terça-feira, 10 de agosto de 2010

Educação tem salto de qualidade e é avaliada a nível de primeiro mundo em Boa Esperança

Divulgado recentemente o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do Ministério da Educação fez com que Boa Esperança do Iguaçu tivesse índice de desenvolvimento a nível de primeiro mundo, o resultado 6,0 é avaliado como de país desenvolvido. O IDEB faz parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação PDE.

O Município que estava com escola em nível de superação praticamente atingiu 11 anos antes a meta proposta pelo Governo Federal que seria de 6,2 em 2021.

Na colocação geral o Município esta em 27º no Estado do Paraná. Sendo que em 2005 quando foi criado esse índice de avaliação pelo MEC tínhamos 4,1 de nota, em 2007 caímos na avaliação para 4,0 e em 2009 alcançamos 6,0 registrou a Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Ivanilde Vachin.

Já o Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu (ensino fundamental e médio) obteve a melhor nota da região Sudoeste do Estado e a 3ª melhor nota do Paraná. A instituição segundo a Diretora Rozeli Julieta Biavatti Grassi obteve a nota 5,4 enquanto a média nacional é de 3,5. Ela lembra ainda que o IDEB é uma forma de avaliação da qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas, e é o resultado da soma da Prova Brasil, com índices de aprovação, reprovação e abandono de cada escola.

A Diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna Leonice Rufatto lembra que em 2007 quando ficamos abaixo da média proposta, e desde então houve uma preocupação do coletivo escolar em avaliar quais as dificuldades e problemas a serem superados, para buscar uma melhoria na qualidade do ensino.

O Prefeito Claudemir Freitas que recebeu as diretoras ligadas a educação em seu gabinete e cumprimentando estas estendeu cumprimentos a todas aquelas e aqueles ligados a educação. Disse ainda que a carreata feita após a divulgação do resultado e as comemorações devem mesmo ser feitas, não sei se todos estão feliz ainda existe aqueles e aquelas do quanto pior melhor, mas continuaremos investindo mais do que nunca em qualidade educacional, seja em qualificação e valorização dos nossos professores, em material, equipamentos, transporte, alimentação e tudo o que necessário for, parabéns a todos pela conquista, finalizou.


Fonte: Assessoria de Imprensa