quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festas comemoram o Dia dos Colonos e Motoristas

Em várias cidades da região o Dia dos Colonos e Motoristas será comemorado com festas, procissões e as bênçãos de São Cristóvão - padroeiro das duas categorias. A 50ª Festa dos Colonos e Motoristas de Francisco Beltrão começa às 7 horas, com a alvorada festiva, 8 horas inicia a procissão de veículos da região central até o bairro Pinheirinho, em frente à sede da Associação dos Motoristas, onde será dada a bênção de São Cristóvão.

Dom José Antônio Peruzzo, bispo diocesano, deve presidir a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete, da Cidade Norte, às 10:30. Ao meio-dia será servido o churrasco. O presidente da Associação dos Motoristas, Ari Malacarne, diz que a previsão é de que sejam vendidos de 3 mil a 3.500 quilos de carne de churrasco de bovinos e suínos. À tarde tem matinê com ingressos a R$ 5.

O evento tem a colaboração da Guarda de São Cristóvão, que organiza o trânsito e os estacionamentos.

Dois Vizinhos
A comemoração alusiva ao Dia dos Colonos em Dois Vizinhos acontece na Linha Conrado, domingo, com a realização da Festa da Partilha. Devem participar moradores da vila e pessoas da cidade.

Marmeleiro
A Guarda de São Cristóvão organiza neste domingo sua Festa dos Colonos e Motoristas, na sede do CTG Laçando a Tradição, no bairro Três Pinheiros. Pela manhã, a procissão de veículos sairá do centro até o CTG, onde haverá missa, almoço e outras atrações ao longo do dia.

Nova Esperança
A comunidade de Rio Gavião, às margens da PR 481, em Nova Esperança, promove a tradicional Festa dos Colonos e Motoristas na manhã de domingo. A abertura ocorre às 7:30, com café colonial, 9 horas começa à bênção dos veículos, 10 horas os moradores estarão recepcionando o pessoal da cavalgada, 10:30 tem missa, 12 horas churrascada, à tarde homenagem aos casais de agricultores e à noite tem matibaile.

Nova Prata
A Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, de Nova Prata do Iguaçu, promove a Festa do Colono e do Motorista. A programação começa na sexta-feira, 23, com o baile animado bela Banda Corpo e Alma e a escolha da Rainha da festa. Domingo, a programação começa às 9 horas, com a celebração da missa, após a bênção dos carros, motos e implementos agrícolas. Ao meio dia almoço festivo no Centro Comunitário Sinuelo da Paz. Na parte do tarde show de prêmios.

Realeza
A Festa dos Colonos e Motoristas de Realeza será dia 29 de agosto, na Linha Progresso. Mas neste domingo, pela manhã, haverá a carreata e a bênção de São Cristóvão no centro. A saída será da avenida Rubens Caselani, no bairro Padre Josimo.

Renascença
A Linha 15 de Novembro, em Renascença, realiza a sua Festa dos Colonos e Motoristas também no domingo, 25. A missa será celebrada na Igreja Matriz Cristo Rei, a partir das 8 horas, e após às 9 horas, da frente da igreja, sai a procissão de veículos até a Linha 15 de Novembro, distante quatro quilômetros da cidade. No centro comunitário será servido o almoço para os visitantes.

Salto do Lontra
Em Sede da Luz, município de Salto do Lontra, promove a 32ª Festa dos Colonos e Motoristas. Pela manhã, às 7 horas, será servido o café colonial, 9:30 os motoristas estarão saindo da Avenida Nicolau Inácio, no centro da cidade, em direção a Sede da Luz, às 10:30 será celebrada missa sertaneja, 12 horas almoço e às 14:30 haverá matinê com a banda Terceira Dimensão.

Santo Antônio
No próximo domingo será realizada a 43ª Festa da Capela de São Cristóvão com uma extensa programação. "Essa festa é uma das mais antigas de toda a região e bastante concorrida com a participação da população, não só de Santo Antonio do Sudoeste, como de outros municípios", diz Paulo Araldi, chefe da equipe de festeiros.


Verê
Na cidade de Verê acontece a Festa do Padroeiro São Joaquim. Às 9:30 os católicos e representantes das 29 capelas do interior participam de procissão da praça em frente à Prefeitura de Verê até a Igreja Matriz, onde às 10 horas haverá missa. A festa prossegue com almoço no centro paroquial e à tarde matinê com entrada gratuita.

Fonte: Jornal de Beltrão