sábado, 7 de agosto de 2010

Quedas do Iguaçu: Taxista colhe mandioca de 150 quilos

Há três anos o taxista Antônio de Jesus resolveu plantar uma variedade diferente de mandioca no lote ao lado de sua casa, no centro de Quedas do Iguaçu. Ele trouxe uma muda da raiz de Ibiporã, Norte do Paraná. Primeiro o taxista adubou a terra intensamente, colocou em covas distantes e esperou crescer. No primeiro ano, ele colheu uma mandioca de 40 quilos. No ano passado, desenterrou uma de 87 quilos. Mas na semana passada, quando arrancou a última raiz, ficou surpreso com o resultado. Uma mandioca de 150 quilos e 500 gramas. "Foi a maior que eu já vi até hoje", diz.

Foi preciso quatro pessoas para carregar a raiz. "Eu ainda não comi, deixei em exposição na Casa do Agricultor, para que as pessoas possam observar", acrescenta Antônio, que mora em Quedas do Iguaçu há 30 anos.

Atualmente taxista, mas criado na roça. "Desde pequeno, sempre gostei de mexer com a terra, plantar, acompanhar uma semente germinar", afirma Antônio, que morava em Chopin 2, distrito de Cruzeiro do Iguaçu. Ele diz que há alguns detalhes que fazem a diferença no crescimento da mandioca. "Eu faço a cova uns seis meses antes de plantar. Adubo a terra, espalho farelo de sabugo, farelo de soja. Quando o solo está fofo, é hora de colocar a muda", recomenda.

Segundo Antônio, quando a mandioca é colocada em covas muito próximas, não cresce o suficiente. "Tem que colocar a cinco metros de distância. Aí ela não cresce sufocada. O resultado está aí", finaliza. (ASP)
 
Fonte:Jornal de Beltrão