sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mais de 4 mil casos de gripe A no Sudoeste do PR

Mais de 4 mil e seiscentos casos de gripe A foram confirmados na região Sudoeste do PR. Os dados fazem parte do 72.º boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do estado na terça-feira(09). As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (9.949), Cascavel (2.841), Pato Branco (2.368), Francisco Beltrão (2.277). Por outro lado a Secretaria de Saúde alerta que os cuidados com a nova gripe não podem parar com a chegada do período de calor. As pessoas não devem deixar de lavar as mãos sempre que chegar da rua, antes de comer, e depois de ir ao banheiro deveria ser rotineiro. Água e sabão são extremamente eficientes. Mas, quando não existir a possibilidade da lavar as mãos, o álcool 70%, líquido ou gel, com registro na Anvisa, pode ser usado como alternativa eficaz. O sabonete não precisa necessariamente ser líquido. O importante é que a lavagem seja bem feita, com bastante espuma.

Produtores já podem fazer diagnóstico online da lavoura
Os produtores rurais brasileiros que possuem acesso à internet não precisam mais sair da propriedade para identificar doenças e pragas que acometem a lavoura. Agora, é possível fazer isso através do site Diagnose Virtual, desenvolvido pe­­la Empresa Brasileira de Pesqui­­sa Agropecuária (Embrapa). O serviço é gratuito e pode gerar relatórios personalizados e diagnósticos à distância para as culturas do milho, feijão e soja. Espe­­cia­­listas de várias unidades da Em­­brapa alimentam um banco de dados com informações técnico-científicas a respeito de pragas que atacam essas culturas. Para consultar o sistema, é ne­­cessário preencher um cadastro e fornecer dados sobre os sintomas observados na planta. “A confiabili­­dade e exatidão do diagnóstico de­­pende das informações que o produtor fornece”, diz o pesquisador Marcelo Morandi. Quan­to me­­lhor for o conjunto de dados e detalhes fornecidos pelo produtor, maior será a precisão do relatório, relata. Até o final do ano, o ser­viço será estendido para as culturas do trigo, arroz, tomate, uva e pimentão.

Rádio e internet são as mídias de maior credibilidade.
Quem disse que o rádio perderia espaço com os avanços tecnológicos?Um estudo feito pelo Instituto Vox Populi revela que o rádio e a internet são as mídias de maior credibilidade.Em uma escala de 1 a 10, o rádio registrou 8,21 pontos, a internet marcou 8,20. Em seguida aparecem a TV, Jornal, Revista e as redes sociais.Mas, isso não significa que essas mídias são as mais acessadas. A TV é vista pela maioria dos entrevistados. Depois aparecem o rádio, jornal impresso e sites de notícias e blogs de jornalistas.Na classificação dos principais meios de comunicação a TV continua na liderança, seguida pelos sites de notícias, jornal impresso e rádio.Foram entrevistadas 2.500 pessoas maiores de 16 anos, entre agosto e setembro, no Distrito Federal e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Equipe garante limpeza e manutenção do Parque antes e durante a Expovizinhos
“Está tudo andando conforme a gente havia planejado, mesmo com o tempo que atrapalhou um pouco já conseguimos fazer muitas coisas”. Essas são algumas das palavras de Altério Mafissoni, que há mais de 30 dias é o responsável em coordenar o setor melhorias e limpeza do Parque de Exposições e deixá-lo na mais perfeita condição para a realização da Expovizinhos 2009 que começa no próximo dia 24.
Esta semana, ele acompanhou de perto os serviços e garantiu que tudo está dentro do que foi planejado pela coordenação. De 10 a 15 homens trabalham diariamente no Parque, nos mais variados setores, faltando pouco mais de uma semana para a abertura.
Entulhos, galhos e diversos materiais estão sendo recolhidos e encaminhados aos pontos previamente definidos pela coordenação. Exemplo são os galhos que estão sendo levados ao aterro.De acordo com Mafissoni, a intenção é realizar as atividades todos os dias que antecedem o evento e também durante a feira, de 24 a 29 de novembro.


Chuva e vento causam prejuízos no interior de Chopinzinho
Na tarde desta terça feira, 10, fortes chuvas seguido de ventos causaram prejuízos na propriedade de Jacir e Oracides Piassa, na comunidade de Água Amarela, interior de Chopinzinho. De acordo com Jacir, por volta das 16h30min, estava em casa com sua família quando foi surpreendido por um tufão de vento que atingiu o galpão de fumo. No momento chovia muito, e segundo Jacir, ouviu um barulho muito forte e quando saiu para ver o que estava acontecendo, ficou apavorado ao ver uma espécie de redemoinho que estava derrubando o galpão de fumo. De acordo com ele, nunca tinha visto algo parecido, “aquele funil de vento desceu, derrubou completamente o barracão e subiu novamente e foi embora”, disse Jacir. De acordo com o corpo de bombeiros, os prejuízos foram registrados apenas na propriedade dos irmãos Piassa. Oracides disse que fazia 20 minutos que eles haviam saído do barracão, onde estavam colhendo fumo e guardando, “por sorte não ocorreu algo pior, estávamos em cinco pessoas trabalhando debaixo do barracão”, completou Piassa. O vento derrubou cerca de 56 metros dos 64 do barracão e o restante que ficou em pé, está condenado. Havia no barracão, de acordo com Oracides, aproximadamente 35 mil pés de fumo. Ele disse que não sabe o que vai fazer, pois uma parte do fumo poderá ser recuperado, porém ele não tem onde guardar. Para piorar a situação, ele disse que tem para colher cerca de 30 mil pés que estão na lavoura e também não tem onde estocar. O prejuízo, segundo os irmãos, deve ficar entre 20 e 30 mil reais.
Em Foz do Iguaçu, ventos em forma de tornado derrubaram dezenas de árvores na Avenida Tancredo Neves, que dá acesso à região norte da cidade, no trecho entre o trevo de acesso à Vila “B” e a Igreja São José Operário. O trânsito no local ficou interrompido, nas duas pistas, em razão da queda de troncos, galhos e fios.No campus da Unioeste, os blocos onde funcionam os cursos de Ciências Contábeis e Enfermagem tiveram o teto danificado pelo vento e as salas acabaram inundadas.Os ventos não foram tão intensos na capital do Alto Paraná, no lado paraguaio da fronteira. O volume de chuvas no entanto, foi suficiente para causar a elevação do nível dos afluentes dos rios que, há algumas semanas, causaram alagamentos e desabrigaram centenas de famílias.A força do vento foi maior na região de San Alberto, 120 quilômetros ao norte de Cidade de Leste, nas proximidades do Lago de Itaipu.Na localidade de San Francisco Javier, um homem de 25 anos de idade identificado como Gabriel Meza faleceu enquanto trabalhava nas obras de construção da sede local da Cooperativa Lar.Os ventos, que no local atingiram 100 km/h, obrigaram o trabalhador a buscar abrigo dentro de um container, que acabou arrastado pelo vento e, ao voltar ao solo, esmagou a vítima.