineski também informou que está sendo realizado no Paraná o Censo Aquícola para diagnosticar o perfil da produção de pescados, as dificuldades e demandas do setor.

O crescimento na produção de pescado também é vital para a fábrica de ração instalada em Capitão Leônidas Marques e para o início das atividades do frigorífico, em Nova Prata do Iguaçu. No momento, segundo o diretor-secretário da Cooperçu, Alexandre Haveroth, a fábrica utiliza um terço da capacidade, produzindo 5 toneladas de ração por semana. Já o frigorífico, com capacidade para processar uma tonelada de peixe por dia, aguarda a autorização do sistema de inspeção estadual (SIP) para iniciar a produção de filé de peixe e derivados, como hambúrguer, nugets e quibe com a marca Ecoalimentos.

Projetos
As duas indústrias integram a terceira fase dos projetos implementados pela Unioeste e a Seti, com investimentos do governo do Estado, no valor aproximado de R$ 1,7 milhão do Fundo Paraná. A primeira fase compreendeu o repovoamento de peixes em vários rios da região Oeste e Sudoeste, a segunda consiste na instalação de tanques rede nas águas do Rio Iguaçu e de tanques escavados, por fim, a fase da industrialização e produção de ração.Presentes também no ato de entrega dos caminhões, os prefeitos de Capitão Leônidas Marques, Claudiomiro Quadri (PMDB); de São Jorge, Leila da Rocha (PMDB); de Nova Prata, Rubem Miguel Foletto (PDT); e de Cruzeiro do Iguaçu, Dilmar Túrmina (PDT); o deputado estadual Caíto Quintana (PMDB), o diretor do Tecpar, Aldair Rizzi, o presidente da Cooperçu, Paulo Langner, o presidente da Unicafes-Paraná, Ademir Dallazen, e representantes do IAP e Unioeste.

Governo confirma IPVA até 29% menor em 2010
O governo do estado confirmou ontem que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Auto­­­motores (IPVA) ficará até 29% mais barato no Paraná em 2010. O IPVA dos veículos populares terão redução entre 11% e 17% e o dos carros de luxo será até 29% menor em relação a este ano.
A confirmação sobre a redução do tributo consta da mensagem do governo, enviada à Assembleia Legislativa, estipulando os novos valores do IPVA para o ano que vem. O projeto de lei traz ainda como novidade o fim da emissão de boletos de cobrança do imposto. Os contribuintes vão ter de recorrer à internet para obter a guia para pagamento ou se dirigir diretamente no Banco do Brasil.
As regras para pagamento serão as mesmas deste ano. O imposto poderá ser parcelado em quatro vezes, a partir do mês de março. O desconto para pagamento à vista continuará sendo de 5%, para quem pagar o tributo até fevereiro. Os deputados estaduais têm até o dia 16 do próximo mês para votar a mensagem, quando terminam as atividades parlamentares.


Idosos terão acesso livre na Expovizinhos
Quem tiver mais de 60 anos não vai pagar ingresso para entrar na Expovizinhos 2009. Basta, é claro, apresentar a documentação (Documento com foto Ex. RG). Na relação de beneficiados também estão aquelas pessoas que doaram sangue 120 dias antes do evento, que começa no próximo dia 24. Cadeirantes terão acesso livre e as gestantes vão pagar entrada, mas terão prioridade de acesso ao Parque.
Duas equipes estarão trabalhando durante os 6 dias de feira, sendo que os locais de acesso já estão definidos. Para quem optar em entrar no Parque no primeiro dia de Expovizinhos, terça-feira, basta levar um quilo de alimento. Neste dia a programação começa às 20h, mas os portões já estarão abertos a partir das 19h30. Domingo, dia 28, último dia de feira, a entrada é gratuita.