segunda-feira, 14 de junho de 2010

Programas e ações são desenvolvidos na agricultura em Nova Prata do Iguaçu

Assessoria
O Município de Nova Prata do Iguaçu é essencialmente agrícola e passa por uma verdadeira transformação todos os produtores rurais tem incentivo da Administração e da Secretaria de Agricultura através do Secretario Mauricio Pereira, que juntos estão desenvolvendo vários programas e ações. Um ano e cinco meses de trabalhos realizados pela Secretaria de Agricultura e os programas são destaques no município, região e no País.
O Secretário Mauricio Pereira disse que no inicio o primeiro programa de seu trabalho na Secretaria foi reformular o programa de inseminação artificial e hoje aumentaram o numero de beneficiários. “Hoje são mais de 500 produtores que recebem gratuitamente a Assistência em sua propriedade para estar efetuando a inseminação, nós tivemos um grande avanço nesta área a onde o nosso produtor pode estar melhorando geneticamente o seu rebanho” destacou o Secretário.
Foi lançado e reformulado o Programa Porteira Adentro programa de incentivo fiscal no qual é trocado as notas fiscais de compras por bônus que da direito em horas máquinas da Patrulha Agrícola.
“ Hoje temos mais de 45 famílias que já foram beneficiadas na Comunidade de Barra do Quieto e atualmente estamos visitando outras famílias de Vila Salete e Colônia Nova para que possamos estar desenvolvendo estas atividades de horas máquinas nas suas propriedade tivemos grandes avanços nesta área” salientou.
O Programa Porteira Adentro tem permitido desenvolver um bom trabalho, o produtor tem agora cascalho na sua mangueira,na propriedade, permitindo que o caminhão do leite chegue à sua moradia sem dificuldade para a retirada do leite.
Foi realizado no inicio do ano de 2010 em fevereiro a 1º Conferencia da Agricultura, realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Agrícola, com objetivo de buscar quais são as prioridades do município tem em relação ao meio agrícola.

Também foi implantado o programa de Bebedouros Ecológicos no ano de 2009.
Foi cadastrado os produtores, e iniciado uma nova tecnologia para que o agricultor tenha uma água de qualidade em sua propriedade.
“Tivemos outros assuntos abordados dentre eles à questão de estruturas físicas, estradas, assistência técnica e, além disso, tivemos uma série de itens no qual estamos trabalhando para a formulação de novas políticas publicas” destacou

No município funciona o Balde Cheio, programa diferenciado de assistência técnica de difusão de conhecimento, no qual gera uma grande perspectiva de permanência do produtor na área leiteira.

“ Queremos que ele deixe de ser um tirador de leite e passe a ser um empresário nesta atividade, temos mais de 30 produtores, beneficiados com assistência técnica que movimentam três milhões de reais anualmente com a atividade do leite, temos aqui propriedades modelos que recebem inúmeras visitas de produtores de vários lugares de nosso país”.
Estes são alguns programas e ações em desenvolvendo em Nova Prata.
“Temos grandes parcerias que tem nos ouvido com relação ao meio agrícola, Câmara de Vereadores que sempre nos atendeu quando nos passamos os projetos pela Câmara, todos eles aprovaram estes projetos para acontecer o desenvolvimento do município.

O secretário disse ainda: ”Estamos buscando para que nosso povo continue aqui no município,pois a função da administração é gerar oportunidades para que o homem do campo permaneça em sua propriedade”.
O município conta hoje com mais de 1.400 propriedades rurais que tem como principais atividades a produção de grãos de soja, milho, trigo e feijão. Alem da produção animal onde se destaca a produção leiteira, que tem uma produção anual de 30 milhões de litros de leite.
Com destaque também para avicultura e pecuária de corte além de outras atividades que se está iniciando a piscicultura.