sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lançado em Nova Prata do Iguaçu Programa de Desenvolvimento Local


Assessoria
Foto Aliança/Camini

Foi lançado na noite de quinta-feira em Nova Prata do Iguaçu, o Programa de Desenvolvimento Local que vai beneficiar o micro e pequeno empresário.
A parceria envolver SEBRAE, AMSOP, Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial.

Por meio da execução do Programa, o Sebrae/PR pretende fortalecer os micros e pequemos empresários; estimular sua formalização, o empreendedorismo e a geração de emprego e renda; contribuir para melhorar e aumentar os serviços públicos; formar parcerias com os setores públicos e privados que permitam complementar e potencializar os recursos e esforços envolvidos; estimular o desenvolvimento econômico equilibrado do Estado; e contribuir para o desenvolvimento local e sustentável.

O lançamento reuniu varias autoridades, como Prefeito Rubem Foletto, Vereadores, Presidentes de entidades, os parceiros do programa e empresários que lotaram as dependências do Restaurante Águia onde aconteceu a cerimônia.

Foi criado em Nova Prata do Iguaçu um Comitê Gestor, formado por funcionários públicos, empresários e representantes de entidades.

A presidente do Comitê, Dirleia Cardoso, explica que o Comitê vai auxiliar os empresários e também para aqueles que têm vontade de abrir seu próprio negocio, desde - a questão documentação a gestão.

O Consultor do Sebrae Silvio Ribas que está trabalhando no município, informou que ate agora foi diagnosticados os caminhos a serem trabalhados e partir de agora será estabelecido os planos de ações.

O Consultor e representante do coordenador geral do SEBRAE Tarcisio Reiner, comentou que agora os empresários poderão estabelecer suas metas, tendo o apoio do SEBRAE, Comitê Gestor e própria Prefeitura para que o programa possa funcionar.

O Prefeito Rubem Foletto, lembrou que o Comitê faz tempo que esta trabalhando e agora com o lançamento será possível incentivar o empreendedorimo nos empresários, segundo ele o despertar para cada poder ser ainda melhor naquilo que faz.

MEI
No lançamento do Programa foi apresentando a Lei do Micro Empreendedor Individual – Mei.

Lei do Mei foi criada baseada na Lei Complementar nº 944/2009 que é uma lei federal, onde exigem que todos os municípios criem sua própria lei. Quem se enquadra na Lei do Mei?

Toda a pessoa física que trabalhe por conta própria de forma individual e se dedique às atividades de comercio, indústria, ou prestação de serviços e fature por ano até 36 mil reais, sendo permitido ter apenas um funcionário que receba até 01 salário mínimo.

As vantagens são muitas, pois há uma facilidade maior para a abertura da empresa, com menos burocracia, e terá a isenção da taxa de Alvará de Licença para Localização( na Prefeitura).

Acessória gratuita para a abertura da empresas na formalização e durante o primeiro ano como Empreendedor Individual, onde as empresas contábeis autorizadas prestarão acessória de graça, como forma de incentivar a legalização.

Recebera orientação e suporte técnico do Sebrae, e de um funcionário especializado que estará a disposição na Sala do Empreendedor, localizado na Prefeitura Municipal.

Terão acesso a créditos bancários, Compras e vendas em conjunto e Redução da Carga Tributaria.

Com todo esse apoio e o fato de estarem legalizados, as chances de crescer e prosperar aumenta, e o que hoje é apenas um pequeno negocio amanha poderá ser uma media e ate uma grande empresa. Os grandes empresário não começaram grande, eles começaram pequenos e foram crescendo aos poucos, de modo sustentável.