quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Papai Noel chegara de Helicóptero em Salto do Lontra

No sábado, dia 12 de dezembro o SICOOB de Salto do Lontra com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e ACELSO – Associação Comercial e Empresarial de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste estará promovendo a vinda do Papai Noel de Helicóptero ao município. A chegada está prevista para às 15h00 em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Neste dia haverá também distribuição de doces e brindes para as crianças. Além disso, no dia 05 de dezembro serão sorteados dois vôos panorâmicos de helicóptero a todas as pessoas que comprarem no comércio de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste e participarem da Promoção de Final de Ano “Sua Compra Vale Compras”.

Comunidade em Ação movimentou São Pedro dos Poloneses no último domingo
Aconteceu no último domingo, dia 8, em Dois Vizinhos mais uma etapa do Programa Comunidade em Ação. O Programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do município.
Durante todo o dia um grande número de pessoas participaram das brincadeiras, jogos e festival na Comunidade de São Pedro dos Poloneses.
No inicio da manhã teve a abertura oficial com a presença do prefeito Zezinho Ramuski e demais autoridades. Durante seu discurso Zezinho pediu a todos que aproveitem mais essa opção oferecida pela administração municipal à população. “Estamos colocando a estrutura da prefeitura a disposição da população, queremos aproximar a prefeitura do povo”, disse Ramuski.
Próximas Etapas
Comunidade de São Francisco do Bandeira – 15/11;
Comunidade de Santa Lúcia – 20/12;


Plantio de Orquídeas para embelezamento da Praça Municipal Maria Francisca da Silva.
A poucos dias voluntários de Boa Esperança do Iguaçu se reuniram na Praça Municipal Maria Francisca da Silva, para realizar a fixação de orquídeas nos troncos e galhos das árvores da praça, a ação contou com a participação de munícipes voluntários e funcionários ligados a administração municipal.
A atividade foi coordenada pela Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo Loire Biavatti Francischini e apoiada pela Secretária de Assistência Social Odilmara T. D. Freitas e sua equipe, também apoiou a ação o Departamento de Agropecuária e a equipe do Conselho Tutelar, as colaboradoras Valdina Petri, Ana Burato, Christianna, Géssica e Letícia.
O objetivo da atividade de fixação das orquídeas nas mais de 100 árvores da praça municipal é o embelezamento da mesma. As orquídeas são plantas Epífitas e possuem alto valor ornamental pela sua beleza, formas e cores exóticas, além da indiscutível importância ecológica e não oferecem prejuízo as árvores hospedeiras.
Fica um agradecimento especial às pessoas que doaram as mudas de orquídeas e auxiliaram na fixação das mesmas finalizou da Diretora Loire.
A praça Municipal Maria Francisca da Silva foi construída em setembro de 1979 quando Boa Esperança do Iguaçu ainda era distrito do Município de Dois Vizinhos e recebeu esse nome em homenagem a uma pioneira e que também fez juntamente com seu esposo Antonio Rafael da Silva – Antonhão a doação do terreno a 30 anos atrás.


Pastoral e APMI de Nova Esperança homenageiam crianças
As crianças de Nova Esperança do Sudoeste, participantes do programa de acompanhamento e pesagem mensal feito pela Pastoral da Criança tiveram uma surpresa no dia da pesagem em outubro. Por ser também o mês dedicado a criança a Pastoral e APMI organizaram uma tarde de confraternização regada com brincadeiras, música e encenações para diversão da criançada. Além das crianças acompanhadas pela pastoral da criança, alunos da pré-escola também foram convidados e a diversão foi geral. E para a festa ficar completa não poderia faltar doces, bolo, suco natural e algodão doce.

Salto do Lontra sediou Dia de Campo sobre Melhoria da Produção de Leite
A CLAF – Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar, EMATER, Banco do Brasil, Cresol, SISCLAF, UTFPR de Pato Branco, Unioeste de Cascavel e os Departamentos Municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Salto do Lontra promoveram terça-feira, 03 de novembro, um Dia de Campo sobre Melhoria da Produção de Leite, que contou com a participação de dezenas de produtores.Pela manhã houve a abertura do evento com a presença de várias autoridades, dentre elas, o prefeito Luiz Carlos Gotardi, vereador Altair José Eduardo (Vieirinha), presidente da CLAF, Nerci da Silva (Cléo), gerente do Banco do Brasil, Marcelo Sebem, Diretores dos Departamentos de Agricultura, Maurício Carenhato e de Meio Ambiente, Hélio Dalmagro, presidente da Cresol, Maximínio Beal, Chefe da SEAB, Núcleo de Francisco Beltrão, Carlos Alberto Wust da Silva, representando a Copel, José Rafagnin, a Emater, Nilton Fritz, a Unioeste, Franciele Folador e a UTFPR, Ricardo Hernández.Após a abertura e discurso das autoridades iniciaram-se as palestras com especialistas da área.O zootecnista Simão S. Minetti Flores da Emater de Francisco Beltrão falou sobre Cenário Municipal da Qualidade de Leite;O médico veterinário Francisco Romano Gaievski da Centergen de Francisco Beltrão abordou a Qualidade do Leite.A bióloga Claudia Reis da Unioeste de Cascavel falou sobre Qualidade da Água.O engenheiro agrícola Ricardo Hernandez da UTFPR de Pato Branco destacou a Qualidade da Irrigação.Ao meio dia foi servido o almoço que foi gratuito e a tarde, a partir das 13h30 aconteceram as seguintes estações, no sítio do produtor Nerci da Silva (Cléo) na comunidade de São Domingos:1 – Sistemas de Irrigação com o engenheiro Marcelo Reisdorfer da Unioeste de Cascavel;2 – Fenação com o zootecnista Rafael Flavio Dias Cavalliéri de Nova Prata do Iguaçu;3 – Manejo da Pastagem/espécies com o zootecnista Simão Severino Minetti Flores da Emater de Francisco Beltrão;4 – Adubação de Pastagem/Fertilidade com o engenheiro agrônomo Sérgio Luiz Carniél da Emater de Francisco Beltrão;5 – Silvipastoril com o engenheiro florestal Anderson Pessatto da Emater de Cascavel;6 – Ordenha com o médico veterinário Francisco Romano Gaivski da Centergen de Francisco Beltrão;7 – Unidade Climatológica/Gestão da Propriedade com o técnico em agropecuária Matheus Ribeiro da Emater de Salto do Lontra. Este Dia de Campo sobre Melhoria da Produção de Leite teve o apoio da Prefeitura Municipal de Salto do Lontra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Irrigapar, DM Máquinas Agrícolas, Reafrio,(Refrigeração Aitana de Nova Prata) Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e SENAR.


Mais harmonia e cores no Parque de Exposições
Com trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura o Parque de Exposições está mais colorido para a Expovizinhos 2009 que inicia no próximo dia 24. Desde maio, o grupo de trabalho, coordenado pela engenheira agrônoma Indianara Santos Romanzini, dedica boa parte do dia na preparação dos canteiros com várias espécies de flores e em vários pontos do Parque.
Ao todo, foram cerca de 50 mil mudas plantadas, entre elas de phox, salvia, onze horas e alyssum. O objetivo, relata Indianara, é deixar o espaço mais bonito e harmonioso para os dias da feira. Quem passar pelo Parque durante os 6 dias da Expo poderá observar o novo ambiente e conferir a criatividade. “Ficou conforme o planejado”, destaca Indianara, relatando que ao contrário da edição anterior da Expovizinhos, nesta as flores foram produzidas, e não compradas.
Indianara acrescenta que as mudas de plantas, como cerejeiras e ipês, deverão estar disponíveis para doação somente em março de 2010. Os interessados devem deixar o nome com os responsáveis na Secretaria da Agricultura. Nos meses de junho e julho deste ano, a Secretaria de Agricultura doou cerca de 500 mil mudas de eucaliptos à população. Para o ano que vem há previsão para mais doação.