quarta-feira, 28 de julho de 2010

300 pessoas participam de Dia de Campo em Salto do Lontra

Aproximadamente 300 pessoas, em sua maioria produtores de leite de vários municípios da região, participaram nesta terça-feira, 27, da 3ª Edição do Dia de Campo sobre Melhoria da Produtividade e Rentabilidade do Leite, realizado no sítio do Nerci da Silva (Cléo) na comunidade de São Domingos.

A organização foi do Instituto Emater, Claf, Departamento Municipal de Agricultura, Banco do Brasil, Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Souza Cruz, Senar e Sindicato Rural com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura de Salto do Lontra, Irrigapar, Reafrio e Agroplanta.

Na oportunidade foram montadas sete estações e tratados os seguintes assuntos: manejo de bezerras, melhoramento zootécnico, melhoria da qualidade do leite, plano forrageiro, sistema silvipastoril, manejo e adubação de pastagens, captação de água da chuva, irrigação de gotejamento, aspersão e fertirrigação. Os assuntos foram apresentados por profissionais qualificados de entidades públicas e privadas.

Além dos produtores também estiveram presentes autoridades, lideranças e representantes de entidades.

Assuntos e profissionais de cada estação:

1 – Manejo de Bezerras: Médico Veterinário, Valmir da Cunha Vieira – Senar;

2 – Melhoramento zootécnico: Zootecnista, Rafael Flavio Dias Cavallieri – Instituto Emater de Nova Prata do Iguaçu;

3 – Melhoria da Qualidade do Leite: Técnico em Agropecuária, Fernando Reis - da Reafrio de Maravilha – SC;

4 – Plano Forrageiro: Zootecnista, Simão Flores – Instituto Emater de Francisco Beltrão;

5 – Sistema Silvipastoril: Engenheiro Florestal, Anderson Wagner Pezzatto – Instituto Emater de Cascavel;

6 – Manejo e Adubação de Pastagem: Engenheiro Agrônomo, Laércio Sartor – Senar;

7 – Captação de Água da Chuva, Irrigação por Gotejamento, Aspersão e Fertirrigação: Técnicos da Souza Cruz, Netafim, Irrigapar e Agrosolo;

8 – Práticas de Higiene e Limpeza de Equipamentos, Adubação de Pastagem e Irrigação: Empresas Comerciais;

Além dos produtores de Salto do Lontra também houve participação de Chopinzinho, São João, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul, Verê, São Jorge D’Oeste, Pinhal de São Bento, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste, Coronel Vivida, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Barracão.

Todos os organizadores deste Dia de Campo afirmaram que o evento foi muito proveitoso, especialmente pela importância dos temas que foram abordados e pelo grande número de participantes, que demonstraram estar preocupados em melhorar cada vez mais a qualidade da produção e consequentemente aumentar a rentabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa