sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nova Prata prepara o futuro e já é 5ª na geração de empregos

João Carlos Lindner

- No final do mês de agosto o Jornal de Beltrão publicou uma avaliação sobre novos empregos formais e o número de habitantes de cada município da região Sudoeste do Paraná.

Nova Prata do Iguaçu ocupa a 5ª posição no ranking dos maiores geradores de empregos, atrás apenas de Saudade do Iguaçu (1º), Coronel Vivido (2º), Santo Antônio do Sudoeste (3º) e Francisco Beltrão (4º).

Esse ranking gerador de empregos, mostra Nova Prata do Iguaçu a frente de importantes municípios como Ampere (6º), Dois Vizinhos (7º), Pato Branco (19º) e Salto do Lontra (36º).

O índice de emprego criado pelo JdeB é proporcional ao número de habitantes do município, dividindo-se o número de habitantes, pelo número de novos empregos formais gerados no período de janeiro a julho de 2010.

Nossa reportagem saiu a campo para descobrir o porque da posição expressiva do município e aonde estão esses empregos que o JdeB mostrou em sua reportagem.

Não foi difícil descobrir por exemplo que a Escola de Costura Industrial com mais de 200 formados é uma mostra de que com mão de obra qualificada, as empresas podem se comprometer com o mercado, produzindo mais e melhor num mesmo espaço físico.

Outro ponto de relevância observado pela reportagem foi a participação do poder público incentivando não apenas fisicamente com barracões e salas, mas com cursos promovidos, palestras e principalmente com a credibilidade do setor, o que serve de parâmetro para investidores e empreendedores.

Essa credibilidade fez com que novas empresas viessem para o município a exemplo da Satiare Alimentos empresa de grande porte que está prestes a ser inaugurada, mas que já rende dividendos no comércio local e já gera um número expressivo de empregos na construção física da empresa e na instalação de equipamentos que começam a chegar.

A matéria do JdeB cita que “a instalação de algumas novas empresas em Nova Prata do Iguaçu também parece ter dado resultado. O município com 10.822 habitantes, gerou 151 novos empregos”, o que a reportagem considerou alto.

O fato de Nova Prata do Iguaçu estar em posição honrosa na geração de empregos, é reflexo também da construção civil que cresceu “a olhos vistos” nos últimos tempos e tem feito com que muitos moradores que haviam migrado para grandes centros como Curitiba, São Paulo e Joinville iniciem o caminho inverso, “a volta pra casa”.

Na reportagem vamos mostrar aonde estão a maioria dos novos postos de trabalho gerados no município e as perspectivas de assumir o topo do ranking na próxima pesquisa elaborada.

Se de janeiro a julho deste ano foi gerado 151 postos de trabalho com carteiras assinadas, o que podemos esperar no segundo semestre deste ano? E para 2011, quando deve acontecer o “boom” na geração de empregos?