quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Neve no Sul do Brasil



Fotos MetSul
Segundo informações da Metsul Meteorologia, ao menos 20 municípios do Rio Grande do Sul registraram neve ou chuva congelada entre terça-feira e esta quarta. Em Santa Catarina, oito cidades comunicaram precipitação congelada. Em Gramado, os flocos se acumularam sobre a vegetação e os carros no fenômeno mais expressivo desde 2000.


Durante a manhã de quarta, no RS, foi relatada ocorrência de neve em Caxias do Sul, Gramado, Vacaria, Campestre da Serra, Cambará do Sul, Bom Jesus, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Boa Vista do Buricá, Monte Alegre dos Campos, Horizontina e Três de Maio. Ontem já havia nevado em Cambará, interior de Canela e São Francisco de Paula. Em SC, Urubici, Lages, Bom Jardim da Serra, Sao Miguel do Oeste e Urupema tiveram neve.

De acordo com o internauta Samuel Madeira, a neve também encobriu a Serra do Rio do Rastro, no município de Lauro Müller (SC), por volta das 9h. No entanto, até as 16h40 o Ciram só havia registrado neve em Urussanga e Orleans, mas não descartou a possibilidade de neve no município, já que as cidades ficam respectivamente a 24km do início da Serra do Rio do Rastro e a 13km de Lauro Müller.

Segundo a internauta Camila Andrighetti Carvalho, nevou por pelo menos uma hora também em São José dos Ausentes (RS) na tarde desta quarta-feira. De acordo com a Climatempo, havia previsão de neve na cidade durante a tarde e a noite de hoje.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil apresentou grandes constraste climáticos nesta quarta. Em Mato Grosso do Sul, às temperaturas chegara 35°C enquanto que, na cidade gaúcha de Cambará do Sul, os termômetros chegaram a -3,6°C. A meteorologista Priscila Monteiro, do Inmet em Brasília, explica que devido às condições continentais do Brasil, com diversas faixas latitudinais, as variações são normais.

Os termômetros ficaram próximos do 0ºC em todo o Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira. Entre os pontos mais frios do território gaúcho, se destacou Cambará do Sul, com mínima de -3,6ºC. Bagé também teve um amanhecer gelado, com -2ºC. Já em Santa Catarina, as menores mínimas foram detectadas em Urubici e Urupema, também com -2ºC. Em Porto Alegre, conforme números corrigidos do Inmet, a mínima foi de 2,7ºC, enquanto que Florianópolis registrou 9ºC.



De acordo com a Climatempo, as condições meteorológicas são favoráveis para que ocorrências de neve sejam registradas em outros momentos da tarde e noite desta quarta-feira, além da madrugada de quinta-feira, em toda a área de serra e planalto do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pode nevar ainda na área serrana ao sul do Paraná, especialmente nas cidades de Pato Branco e Palmas.



Segundo a Climatempo, o frio intenso que a região Sul vem sentido desde o domingo está sendo provocado por uma forte massa de ar polar. Além dos Estados do sul, uruguaios, argentinos, chilenos e paraguaios também enfrentam temperaturas geladas nesta semana. A sensação térmica é ainda mais desconfortável por conta dos ventos de moderados a fortes.



A previsão para aquecimento é apenas para o final de semana e, mesmo assim, as madrugadas serão geladas, com condições para geada. Santa Catarina e Paraná, que enfrentam nebulosidade na maior parte das áreas, deve ter aberturas de sol para o Dia dos Pais.

Fonte: Site Terra