terça-feira, 14 de setembro de 2010

Seis tratores e implementos foram entregues para associações de agricultores de Nova Prata






Assessoria e Jornal Correio do Povo Paranaense
Fotos. Foto Aliança/Camini
Na manhã de sábado (04), na sede do CTG Pagos do Iguaçu, a administração municipal de Nova Prata do Iguaçu repassou seis tratores e implementos para as associações de produtores rurais do município. A entrega foi feita pelo prefeito Rubem Miguel Foletto, vice Sady Malacarne e vereadores. O ato reuniu todos os membros das associações em um almoço comemorativo.

Cerca de 160 famílias serão beneficiadas com os novos maquinários e implementos. O prefeito Rubem Foletto comentou que é uma alegria poder auxiliar os agricultores do município, no sentido da valorização das associações. “A administração anterior entregou apenas 5 máquinas agrícolas as associações e, desde quando assumimos, já foram entregues 9 tratores e diversos equipamentos agrícolas. Nós estamos muito felizes, pois a maior necessidade do agricultor é investir em equipamentos para melhorar o processo de plantio, manuseio e colheita, e com isso melhorar a qualidade de produção. Estamos apoiando os pequenos produtores, e novos investimentos ainda serão feitos”, destacou.

O Secretário de Agricultura, Mauricio Pereira, destaca que a entrega de seis tratores em um único dia, vai ficar na história do município. “Esse dia vai ficar pára história do município, pois nossas associações precisavam de ajuda e incentivo, e aqui está o resultado. Centenas de famílias estão sendo beneficiadas. A partir de agora os pequenos produtores terão oportunidade de produzir mais e gastar menos, pois não precisarão alugar maquinários”, comemorou o secretário.

A Associação de Agricultores São Luiz, da comunidade de Colônia Nova, recebeu um trator, um pé de pato, uma ensiladeira e uma carretinha agrícola, através de emenda do deputado federal Assis do Couto. Já a Associação da Linha Calgaroto recebeu um trator e uma ensiladeira, através de emenda do deputado federal Marcelo Almeida. Para a Associação da Linha Santa Inês foi entregue um trator, viabilizado pelo deputado federal Nelson Meurer.

A Associação Nossa Senhora Aparecida, do Ouro Fino, também foi beneficiada e recebeu um trator, uma carretinha e uma ensiladeira, através de recursos da deputada estadual Luciana Rafagnin. O presidente da Associação, Neveraldo Olibone, disse que esta conquista vem de encontro com a realização de um sonho alimentado por todos os membros da entidade. “É um sonho antigo que foi realizado. Nossa associação agora terá um potencial ainda maior na produção de alimentos”, ressaltou.

Um trator também foi entregue para a Associação de Agricultores da Linha Esperança e São João do Vorá, através de emenda de Nelson Meurer. O presidente da Associação, Antonio Kosloski Pereira, explica que todos os membros são pequenos agricultores e que o trator terá grande serventia. “Quase todos os associados alugavam máquinas de terceiros, perdendo com isso parte da renda. Agora, com este trator, os produtores poderão se privar de alguns gastos”.

A Associação São Sebastião da Nova Vitória foi contemplada com um trator e uma plantadeira, através de recursos do deputado federal Moacir Micheleto. As emendas do deputado Meurer ainda vieram em beneficio das Associações de Santa Rita e Linha Conquista, sendo entregues uma ensiladeira para cada uma.

A atual administração tem por meta beneficiar todas as 34 associações existentes no município, com patrulhas agrícolas que vão fortalecer a agricultura e motivar os agricultores a permanecerem no campo.

O secretário de agricultura ainda aproveitou a ocasião para destacar os programas que estão beneficiando os agricultores do município.
Bebedouros Ecológicos: Programa que destina 03 três horas maquinas para o produtor rural efetuar a abertura de um bebedouro, tendo hoje 100 agricultores já beneficiados.

Programa Porteira Adentro: Programa de incentivo fiscal onde os produtores apresentam as notas fiscais de vendas e compra no comercio local e estes recebem bônus em cima do valor das notas. Estes bônus lhes dão direito de receberem os serviços da patrulha agrícola que efetua serviços de cascalhamentos em estábulos e mangueiras, estradas e acessos. Hoje temos mais de 150 famílias beneficiadas nas comunidades de Barra do quieto, Salto Caxias, Vila Salete, Guarani.

Programa Balde Cheio: Programa de assistência técnica e consultoria as propriedades rurais. Um agrônomo presta esta assistência a 40 famílias, sendo que as 40 famílias geram um movimento anual de 1,8 milhões de reais devido a venda do leite. ( aproximadamente 50.000 por família; 77 mil litros/ano por família assistida; 3.500 mês/família). Esta consultoria proporciona a permanência do homem no campo.

Programa Prata Colonial: Programa de Difusão de Boas praticas de produção, que visa a adequação sanitária e organização da venda de produtos coloniais em Nova Prata do Iguaçu, além de promover a certificação de qualidade dos produtos. atende um publico de 45 famílias.

Programa de Compra direta da Agricultura familiar: Garante a compra de produtos da agricultura familiar, sendo estes distribuídos para merenda escolas, já foram mais de 45 mil reais investidos em mais de 42 famílias.

Conselho de Sanidade Animal: Reúne lideranças do setor agropecuário qual promovem a garantia da sanidade animal e vegetal em N.P.I através de campanhas de vacinação e orientação aos produtores rurais.

Conselho de Desenvolvimento Rural: Agora instituído através de lei, permite com que os produtores rurais auxiliem e orientem a aplicação das políticas publicas municipais de apoio ao Setor Rural. Um grande avanço para agricultura local, pois permite que a agricultura seja um gestor dos recursos públicos, sabendo onde os recursos estão sendo investidos.

Programa Mais Água: Programa este de Proteção de Fontes e Nascentes na qual o município estará proporcionando a correta proteção dos mananciais de água, promovendo assim o saneamento rural através de água de qualidade aos produtores rurais. Programa com inscrições abertas até este mês.

Programa Municipal de Modernização do Setor Rural: Programa de modernização do setor rural através da distribuição através de comodatos de maquinas e equipamentos agrícolas.

Todos estes programas faram parte do Programa Municipal de Desenvolvimento Rural - PRODER, que foi e esta sendo gerido pela secretaria de agricultura.