quinta-feira, 17 de junho de 2010

Professores Municipais de Nova Prata participam de em encontros pra refletir o ensino


Professores da rede municipal de ensino realizaram recentemente encontros na Secretaria de Educação a fim de reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Os encontros foram divididos conforme ano/série em que cada professor trabalha. As professoras trocaram experiências e atividades de sala de aula, além de refletirem sobre as dificuldades de aprendizagem, alunos que necessitam de atendimento em sala de recursos e realizaram o planejamento para o 2º Bimestre.
A equipe técnico-pedagógica da Secretaria esteve conversando com os docentes sobre o acompanhamento que farão nas escolas junto aos professores e alunos nas próximas semanas. O trabalho que se pretende é cooperar com o trabalho pedagógico dos professores, auxiliando-os nas dificuldades em sala de aula, como o número excessivo de alunos por turma, o que dificulta o trabalho, além de acompanharem de perto as atividades registradas por cada aluno durante as aulas e dentro do possível, os níveis de aprendizagem da turma, a fim de oferecerem possibilidades de ajuda ao professor.
A principal preocupação da Secretaria de Educação é proporcionar situações de aprendizagem com qualidade, por isso está constantemente preocupada em oferecer grupos de estudo e cursos de capacitação aos professores, já que são os protagonistas da ação pedagógica em sala de aula. Pensando nisso, os professores terão a possibilidade de participarem de estudo sobre as Diretrizes do Ensino de Nove Anos, que contemplam as Propostas Curriculares de todas as disciplinas do 1º ao 9º Ano. Para que todos os professores possam participar serão oferecidos encontros em horários da manhã, tarde e noite. As datas previstas para acontecerem os encontros são os dias 15, 22 e 29/06/2010, sendo que no período da manhã o local será na Escola Deomir Rossi Filho, à tarde, na Secretaria de Educação e à noite na escola Teotônio Vilela.
Quando se reúnem oportunidades de formação continuada, situações favoráveis de aprendizagem e compromisso do profissional da educação, o processo/ensino aprendizagem se realiza efetivamente.