sexta-feira, 16 de julho de 2010

Programa “Prata Colonial” está sendo desenvolvido em Nova Prata

Assessoria
A Secretaria da Agricultura, Vigilância Sanitária e Emater de Nova Prata do Iguaçu, juntamente com o Instituto Água Viva de Pesquisa e Extensão em Aqüicultura e Pesca Sustentáveis, Meio Ambiente e Processos de Recursos Pesqueiros, estão realizando o programa “PRATA COLONIAL” que é a Difusão de Boas Praticas de Fabricação Para Agricultores Familiares, Panificados, Restaurantes, e Pequenas Empresas do ramo Alimentício.
Para o desenvolvimento do projeto estão sendo realizados diversos módulos, sendo que ate o momento já foram realizados três módulos num total de sete, alem de visitas nos estabelecimento aplicando um check list visando corrigir algumas falhas nas suas produções e nos seus estabelecimentos. Estão inscritos 51 produtores e estabelecimentos com diversos produtos como: Mel, Queijo, Salame, Vinho, Hortaliças, Cachaça, Frutas, Açúcar Mascado, Farinha de Milho, Ovos e Polpa de Frutas.
O programa visa padronizar os produtos fabricados no município, produzi-los com qualidade, atendendo as exigências tanto dos órgãos fiscalizadores como a vigilância sanitária quanto do mercado consumidor que cada vez mais tem procurado por produtos de qualidade nutricional e sanitária. Para isso esta sendo Criado um selo de qualidade onde no final do projeto cada produtor ou estabelecimento cadastrado terá direito, para avaliar a qualidade de cada produto.
Alem de visar a qualidades dos produtos esta sendo organizada a reabertura da Feira do Produtor com intuito de facilitar a comercialização destes produtos.