terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bebedouros Ecológicos garantem Água para os produtores de Nova Prata do Iguaçu



Assessoria

O Município de Nova Prata do Iguaçu, através da Secretaria de Agricultura lançou no ano passado o Programa Municipal de Bebedouros Ecológicos, que fornece gratuitamente ao produtor rural 03 horas maquinas de retro escavadeira para que eles reformem ou abram novos bebedouros e forneçam água para os animais.

Em contrapartida o produtor tem que isolar a área do bebedouro-reservatório, plantar árvores em seu redor e através de mangas fornecerem água para os animais em cochos plásticos. Esta medida visa inibir a entrada de animais diretamente aos bebedouros, evitando assim o seu desbarrancamento e a contaminação da água, garantindo maior vida útil aos bebedouros-reservatórios.

Outra vantagem se diz respeito à qualidade da água que é fornecida aos animais, pois através dos reservatórios plásticos moveis a água sempre esta límpida e em diversos pontos da área de pastagens, é o chamado cocho de água carrapato. Hoje são cerca de 100 propriedades rurais beneficiadas por este programa.

O Secretário de Agricultura Mauricio Pereira ressaltou os resultados obtidos por este programa pioneiro e inovador que este implantado em Nova Prata do Iguaçu e destaca a satisfação dos agricultores beneficiados que acreditaram neste sistema de bebedouros reservatórios. “Nossos programas de trabalho da secretaria sempre visam o beneficio dos produtores rurais, principalmente na área de infra-estrutura física, qual nosso produtor rural mais necessita e com certeza o programa de Bebedouros Ecológicos continuara a fornecer água de qualidade às propriedades rurais do município. Este programa mais uma vez demonstra que através de parcerias nossa agricultura se desenvolverá”.

O programa Bebedouros Ecológicos foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Agricultura Agrônomo Mauricio Pereira, Veterinário Robson Savanhago e o técnico Agrícola Leôncio Biesek.