sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Amamentação será tema de encontro em Nova Prata do Iguaçu


Assessoria
A semana mundial da Amamentação é comemorada anualmente de 1 a 7 de agosto.
Neste ano de 2010 o tema é: “Os passos para o sucesso do aleitamento materno”, tema este debatido no município de Nova Prata do Iguaçu.
Em comemoração a Semana Mundial de Amamentação, a Clínica da Mulher e da Criança de Nova Prata do Iguaçu, através do Grupo de Gestantes “Junto ao Coração”, com coordenação da Enfermeira Nicole Nino e Psicóloga Adriana França e em parceria com a Assistência Social - CRAS realizam um encontro para todas as gestantes do município no dia 18 de agosto, às 14h na Associação Comercial.

Várias atividades estão sendo reservadas para este dia. Familiares também podem participar. As gestantes que participam do grupo devem ligar consigo a Carteirinha.
Mais informações na Clínica da Mulher e da Criança, Rua Otacílio Rodrigues, 637, telefone 3545-1819.

Qual a importância do leite materno?
A Amamentação no seio supre todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver sadio. O leite materno é um alimento completo, possuindo todos os nutrientes necessários e servindo como uma vacina para o bebê, trazendo várias vantagens: proteção contra infecções e alergias, diminuição dos problemas respiratórios, diarréias e internações hospitalares, bom para dentição e a fala, sempre pronto e na temperatura certa, além de fornecer amor e carinho. A mãe também se beneficia ao amamentar no peito: aumenta os laços afetivos entre mãe-filho, faz o útero voltar mais rápido ao normal, diminuindo o sangramento pós-parto e prevenindo a anemia materna, diminui o risco de câncer de mama e ovários, além de ser econômico e prático, não precisa ser comprado.

Importante enfatizar que não existe leite fraco, cada mãe produz exatamente o leite de que seu filho precisa. O colostro (leite dos primeiros dias após o parto) é o que a criança precisa no início da vida, protegendo o bebê contra muitas doenças. O leite materno é de fácil digestão, por isso, algumas crianças querem mamar mais vezes. O leite do início da mamada protege o bebê e mata a sede e o leite do final da mamada engorda o bebê.
“Amamentar é um ato pessoal. Incentivar é uma atitude profissional”.