sábado, 11 de setembro de 2010

“Nova Prata do Iguaçu é o quinto na geração de empregos”, diz jornal.

João Carlos Lindner - Uma pesquisa divulgada pelo Jornal de Beltrão no final de agosto mostrando o ranking dos 42 municípios da região Sudoeste na geração de empregos, mexeu com o ego do empresariado de Nova Prata do Iguaçu, e está servindo de impulso para novos investimentos na geração de vagas de empregos para o semestre atual.
“Vamos abrir mais cinco ou seis vagas até o final do ano e entre 15 e 20 vagas até abril do próximo ano”, garante a empresária Sandra Machado da SM Confecções. A SM tem em seus quadros 46 funcionários.
A Denilu, outra empresa do ramo de facçao tem 43 funcionários na atualidade e pretende chegar a 51 até dezembro deste ano.
Outra empresa do mesmo ramo, a Maluan conta em seus quadros com mais de 100 trabalhadores e quer expandir os negócios e contratar mais 30 até o final do ano. “Temos dificuldades de contratação porque não temos mão de obra qualificada”, disse a gerente Fátima, da unidade de Nova Prata do Iguaçu.
A Onlyn confecções também reclama da falta de mão de obra qualificada e acredita criar mais 20 vagas até dezembro. A empresa pretende lançar uma marca própria de confecções a partir de 2011, aumentando a produção e buscando novos mercados.
Nossa reportagem levantou a existência de 12 indústrias de confecções (facção) no município que emprega 513 funcionários. Todas as empresas visitadas tem projetos de expansão de produção com contratação de novas forças de trabalho. Um levantamento aproximado mostra que até o final deste ano, o aumento de vagas oferecidas passará de 100. “Caso consigamos qualificar mão de obra”, alertam os empresários numa demonstração clara de urgência em trabalhadores.
Para os empresários é necessário melhorar a qualidade do curso de costura industrial. Para eles a urgência em mão de obra pode estar prejudicando na formação. “Alguns alunos que deixam o cursos ainda não estão aptos a compor o mercado de trabalho”, alertam.
A empresa A.J Cânadido expandiu a área construída recentemente e mantém em seus quadros 75 funcionários aumentando entre janeiro e julho em 20% a oferta de vagas. Para a A.J. Cândido é hora de dialogar com o poder público municipal para a construção de uma nova unidade que abrigará mais 40 trabalhadores iniciais. A preocupação da empresa é encontrar material humano com disponibilidade e aptos ao trabalho.
MAIS INCENTIVOS
O prefeito Rubem Miguel Foletto, disse na semana passada que a posição de quinto colocado na geração de empregos no primeiro semestre de 2010 “encheu a população de orgulho” e que isso é fruto da coragem e empreendedorismo do empresariado local, aliado a credibilidade de atos políticos e administrativos e, o cumprimento dos compromissos assumidos pela união que administra o município, com o gerenciamento dos partidos políticos coligados e o incentivo às indústrias já instaladas e as novas indústrias que estão se instalando no município. “O diálogo sempre prevalece com a sociedade que busca o desenvolvimento”, disse o prefeito emendando que com isso “descobre-se novas iniciativas individuais”.
Para Foletto o fato de oferecer transporte em parceria com as empresas e funcionários melhorou a qualidade no trabalho. Eles (os funcionários), trabalham mais tranqüilos”, garante o prefeito.
Para o prefeito a administração vai continuar com a política de motivação de geração de empregos, incentivo a criação de marcas próprias e diálogo permanente. “Assim vamos auxiliar na solução dos problemas de forma natural”, prega ele.
SATIARE ALIMENTOS
A administração pública municipal está prestes a ver a primeira indústria de grande porte ser inaugurada no município. A Satiare Alimentos união de empresários regionais, com investimentos de mais de R$ 23 milhões em área construída e equipamentos de produção, deverá iniciar as atividades nos próximos meses e ao longo de dois anos, deverá oferecer mais de 350 vagas de trabalho.
Segundo o assessor de planejamento do município, Denival Oliboni, a Satiare, mesmo em fase de instalação já reflete na economia local. Só na instalação da indústria estão sendo usadas 70 pessoas. “50 na construção e 20 na montagem de equipamentos”, informou Oliboni, ressaltando que parte desse contingente é de pessoas de fora do município, mas, que movimentam o comércio local e “promovem bom astral no empresariado”.
Outro dado interessante da Satiare é que deverá gerar quase mil empregos indiretos, segundo informações da administração pública. “Serão três empregos indiretos para cada emprego direto”, prevê o prefeito Rubem Foletto.
O assessor de planejamento acredita que com as novas medidas que estão sendo implantadas a exemplo da Lei Geral das Pequenas e Micro Empresas, novas empresas deverão ser implantadas e incentivadas pelo município. “A prefeitura compra mais de 80% no comércio local e a prioridade é para pequenas e micro empresas”, relata o assessor. Para ele essa é uma maneira forte de incentivar o empresariado.
Para Oliboni, os empresários devem se adaptar às exigências legais e se tornar competitivos em relação a fornecedores de grandes centros. Para ele isso já está ocorrendo na maioria das empresas que estão se profissionalizando e saindo da informalidade.
MAIS EMPRESAS
Recentemente o município foi contemplado com uma nova empresa no ramo de Laticínio, fortalecendo o agronegócio, gerando renda e novas vagas de trabalho.
O Laticínio Renascer que havia paralisado atividades no passado, foi em busca de parcerias e está aproveitando o bom momento na pecuária de leite que a cada ano bate novo recorde, para industrializar produtos de qualidade e participar do mercado, que tem “bons ventos soprando a favor” e com isso mantendo a regularidade em meses considerados de entressafra.
Recentemente houve rumores de que novas empresas dos ramos de aberturas de madeiras, recapagens de pneus, pré moldados para galpões de frangos e estofados, sondaram a administração pública para “fincar pé” na Terra de Gente Feliz.
O prefeito Rubem Foletto, gaúcho de nascimento mas utilizando de um jeito mineiro, não confirma nem desmente esses rumores. Foletto pede apenas para “esperar”, no sentido de logo terão novidades.