sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Enéas Marques: Reflorestamentos em propriedades da agricultura familiar

Da assessoria

Dia 25 de agosto, uma quarta-feira, o engenheiro florestal Pedro Frâncio Filho coordenará um treinamento sobre plantio de árvores em áreas de consórcio entre pastagens, lavouras e florestas. O dia de campo está marcado para ocorrer no Clube de Campo Águas do Jaracatiá, em Eneas Marques.

A atividade conta com a participação da Prefeitura de Eneas, Departamento Agropecuário, Banco do Brasil e a Folem, que mantêm o programa de estímulo à implantação de pequenos reflorestamentos em propriedades da agricultura familiar.

Gado de leite
Pedro adianta que será desenvolvido, em Eneas Marques, um projeto-modelo com gado de leite e plantio de mudas de árvores, que servirá de referência nacional. A ideia está sendo implantada na propriedade de Jucinei dos Santos, em Bela União. A intenção é promover dias de campo para mostrar o projeto aos agricultores locais e de outros municípios.

Pedro quer difundir a prática agrosilvipastoril como "a revolução do agronegócio para o Sudoeste". O engenheiro florestal entende que a diversificação da propriedade rural é o sucesso de qualquer empreendimento. "A segurança para as futuras gerações está nas alternativas inovadoras para o campo", argumenta.

Filho de agricultor, Pedro argumenta que "o interesse dos sucessores (filhos dos produtores) é ver algo rentável em termos de resultado financeiro (para a sua propriedade)". Ele acrescenta que "não existe nada que desabone o sistema agrosilvipastoril, tudo pode ser realizado na integração, desde que se respeite o meio ambiente".